segunda-feira, janeiro 31, 2005

E viva o Braga!

Grande Sporting de Braga que vai em primeiro lugar do campeonato!!! Sim senhor! Quem disse que o campeonato português não é competitivo? :)

Fim de semana em Paris

Já fui, já voltei!

Desportos radicais
Levei a bicicleta no comboio e passei o dia de sábado a passear de bicicleta em Paris. Digo-vos uma coisa: fazer o Arco do Triunfo a pedalar é assustador!!! Sim, porque nós resolvemos ir pelo asfalto! Pelo passeio demora-se mais tempo e como não há semáforos também não há qualquer respeito pelas passadeiras! É mais seguro pedalar no meio dos carros. Havia sempre carros a passar de ambos os lados. Um gajo tem de olhar para todo o lado para não ser atropelado! Mas tudo se passou sem problemas (um ou outro choque iminente, mas nada de grave)

O tempo
Em Estrasburgo tava frio. Em Paris não tanto. É só uma diferença de sinal: -5 aqui, +5 em Paris. A chatice é que fui recebido em Paris com chuva e granizo! Não há condições. Andar de bicicleta com granizo chateia um bocado, digo-vos. Mas no sábado de tarde o tempo abriu e ficou um agradável dia de sol!

Fotos
Querem fotos? Aqui!

A Torre Eiffel
Descobri umas coisas engraçadas: sabiam que a Torre Eiffel, construida para a exposição mundial de 1900, esteve para ser demolida? Só não foi porque o Eiffel convenceu os militares a usarem-na como antena de radiotransmissões! Ainda pensei ir lá acima, mas se ficasse na fila por esta altura ainda lá estava...

O pombo
Nas minhas andanças parisienses descobri uma coisa: os pombos de Paris não me conhecem! Os pombos de Lisboa conhecem-me de gingeira. Quando me vêm, fogem logo. Mas os de cá não! Íamos os dois tugas turistas de bicicleta e o raio do pombo tava no meio do caminho. E não saía!!! Mesmo quando estamos a chegar ao pé dele, um por cada lado, o gajo resolve tentar fugir (tarde demais) e meteu-se mesmo debaixo da minha roda! Yes! Atropelei um pombo! O gajo não morreu, nem nada. Defensores dos animais, podem pousar os cartazes. Ainda não é desta que vêm fazer uma manif para a porta de minha casa. Em Lisboa já tentei atropelar imensos pombos e os gajos fogem sempre. Tinha logo de ser um pombo parisiense para se meter mesmo debaixo da minha roda.

Eu detesto pombos.

Ó fáxavor, é um cappucino e uma fatia de bolo de chocolate
disse eu ao empregado. E ele disse "tá bem, são 14 euros". É o que dá querer beber café no "Les Deux Magots", sítio frequentado por Sartre. Foi o café mais caro da minha vida. 6 euros por um cappucino! E 8 euros por uma fatia de bolo (que estava bastante bom, convenhamos).


1 cappucino = 6 euros


Achei que por 14 euros o cinzeiro era oferta. Então trouxe-o. E já estou arrependido de não ter roubado a chávena e o pires! Enfim, paga-se o serviço, a história, o ambiente, e o facto de o café aparecer nos guias turísticos todos!

Tugas
Paris tá cheia deles! Para onde quer que se vá, aparece sempre um tuga! E na cité universitaire são aos montes! Sábado ainda por cima havia festa tuga numa residência! E eu fui. Claro. Ok, era uma típica festa académica portuguesa: havia gente com fome e gente com sede. Quem tinha sede bebia até se enfrascar completamente. Quem tinha fome procurava alguém para comer.

E encontrei o Girbal! Tá a trabalhar em França e costuma passar bastante tempo na Alsácia. O mundo é pequeno. (Quem não sabe quem é o Girbal, também não vale a pena perguntar; se o conhecessem, sabiam logo).

Regresso
E pronto, foi a história de um fim de semana em Paris.

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Fim de semana em Paris

Bom fim de semana pessoal!

Vou a Paris. Depois ponho as fotos no blog

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Soltas

Abertura do ano judicial
(para ser lido com a entoação das perguntas da Rua Sésamo)
Um Presidente da República, um Primeiro-Ministro, um Ministro da Justiça e um Cardeal Patriarca. Qual destes não pertence aqui? Isso mesmo, o Cardeal Patriarca, porque não tem nada a ver com a abertura do ano judicial!

