Argélia ou Algeria?
Em português esse país do Magreb que faz fronteira com Marrocos, Sahara ocidental (território ocupado por Marrocos, por sinal, com repressão, violência, e todos os ingredientes típicos de territórios ocupados, excepto atentados terroristas mediáticos, petróleo e diamantes), Mauritânia, Mali, Niger, Líbia e Tunísia, chama-se Argélia e a sua capital é Argel.
Em Inglês chama-se Algeria e a capital é Algiers. Em francês é Algerie e a capital é Alger. Os seus habitantes são Algeriens ou Algerians. Em português são Argelinos. Há um jogador de futebol de nome (ou alcunha?) Algerino. Se português seria Argelino. O Argel, ex-jogador do Benfica, se fosse francês seria Alger.
Repararam bem na trocazinha entre o R e o L? Porque raio é que em português trocámos as letras? Eu tenho uma teoria. A Argélia quando foi "inventada", sabe-se lá há quanto tempo (só são independentes há uns 50 anos, mas obviamente que o nome existe há muito mais tempo), foi "inventada" com o nome Algeria/Algerie. E alguém em Portugal meteu a pata na poça e escreveu mal o nome. Alguém tem teorias melhores?
Blog du jour: O meu "petit espace de liberté de expression" tá a tornar-se famozito. O Filipe Moura resolveu linkar-me outra vez a partir do BdE e agora o "Ó faxavor" tá na lista de links fixos do BdE. Por isso, o blog du jour é o Blogue de Esquerda II. Não que o BdE precise de ser blog du jour. Mas pronto...
3 Comentários:
"E há outros que parecem relógios a que se dá corda: produzem o seu tique-taque e querem que esse tique-taque se chama Virtude" - Bigornas in "Comigo os clientes ficam sempre à porta"
www.riapa.pt.to
3 coisas:
1 - e se trocarmos ainda mais a letras fica alegria.
2 - parabéns! (por estares linkado a partir do bde)
3 - pois, mas agora tens riapas...
Pois aqui no Brasil mantemos a mesma dúvida: Argélia ou Algéria? sendo que o mundo todo escreve AL... e não AR...
O mesmo agora se passa com Singapura, que a vida inteira escrevi com S e passaram para C (Cingapura ?) na contra-mão do mundo....
Alguém pode explicar???
Enviar um comentário
<< De volta ao inÃcio