Parabéns WWW
Faz hoje 14 anos!
A 13 de Novembro de 1990 Tim Berners-Lee escrevia a primeira página da World Wide Web! Depois a coisa evoluiu até que chegamos aos dias de hoje e eu utilizo a invenção de Berners-Lee para dizer disparates...
Se alguém estiver curioso, o artigo onde ele descreve o projecto World Wide Web pode encontrar-se aqui (de 12 de Novembro de 1990) e a primeira página escrita está aqui.
Penso que muita gente o deve saber, mas para quem não sabe, a WWW foi inventada no CERN (Conseil Européan pour la Rechèrche Nucleaire), o enorme acelerador de partículas europeu que fica na Suiça (já agora, Portugal é membro do CERN mas ao que parece há uns 2 anos que não pagamos as quotas). Também conhecido como "o grande buraco", "o devorador de euros" ou "a fábrica de prémios Nobel da Física".
O objectivo da WWW era criar uma maneira de consultar informação espalhada por diversas bibliotecas no CERN, e o hiper-texto permitia fazer isto de forma cómoda para o utilizador. O primeiro servidor web, o primeiro editor e o primeiro browser foram feitos em computadores Next e já incluiam gráficos. Contudo, para quem não utilizásse computadores Next (quase toda a gente fora do meio académico) os browsers disponíveis funcionavam apenas em texto.
Com o aparecimento do Mosaic (1993) a WWW como nós a conhecemos começou a explodir até atingir toda a gente neste planeta (bem, pelo menos toda a gente no mundo ocidental com acesso a educação, electricidade, e que não morre de subnutrição).
Depois vieram coisas como Java, Java Script, Flash, ASP, PHP, SSL e toneladas de outros serviços que começaram a pouco e pouco a fazer da WWW "a" Internet. Até o e-mail (talvez o 2º maior serviço da Internet depois da WWW) está a ser absorvido pela WWW com o aparecimento dos web-mails.
Em 2004 é possível comprar produtos (e pagá-los com cartão de crédito), usar serviços de banca online, consultar publicações de bibliotecas (afinal, a primeira utilização da WWW), pagar impostos, escrever Blogs, consultar informações de tempo, ver televisão, telefonar, ouvir rádio, copiar músicas e filmes de outras pessoas (legais, claro!), comprar e vender produtos em leilões, etc... acho que depois da televisão e do telemóvel a WWW é a mais importante invenção humana, ou está a caminho de o ser. A televisão permitiu-nos ter acesso a informação de todo o mundo em nossa casa; o telemóvel permite-nos receber informação em qualquer lugar; a World Wide Web redefine "a informação" que podemos obter, a forma como a obtemos, e permite-nos criar e disponibilizar informação para que os outros a possam ver. A TV globalizou o mundo num sentido. A WWW está a globalizá-lo no outro sentido.
A WWW é grátis desde 30 de Abril de 1993, quando o CERN anunciou que a utilização da WWW (protocolos, conceito, hiper-texto, etc) não era passível de pagar qualquer tipo de taxa. A WWW é, verdadeiramente, património da humanidade.
(bué filosófico, não? até parece mentira, consegui falar a sério o tempo quase todo)
3 Comentários:
2 coisinhas: Portugal pagou à menos de 1 mês a dívida ao CERN, e em relação a invenções importantes, acho que a roda é bem capaz de ser mais importante que a www. É pelo menos a minha opinião... CatN
Pronto, pronto, a WWW é a maior invenção desde a roda! :P
Oops... distrai-me e o post foi como "Anonymous". It is I, Nelson!
Enviar um comentário
<< De volta ao inÃcio