Mas pelos vistos até tem, porque esteve presente de forma oficial na cerimónia de hoje no STJ. A sério, Portugal ainda é laico, não é? Ou voltámos a ter tribunais da Santa Inquisição?

Começou a revolução
Dei conta aqui no blog (Vamos salvar Portugal da crise) de um plano em 11 passos que incluia trocar a Madeira pela Galiza. Bem, pelos vistos o plano já está em marcha. De acordo com os noticiários de hoje, um documento oficial da União Europeia falava de Espanha e das suas ilhas, as Canárias e a Madeira. BOA! Ok, os espanhois que fiquem com a Galiza! Dar-lhes a Madeira já é bom!

Efeméride du jour
Faz hoje 60 anos que foi libertado o campo de concentração de Auschwitz. Mais de 1 milhão de pessoas morreram lá, parte da solução final do partido nazi. De Auschwitz dizia-se que a única saída era pela chaminé. Sobre o portão, por onde entravam directamente os comboios cheios de deportados, uma placa dizia "O trabalho liberta".
Passaram-se 60 anos. E é preciso garantir que não volte a acontecer.

Link du jour

Tá pronto, e tá online! Ooooof!

Falo da nova versão do site da Dismel (para quem não sabe, era a minha entidade empregadora em Lisboa), que ficou online agora mesmo.

Para quem quiser informações sobre calculadoras Texas Instruments (e não só), aqui fica o endereço. Vão lá dar uma vista de olhos.

Link du jour:
Nova página da Dismel

Neste momento já estou farto de HTML, PHP, CGI, PERL, CSS e outras siglas do mesmo género. E já agora, para referência, os significados das siglas:
HTML - Hyper Text Markup Language
PHP - Hipertext Pre-Processor (perceberam a piada?)
CGI - Common Gateway Interface
PERL - Practical Extraction and Report Language
CSS - Cascade Style Sheet

Nova sondagem

Já está preparada uma nova sondagem.
Para a história, ficam os resultados da sondagem anterior: 100% dos visitantes acha que está frio (10 votos). :)

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Toda a gente gosta mais de neve que de chuva

Toda gente gosta mais de neve que de chuva. Ok isto se calhar não é bem verdade. Deve haver por aí quem goste mais de chuva que de neve, quem goste igualmente de ambas e quem não goste de nenhuma. Mas isso não vem ao caso.

A maioria das pessoas gosta mais de neve que de chuva. E até se compreende. A neve é fofinha, não se fica tão ensopado por apanhar neve, e dá um lindo aspecto branco a tudo





Além disso, a neve tem vantagens inegáveis sobre a chuva: não dá para fazer "bolas de chuva" para atirar aos outros nem dá para deixar pegadas na chuva.


Há pegadas na neve!


Mas a chuva também tem vantagens: a chuva não fica agarrada à sola dos sapatos, e quando faz vento as gotas de chuva não nos entram nos olhos nem nas narinas!

Por causa da neve descobri que o português é uma língua um bocado limitada! Temos imensas gradações para descrever quanto chove: "tá de chuva", "tá a chuviscar", "chuva miudinha", "chuva molha tolos", só para descrever estados de pouca chuva! Com neve, o que é que se pode dizer? "neva pouco", "neva muito" ou "não neva". Não se pode dizer "neve miudinha"! Muito menos se pode falar de "neve molha tolos". "Neviscar" não é uma palavra. Cheguei à conclusão que o português não é uma língua de neve! É por isso que os países onde é falado são todos países de pouca neve! Não se está a ver o Canadá a adoptar a língua portuguesa como língua oficial, pois não? Têm o francês e o inglês, países de alguma neve! Eu até acho que o Canadá devia adoptar o sueco. Ficava mais a jeito para a neve. Aposto que em sueco há 30 expressões diferentes para descrever a neve. Mas o português fala-se só em países onde quase não neva. Mas até chove! O que faz um certo sentido, dada a quantidade de expressões para descrever a chuva.

E não pensem que isto se fica pela questão da neve e da chuva! Vejam só a quantidade de expressões para descrever o estado do mar, a quantidade de nomes diferentes que pode ter uma "cervejola" ou a quantidade de insultos diferentes que se podem utilizar no trânsito! Moral da história: somos um povo de pescadores bêbados e mal-educados.

