terça-feira, março 22, 2005

Patos homossexuais necrófilos

Um post curtinho no BdE falava de patos homossexuais necrófilos. Resolvi seguir o link, li a notícia, fui à página do autor da descoberta, e descobri que o paper em questão valeu-lhe o prémio Ig Nobel da biologia de 2003.

Para quem não sabe, os prémios Ig Nobel são entregues anualmente para "achievements that cannot or should not be reproduced".

Recomendo uma visita ao site dos prémios Ig Nobel e uma leitura dos trabalhos laureados. Por exemplo, o caso da homossexualidade necrófila dos patos; ou o prémio Ig Nobel da Matemática de 1993 que premiou o cálculo da probabilidade de M. Gorbachev ser o Anti-Cristo! O inventor do Karaoke recebeu o prémio Ig Nobel da Paz em 2004, enquanto que o da Economia foi entregue ao Vaticano por "outsorcing prayers to India". Em 93 foi entregue o prémio Ig Nobel da Literatura a um paper do New England Journal of Medicine pelo facto de ter... 976 autores!!! Tem 10 vezes mais autores que páginas, o que dá qualquer coisa como um parágrafo por cada um. Uma característica dos prémios Ig Nobel é que, na maioria dos casos, os laureados não fogem da cerimónia, como acontece nos Razzies. São geralmente os próprios que se deslocam à cerimónia para receber os prémios, muitas vezes entregues por laureados... Nobel!