Portugal vs. França II
Universidades Portuguesas e Universidades Francesas
Há muitas diferenças entre as universidades portuguesas e francesas, como é natural.
Até ver, notei muita coisa nova.
Por exemplo, aqui temos 1 semana de exames para 10 semanas de aulas. Em Portugal temos 6 semanas de exames para 13 semanas de aulas. Não há segundas épocas de exames. Há um exame, e pronto. Eu vou ter exames na última semana antes de ir de férias (de 13 a 17 de Dezembro). Tenho 3 exames: 2ª, 3ª e 5ª. Em Portugal era hábito ter uma semana para estudar para cada exame. O que até era bom, porque o ritmo das cadeiras aí é diabólico, quando comparado com as cadeiras aqui. Nota-se que a matéria aqui é dada muito mais devagar. O que até é bom!
Os alunos aqui estão muito mal preparados, quando se compara com os estudantes que vêm de Portugal; mas olhando bem, nem por isso. O que acontece é que a malta consegue acompanhar as aulas sem dificuldade. Pode aprender menos, é verdade, mas aprende melhor.
Os exames são também muito diferentes. Em geral cada exame tem um tema e os exercícios são os vários passos para demonstrar um determinado resultado.
Outra grande diferença diz respeito às notas. A impressão que tenho é que aqui as aulas são muito mais fáceis de seguir, mas os exames são muito mais puxados. Na maior parte das cadeiras as notas vão de 5 a 20. E vão mesmo de 5 a 20! É extremamente complicado ter boas notas. Em Portugal, se se conseguisse seguir a cadeira minimimamente, tirava-se uma semana para estudar a sério e tinha-se boas notas. Principalmente nas cadeiras de Mestrado e Doutoramento, a malta tem quase toda 5 de 0 a 5. E nas cadeiras avançadas de Licenciatura há muita gente que tem mais de 16 de nota final. Aqui a coisa pia mais fino. Há 16 e 17, é certo, mas a maior parte da malta fica-se por 10 a 13.
Ou seja, como faltam 2 semanas para os exames, vou começar a estudar.
A partir de hoje considerem-me em época de exames. Fico em casa a maior parte dos dias e para hoje prevê-se aguaceiros de geometria algébrica, com períodos de teoria de Morse e um aumento do número de exercícios realizados. Para amanhã a previsão é mais ou menos a mesma, com períodos de aulas pela manhã e uma diminuição da vontade de trabalhar. Na sexta feira e sábado as condições devem mudar, com a geometria algébrica a dar lugar às curvas algébricas reais.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< De volta ao inÃcio