Link du jour: Quando se procura a definição de "apple" num dicionário de inglês espera-se que a primeira definição descreva um fruto. Então, que me dizem deste dicionário?
Urban dictionary"
A primeira definição de "apple" diz respeito à Apple dos computadores. E há lá outras definições curiosas, por exemplo:
"an apple is an insulting name given to people of Native American heritage that acts like a white person: red on the outside and white on the inside. Similar to oreo, coconut, and banana"
ou ainda
"A derogatory name for a black person. Comes from the fact that both are viewed in certain quarters as looking nice hanging from trees."
Vejam também de "Christmas". E se quiserem, podem acrescentar a vossa própria definição!

terça-feira, janeiro 25, 2005

Clones de marretas substituem patinhos!

Fiquei horrorizado! Deveras horrorizado. Tava a pensar fazer o jantar mas até perdi o apetite!!!

Tou eu a ver o telejornal de ontem e nada de extraordinário. O Santana diz mal do Sócrates, o Sócrates diz mal do Santana, o Portas diz mal dos dois, o Pinto da Costa diz mal do Benfica, o Alberto João diz mal de toda a gente e lá vamos vivendo (ok, confesso que nem o PC nem o AJJ apareceram no telejornal; foi só para o efeito).

Acaba o telejornal e vêm a já tradicional musiquinha para os putos irem dormir. E qual não é o meu espanto quando vejo que:
a) a música é horrorosa;
b) aquilo é cantado por uns clones de marretas feississimos
c) acho que a capacidade vocal é perdida no processo de clonagem porque os bichos cantam mesmo mal (venha a Miss Piggy)
d) ainda por cima, tão mal vestidos!

Como é que tão à espera que os putos durmam? Se eu tivésse 5 anos e visse aquilo ficava acordado a noite toda com pesadelos! Se calhar é esse o objectivo: os putos vêm uma vez, aquilo assusta-os tanto que no dia a seguir é fácil pô-los a dormir. Senão, vejam este diálogo verídico passado entre um filho e a sua mãe:
Mãe: vai dormir
Filho: deixa-me ver um bocadinho de televisão
Mãe: vai já dormir, senão levas uma lacheta.
Filho, já a soluçar: oh mãe!!! deixa-me ficar acordado
Mãe: Raios partam o miudo! Mas tu não és capaz de fazer o que te mandam?
(nesta altura, a mãe dá mesmo uma lacheta ao filho)
Filho: Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
Mãe: Ó Zé! Vem cá aturar o teu filho que eu já tou sem paciência!
Pai: Ou páras com essa berraria e vais já dormir ou eu ponho a TV no canal 1 e obrigo-te a ver os clones dos marretas.
O filho pára imediatamente de berrar, limpa as lágrimas e em menos de 1 minuto:
Filho: ZZZzzzzzzzz.....

A discussão continua, mais ou menos nestes termos
Pai: Tu não sabes dar educação ao teu filho, é o que é.
Mãe: Sim, tu tens muito que falar. Chegas a casa e ficas acampado no sofá a ver o futebol. Só da tua família para sair tanto inútil.
Pai: Mas tu queres ver que eu te faço a ti ver os marretas? Raios partam a mulher! Não tarda nada o puto tá pior que os pirralhos da tua irmã que ninguém os atura

E a discussão continua até altas horas, sendo interrompida por volta da 1:30 pela PSP. Escusamo-nos a transcrever o resto da conversa porque o nível da linguagem desceu um bocado.

Os flocos de neve fazem cócegas no nariz!

Hoje voltou a nevar! Só é pena não estar frio suficiente para a neve se aguentar, derrete logo.

Quando voltei para casa tava a nevar, uns flocozitos pequenos e estava vento. E digo-vos uma coisa: os flocos de neve fazem cócegas no nariz!

E por falar em neve, a vaga de frio já chegou a Lisboa?

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Manifesto contra o "six-pack"

Os "six-packs" deviam acabar! Em vez disso devíamos utilizar "seven-packs"! E não digo isso porque 7 cervejas em vez de 6 dá uma cerveja a mais! Não, as minhas motivações são muito mais subtis! Até porque acho que os "six-packs" deviam acabar não só no caso da cerveja mas também de coca-cola, água, e qualquer outro objecto de forma cilíndrica agrupado em embalagens de várias unidades!

Deviam ser pacotes 7 garrafas!

