terça-feira, março 15, 2005

A desgraça que é o futebol

Durante algum tempo as derrotas do Porto, Sporting e Benfica até divertiam. Mas isto agora tá-se a tornar ridículo. Já não basta termos um líder do campeonato com 27 pontos perdidos em 25 jogos (o Porto já perdeu 30 pontos e o Sporting já perdeu 33), já não basta termos apenas 1 dos três grandes na Taça de Portugal, já não bastava o Benfica ter sido eliminado sem honra nem glória (embora o Trapalhoni discorde) da Taça UEFA, agora tá o Porto a perder 2-0 com o Inter e a caminho de ser eliminado! Vá lá, o Sporting tá bem encaminhado para passar à próxima eliminatória da UEFA, vamos lá a ver quanto tempo mais é que isto dura.

Eu gosto de ver o Benfica na frente. Para já, porque sou lampião (ok, o União de Leiria vem em primeiro lugar, mas como nem o União este ano tá com grandes resultados...), mas também porque já lá vai muito tempo que não estávamos a tão pouco tempo do fim à frente. Se ganharmos vai fazer bem à moral da nação benfiquista, que toda a gente sabe que tem pelo menos 6 milhões de habitantes (isto só considerando homens na zona da Grande Lisboa, fora os outros!!!). Mas seria necessário estarem Porto e Sporting tão mal para o Benfica conseguir fazer boa figura, ou melhor, apenas a figura menos má entre os grandes?

E também gosto de ver o campeonato emotivo, com Boavista e Braga só à espera de deslizes para se colocarem no segundo lugar, e quem sabe mesmo chegar ao título (e com a quantidade de derrotas e empates na frente, não me admirava muito), mas para termos um campeonato competitivo era mesmo necessário que em 18 equipas todas andem a jogar tão mal?

Estamos em sexto lugar no ranking da UEFA. Para o ano que vem temos 3 equipas na Liga dos Campeões (mais uma que este ano) e 3 na taça UEFA (menos uma que este ano). Melhor que nós, só a Espanha, Itália e Inglaterra (com 4 na Liga dos Campeões). Será que queremos mesmo ter três equipas na Liga dos Campeões?

Tá na altura de dizer, como ouvi há uns tempos a Juventude Leonina cantar no estádio (o Sporting tava a perder 2 ou 3 a zero na altura, a jogar em casa e faltavam uns 10 minutos para o fim): "Joguem à bola, palhaços joguem à bola" (música do "Guantanamera").

Adenda: neste momento o Porto já conseguiu reduzir para 2-1. Se empatarem passam. Força, ainda faltam 10 minutos. De qualquer maneira, mesmo que consigam passar, isso não muda muito o panorama qualitativo do futebol nacional esta época.

Adenda à adenda: esqueçam o último parágrafo. O Inter acabou de marcar o 3-1. O campeão nacional, europeu e do mundo volta para casa, diminuido e sem sequer poder dizer que foi quase. Fica o resultado à imagem do futebol que têm praticado esta época.