Ó faxavor! Eu queria ir a Estrasburgo, como devo fazer?
Olá meninos e meninas!
Nas minhas andanças internáuticas resolvi procurar alternativas às tradicionais companhias aéreas para ver se consigo ir a Lisboa de vez em quando sem gastar o orçamento todo.
E descobri umas coisas engraçadas. Para já, não há voos directos entre Estrasburgo e Lisboa (estranho, tendo em conta que Estrasburgo é a sede do Parlamento Europeu, devia ter voos directos para as 25 capitais!). Mas há muitos aeroportos nas imediações! Além de Strasbourg/Entzheim, temos o Euroairport Basel/Mulhouse a 1,5 horas de viagem (30 min de autocarro + 1h de comboio), e temos os abundantes aeroportos alemães: Frankfurt (3h de autocarro), Karlsruhe/Baden-Baden (1 hora de comboio), Stuttgart (1:30 a 2:00 de comboio), Saarbrucken (fica perto, mas não sei como se vai para lá), etc.
Então dei uma volta por vários sites de várias companhias aéreas. Descobri que quem quer utilizar companhias de baixo custo (Virgin, Ryanair, Easyjet) a partir de Portugal é bom que queira ir para Inglaterra. Para vir para estes lados só mesmo as companhias alemãs (Air Berlin e Germanwings).
Ora então, bora lá fazer um supônhamos.
Imaginemos que alguém quer vir a Strasbourg, por exemplo, na última semana de Janeiro.
Podemos optar por um voo para Strasbourg pela Air France via Bordeaux pela módica quantia de 380 Euro; podemos optar por um voo Lufthansa para Frankfurt e depois fazer 3h de autocarro (é o que eu vou fazer no Natal) por cerca de 350 Euro; podemos optar por um voo Portugalia para Basel (directo) e depois 1h de comboio, por 370 Euro. Claro está que podemos optar pela TAP, mas se queremos um avião operado pela TAP (e não pela Portugália, por exemplo), temos de ir para Frankfurt o que custaria cerca de 350 Euro. Ok, lá se vai o subsídio de Natal todo para ir passear à Alsácia comer uma choucroute.
Ou então, podemos optar pela Air Berlin (que voa para imensos destinos na Alemanha a partir de Lisboa, Porto ou Faro (Lisboa é o que tem menos opções, o aeroporto com mais destinos é Faro), e uma viagem de 20 de Janeiro a 31 de Janeiro entre Lisboa e Stuttgart custaria 148 Euro (taxas incluídas)! A isto temos de adicionar cerca de 50 euros para o bilhete de comboio Stuttgart-Strasbourg (ida e volta). A Air Berlin só tem uma desvantagem (que pode ser uma vantagem): todos os voos que saem de Portugal param em Palma de Maiora. A desvantagem é, naturalmente, a paragem intermédia em Palma de Maiorca. A vantagem é que os voos param todos em Palma de Maiorca, ou seja, pode-se aproveitar para umas mini-férias nas Baleares!
Ok, a Air Berlin é interessante. Só o horário de chegada a Stuttgart é que não é grande coisa: 22:15. A essa hora já não há comboios para Strasbourg.
Então e o que me dizem da Germanwings? Chega cedo a Stuttgart (16h), parte cedo de Stuttgart (9:50), o que obriga a madrugar no dia do regresso, mas tem tarifas que podem chegar a 10 Euro (dez euro) mais taxas! Para uma viagem de 21 a 30 de Janeiro a tarifa é de ... 60,66 Euro (ok, eu escrevo por extenso: sessenta euro e sessenta e seis cêntimos) com taxas incluídas! Ou seja: é tão "caro" fazer uma viagem de ida e volta entre Lisboa e Estugarda como ir de comboio de Estugarda a Estrasburgo! Ok, os dias foram cuidadosamente escolhidos: procurei as tarifas mais baratas! Mesmo. Andei um bocado a batalhar até encontrar este preço estupidamente baixo. A tarifa típica ronda (com algum jeito para escolher datas) os 50 euro +taxas cada viagem.
Para mais informações, aqui ficam os sites:
Air Berlin
Germanwings
Pedaço de informação que nada tem que ver com o resto: Com que frequência ocorrem as "sextas-feiras, 13"? O dia 13 de cada mês ocorre com as seguintes frequências em cada dia da semana:
Segunda feira: 14.27% (685 vezes)
Terça-feira: 14.27% (685 vezes)
Quarta-feira: 14.31% (687 vezes)
Quinta-feira: 14.25% (684 vezes)
Sexta-feira: 14.34% (688 vezes)
Sábado: 14.25% (684 vezes)
Domingo: 14.31% (687 vezes)
Ou seja, é ligeiramente mais provável que o azarado dia 13 seja à sexta feira que em qualquer outro dia. O número entre parêntesis é o número de ocorrências do dia 13 ao longo de um ciclo de 400 anos (o ciclo do calendário Gregoriano que nós utilizamos).
Exercício: verifiquem as contas! ;)
Mais coisas giras sobre sextas-feiras, 13:
- A próxima sexta-feira, 13 será em Maio de 2005; as seguintes serão apenas em 2006 (Janeiro e Outubro)
- Há sempre pelo menos 1 sexta-feira 13 por ano e nunca há mais de 3 no mesmo ano.
1 Comentários:
De Paris (ou a Paris) vai-se de combóio, que nem precisa ser TGV... Não te saía mais barato voares para Paris???
Outro assunto: não queres mudar o nome do blogue para "Tarte Flambée e Kronembourg", ou coisa assim?
Aí também tens "Ed", o supermercado (com produtos "Dia")? Esta semana têm tarte flambée em promoção! Tenho de decidir, se compro uma, se te vou aí visitar.
Bem, as tuas duas últimas conclusões são trivialidades, mas a anterior deixa-me de boca aberta. Por que razão a probabilidade do dia 13 não é a mesma para todos os dias da semana? Isso claramente viola a homogeneidade do tempo! Se isso for verdade, deixo de acreditar na conservação da energia.
Um abraço.
Filipe.
Enviar um comentário
<< De volta ao inÃcio