E porquê?
Um "six-pack" tem seis garrafas dispostas num rectângulo. Ok, não é mau de todo. Mas se fossem 7, dava para distribuir as garrafas num hexágono: 1 no centro e 6 à volta! É uma configuração de "energia mínima"! Se pegarem num saco de plástico e colocarem lá algumas garrafas de água vazias (tenho imensas aqui em casa porque bebo água de garrafa), vão ver que com 7 garrafas elas vão-se distribuir de forma natural em hexágono e mantém-se assim sem grande necessidade de um recipiente rígido!

Eu consumo só água de garrafa e costumo guardar as garrafas para reciclar. E guardo-as em sacos de plástico. E vou pô-las no ecopoint (tradução livre de ecoponto para francês) quando tenho 7 garrafas! É mais fácil transportar 7 garrafas em vez de 6!

Além disso, há outra coisa! A estrutura hexagonal é a mais compacta (em duas dimensões), o que quer dizer que se tivéssemos só "seven-packs" em vez de "six-packs" podia-se poupar espaço nos super-mercados! O suficiente talvez para mais uma boa meia dúzia de "seven-packs". Ou talvez mesmo sete!

Por isso, eu defendo que está na hora de lutarmos contra o lobby "sixista" e exigirmos o nosso direito ao "seven-pack"!

domingo, janeiro 23, 2005

Tá a nevar!

Tá a nevar outra vez! :)

E bastante, por acaso! Vamos a ver se a neve se aguenta. Não está assim tanto frio!

Update: este post foi escrito há umas duas horas, mas não actualizar o blog (deu um erro qualquer, enfim...). Neste momento já não neva e não está assim tanto frio. Tá meio de chuva. Se o frio apertar um bocado deve nevar outra vez.

Tou a ficar farto de spam! E da Amazon.com!

Penso que estamos todos fartos de SPAM! Mas a maior parte das pessoas é capaz de não perceber muito bem como é que SPAM e Amazon.com estão relacionados... bem, não estão. Mas por outro lado... até estão!


Antes de falar de SPAM, bora lá dar uma definição de SPAM. A minha definição (penso que ainda não existe uma definição universal) é:

SPAM: Todo e qualquer e-mail enviado sem prévia autorização expressa do destinatário de cariz comercial. No meu entender é até SPAM quando recebemos um mail de uma empresa cujo software instalámos e que não incluia o botãozinho "I do not want to receive further e-mails with news" ou qq coisa do género.

Basicamente, toda a gente recebe publicidade em grandes quantidades a alguns ou todos os seguintes produtos:
a) viagra
b) diplomas universitários de universidades não acreditadas
c) ofertas de trabalho tipo "trabalhe a partir de casa, ganhe muito dinheiro e não pague impostos"
d) implantes de silicone
e) viagens, bilhetes de avião
f) bases de dados de endereços de e-mail (tipicamente na ordem das dezenas de dólares por milhão de endereços
g) aumentos de pénis (engraçado quando um mail destes segue um de tipo d)
h) promoção em motores de busca, tipo google.
etc.

Ok, e chateia um bocado. Chateia porque cada vez recebemos mais publicidade e menos mails genuinos! É como a correspondência na caixa do correio: cada vez mais é só publicidade (independentemente de termos o tal autocolante "Publicidade não endereçada, aqui não, obrigado") e facturas para pagar. E tudo se resume a isso!

E como podemos combater a praga que é o SPAM?
Não faço puto de ideia como podemos impedir, liminarmente, o spam de invadir a nossa caixa do correio. Mas encontrei em http://www.ibeck.com/tools/mailto.php um artigo muito interessante sobre como impedir que os endereços de mail publicados na web sejam apanhados. Penso que vale a pena uma visita!

Tudo isto porque estou a acabar um site que vai ser posto online em princípio para a semana que vem e já tava farto de receber spam nalgumas contas de correio daquele domínio. Então, resolvi disfarçar os links para mails da melhor forma possível. Afinal, o SPAM só existe porque há programas (robots, como os que são usados pelo yahoo! e google para catalogar a web) que a única coisa que fazem é procurar coisas como <a href="mailto:user@somewhere.com">. Se lhes complicarmos a vida, pode ser que consigamos que os nossos endereços de e-mail sejam encontrados com menos frequência.

Outras coisas que podem ser feitas para evitar spam:
1) não utilizar o Outlook Express (quem quiser saber ao certo porquê, apite, por mail ou faça um comentário)
2) abrir uma nova conta de e-mail, utilizada apenas como receptora de spam. Sempre que tiverem de dar um endereço de e-mail a alguém que não seja de confiança usem esta! Eu uso uma ho yahoo! Todos os 3 meses expira, sempre que preciso dela vou lá activá-la outra vez ;)
3) manter o PC livre de spyware e outros que tais que recolhem e enviam informação privada

e claro, os mais elementares de todos:

4) nunca clicar num link recebido em spam. Mesmo que o produto seja apelativo, nunca dêem razão ao tipo que anuncia o SPAM como "a solução milagrosa para os problemas da sua empresa". Se apenas 1 utilizador por milhão clicar no link, o SPAM já é financeiramente compensador
5) nunca comprem nada a empresas que vocês saibam que são spammers ou que estão relacionados com spammers ou outras entidades que se dediquem ao mesmo género de actividades.

O que me leva ao...

Boicote do dia: Alexa.com. Uma empresa que recolhe, sem o consentimento, toda a informação que pode de todo o lado! Associada a um serviço de arquivo de sites (archive.com) que copia integralmente sites, sem qualquer autorização, mesmo que os materiais arquivados sejam copyrighted. Mais! A Alexa reserva-se o direito de não remover as informações pessoais que estejam na sua base de dados (vejam a sua Privacy Policy) o que está em claro desacordo com a legislação portuguesa e da UE! A UE tem directivas (já não me lembro quais os números, mas acho que sou capaz de as encontrar) segundo as quais toda a gente tem o direito de ser removida de qualquer base de dados. Segundo a Alexa.com, isso não é bem assim.
E o que tem a Amazon.com a ver com tudo isto? "an Amazon.com company" pode ser lido no logotipo na homepage da Alexa. Por tudo isto, vou deixar de fazer qualquer tipo de compras na Amazon! Leiam a "Privacy Policy" da Alexa.com e fiquem perplexos! Eles acham que têm o direito de guardar e divulgar se quiserem, os vossos endereços de e-mail, morada de casa, número de telefone, nº de cartão de crédito e toda e qualquer informação pessoal!

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Comunicado da direcção de informação

Esclarecimento:

No último post falei no site dos prémios Nobel e citei o endereço "nobelprize.org". Como comentário, um anónimo escreveu "www.nobel.se". Presumo que o comentário pretenda corrigir o endereço que eu deixei. Acontece que o endereço correcto dos Prémios Nobel é mesmo "nobelprize.org". O endereço "www.nobel.se" é apenas um alias para o primeiro.

:P

O blog pode ser um bocado tramposo mas antes de por links eu costumo verificá-los ;)

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Mapas na Internet

Presumo que toda a gente conheça os mapas que andam por aí na net! Alguns muito famosos (Via Michelin) outros nem por isso (Geoweb), mas, em geral, todos muito bons. É claro que há excepções e a excepção chama-se... Microsoft!

Bora lá fazer um pequeno comparativo!

Os concorrentes: Via Michelin e MSN Maps & Directions.

O trajecto: partida de Haugesund (Noruega) e chegada a Trondheim (também Noruega).

Os resultados: De acordo com o Via Michelin, saímos para Norte, e após um trajecto de 700 km e cerca de 11 horas, chegamos ao nosso destino. Grande vantagem deste itinerário: não temos de sair da Noruega.

De acordo com o MSN Maps & Directions, mais uma brilhante ferramenta da Microsoft, o Trajecto é qualquer coisa como (só cito os pontos mais importantes do trajecto):
1. Saímos para Sul (?) de barco (?!) para Newcastle (!!!)
2. Atravessamos a Inglaterra, passando por Londres e apanhando o Canal da Mancha
3. Continuando o nosso passeio trans-norueguês (???) andamos em direcção à Bélgica.
4. Passamos por Bruxelas que é sempre agradável e continuamos para a Holanda
5. Na Holanda vemos pouca coisa porque vamos em direcção à... Alemanha
6. Atravessamos a Alemanha toda para entrar na Dinamarca
7. Atravessamos a Dinamarca (o que inclui andar de ilha em ilha) até chegar à Suécia
8. Atravessamos a Suécia para entrar na... Noruega! Finalmente.
9. Estamos quase no ponto de partida. Continuamos no sul da Noruega, mas agora do lado Este em vez de Oeste.
10. Atravessamos a Noruega (desta vez a direito) até Trondheim.

Resultado: mais de 1600 milhas (nem me atrevo a converter para km) e 41 horas de viagem.

Os links:
Haugesund-Trondheim pelo Via Michelin.
Haugesund-Trondheim pelo MSN Maps.

Obrigado Microsoft por mais um grande, grande serviço! Não sei o que seria do povo norueguês sem vocês! Mal posso esperar pelo tão anunciado motor de busca da MS que supostamente vai fazer concorrência ao Google. Se for tão bom quanto os mapas da MSN o Google que se acautele. Um gajo faz uma pesquisa do tipo "Nobel Peace Prize 2004" e anda de link em link, percorrendo sites de desporto, pornografia, blogs e o site do SLB até finalmente, chegar a "nobelprize.org".

Os cães e os seus donos

E os vencedores do concurso "I look like my dog" são... (cliquem na imagem)

terça-feira, janeiro 18, 2005

Isto de tar frio..

é muito relativo.

Aposto que a malta aí em Lisboa até acha que tá frio! Aqui também acho que está frio! E de certeza que a Inês também acha que tá frio em Providence. Mas só para que se tenha a noção das magnitudes de frio de que estamos a falar, aqui vão as mínimas previstas (informações do Yahoo)
Lisboa: 7º a 13º
Strasbourg: -1º a 6º
Providence: -15º a -9º

Conclusão: Oh malta de Lisboa, parem lá de se queixar, tá bem? Isso são temperaturas de Verão! :P

A propósito de frio, há sondagem nova. Votem. A vossa opinião é importante!

domingo, janeiro 16, 2005

O frio voltou..

0 graus! Só se está bem em casa, com o aquecimento ligado! Brrrrr... Mínima para hoje: -4ºC. Como anda o tempo em Lisboa?

Fui passar o fim de semana a Colmar e hoje de tarde fui a uma vila muito gira, dentro de muralhas, chamada Riquewihr. Recomenda-se. Infelizmente não há fotos porque esqueci-me de levar a máquina fotográfica. Fica para uma próxima visita (que só deve ser quando as temperaturas subirem).

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Vamos salvar Portugal da crise

Plano para salvar Portugal em 11 passos (chegou-me por mail hoje):

1: Trocamos a Madeira pela Galiza, mas os espanhois têm que levar o Alberto João.

2: Os galegos são boa onda, não dão chatices e ainda ficamos com o dinheiro gerado pela Zara (é só a 3ª maior empresa de vestuário). A industria têxtil portuguesa é revitalizada. A Espanha fica encurralada pelos Bascos e Alberto João.

3: Desesperados os espanhois tentam devolver a Madeira (e o Alberto João).
A malta não aceita.

4: Oferecem também o Pais Basco. A malta mantem-se firme e não aceita.

5: A Catalunha aproveita a confusão para pedir a independência. Cada vez mais desesperados os espanhois oferecem-nos: a Madeira, Pais Basco e Catalunha. A contrapartida é termos que ficar com o Alberto João e os Etarras.
A malta arma-se em difícil mas aceita.

6: Dá-se a indepêndencia ao País Basco, a contrapartida é eles ficarem com o Alberto João. A malta da Eta pensa que pode bem com ele e aceita sem hesitar. Sem o Alberto João a Madeira torna-se um paraíso. A Catalunha não causa problemas (no fundo no fundo são mansos).

7: Afinal a Eta não aguenta com o Alberto João, que entretanto assume o poder. O País Basco pede para se tornar território português. A malta aceit (apesar de estar lá o Alberto João).

8: No País Basco não há carnaval. O Alberto João emigra para o Brasil...

9: O Governo brasileiro pede para voltar a ser território português. A malta aceita e manda o Alberto João para a Madeira.

10: Com os jogadores brasileiros mais os portugueses (e apesar do Alberto João) Portugal torna-se campeão do mundo de futebol! Alberto João enfraquecido pelos festejos do carnaval na Madeira e Brasil, não aguenta a emoção.

11: E todos viveram felizes para sempre!

Também podíamos aproveitar a embalagem das trocas todas e juntar Barrancos e Olivença oa negócio do passo 5.

A política é uma telenovela.

Podemos acompanhar a história de qualquer telenovela portuguesa ou brasileira se virmos 1 episódio por semana. Se for mexicana ou venezuelana, basta um episódio por mês. Os bons fazem sempre coisas boas, os maus estão sempre a planear ou executar patifarias aos bons e no fim os maus morrem e os bons casam-se. O que se passa pelo meio é um bocado irrelevante.

Estou agora a ver o Jornal da Tarde de hoje no site da RTP mas se me dissessem que era o noticiário de 13 de Dezembro eu acreditava: o Santana Lopes continua a fazer queixinhas do Presidente, o Morais Sarmento continua a ultrapassar as competências de toda a gente (há ministros sem pasta; este parece que tem as pastas todas) e o Jorge Sampaio dança folclore em visitas de estado! Desta vez foi na China. Tudo porque há um curso de Português na Univ. de Pequim. Até é engraçado ouvir chineses a declamar Fernando Pessoa. É pena não dar para imitar o sotaque aqui, mas era qualquer coisa como "... quén qué passar alén do boxador tén que passar alén da dor...".

E o resto dos noticiários também é sempre igual: continua a falar-se do caso Casa Pia, da extracção de areias (desde o acidente de Entre-os-Rios que se fala nisto) e há mais um escândalo na família real inglesa. Agora foi o mais novo que resolveu ir a um baile de máscaras vestido de ... soldado nazi (quão estúpido é preciso ser para se chegar a príncipe?)

Tou farto de realidade! Vou ver um episódio de Black Adder!

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Geometria Algébrica

Eu odeio Geometria Algébrica. Odeio aquilo, verdadeiramente e com todas as fibras do meu ser! Argh!!!!

Escusado será dizer que a minha nota no exame de GA foi um bocado a dar para o merdosa. Tive 8. Já no IST tinha tentado fazer a cadeira e não tinha conseguido. Aquilo não é para físicos! É para matemáticos e mesmo assim, não é para todos!

Quando a minha orientadora soube da minha nota riu-se! Decididamente, aquilo não é para mim.

Bem, vou voltar a fazer expansões de uma função de aspecto mais ou menos horroroso em torno de pontos igualmente horrorosos! Para quem estiver interessado (e souber ler TeX), a função é

\rho([z_0:...:z_n]) = |\sum_{k=0}^n z_k^m|^2/(\sum_{k=0}^n |z_k|^2)^m

e tenho de a expandir (até à segunda ordem) em torno dos seus pontos críticos (ao menos já sei quais são).

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Pôr-do-Sol

Há que aproveitar os dias de céu limpo!



Céu pouco nublado ou limpo, subida das temperaturas

Vejam só!
Estrasburgo: céu limpo, 11 graus.
Lisboa: 9 graus! Como anda o tempo por aí? ouvi dizer que têm frio! Eu tive de baixar o aquecimento quase até ao zero, porque tá caloooooor! :)

domingo, janeiro 09, 2005

Futebol

Bem, resolvi retirar as sondagens. Afinal, já lá estavam há 4 semanas! Fiquei admirado com os resultados. Para já, tive apenas 11 votos. Ok, bem sei que este blog não é assim muito popular, mas só tenho 11 leitores? Brrrr!

E mais admirado fiquei por saber que todos os votantes menos 3 disseram que não sabiam nem quem é o Pinto da Costa, nem o que é o futebol!

Então, passo a explicar! O Pinto da Costa é o Presidente do Futebol Clube do Porto, um clube de futebol da cidade do Porto (ver o parágrafo seguinte sobre futebol). Mais informações no seu site oficial.

O futebol é um desporto de equipa, jogado em partidas de 90 minutos, entre equipas de 11 jogadores. É jogado com uma bola de couro e o objectivo é introduzi-la na baliza do adversário (chama-se um golo). O futebol é gerido pela FIFA. No seu site podem encontrar, por exemplo, as regras deste desporto que tanta gente move no mundo inteiro, excepto entre os leitores do meu blog! Na época anterior, a equipa que se sagrou campeã europeia de clubes foi o F. C. Porto (ver parágrafo precedende sobre o Futebol Clube do Porto).

Espero que achem estas informações úteis! ;)

Para acabar, já devem ter reparado que a frequência de escrita de posts tem diminuido. Bem, esta semana foi o regresso aqui e tenho estado um bocado ocupado. E além disso, não tenho tido grande paciência para escrever no blog. Vamos a ver se volto à periodicidade a que habituei os meus 11 leitores regulares! Não vos posso desapontar! ;)

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Parabéns para mim!

Voltei! Depois de umas férias de quase 3 semanas, eis que o blog volta!!!

Para 2005 tenho muitos projectos para este blog: passar o milhão de visitantes e abrir a loja de souvenirs! :)

E já agora, parabéns para mim! Faço hoje anos. 28!