sexta-feira, dezembro 17, 2004

Home, sweet home

Amanhã de manhã volto para Lisboa! Aaaaaaaaaaaah!

Sabe bem! Estrasburgo é uma cidade gira e tal, mas já cá estou há quase três meses, tou a precisar de uma pequena folga!
O blog deve ficar em stand-by durante as férias. Para quem não sabe, isso é dia 3 de Janeiro.

Feliz Natal e Bom Ano Novo! E boas férias para quem as tiver, e boa viagem para quem for fazer uma, etc.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Acabaram-se os exames!!!

TOU DE FÉRIAS!!!

O exame de hoje de manhã também não correu lá grande coisa. Não correu mal, nem bem. Mas isso agora não interessa, o que importa é que estou de férias e daqui a 47 horas aterro em Lisboa! :D


Contudo... parece que o meu exame de segunda feira, que não tinha corrido tão bem como eu gostaria, é o melhor da turma (e parece que a uma grande distância...). Ok, se calhar fui um bocado pessimista nas previsões e estava à espera de ter dito mais disparates. E os exames de terça feira e de hoje, apesar de eu não gostar do que consegui fazer, acabam por estar entre os melhores também. Pelo menos, não houve ninguém que tivesse feito muito mais que eu! A ver vamos... devo saber as notas logo no início de Janeiro... depois ponho aqui no blog! Só se forem boas, claro! ;)

Hoje vai ser um final de dia dedicado a limpezas. Amanhã vai ser dedicado a compras! E claro, a fazer a mala!!! :)

quarta-feira, dezembro 15, 2004

A minha "bike"

Ei-la, na sua primeira aparição pública!



Ontem à noite voltou a nevar! E tá um frio do caraças (sempre entre os -3 e os +2)

Contagem decrescente: Faltam 76 horas para chegar a Lisboa!

terça-feira, dezembro 14, 2004

2 já estão, falta 1

E lá se fez mais um exame. Se o de segunda feira não foi mau de todo, este foi uma verdadeira merda.

segunda-feira, dezembro 13, 2004

1 já está, faltam 2.

Já fiz o meu primeiro exame em francês. Não foi grande coisa, mas tb não foi uma desgraça... a ver vamos.

Prognósticos, só quando saírem as notas.

Entretanto...

O Governo apresentou a demissão. e o Benfica perdeu 4-1. É o que eu digo! Sempre que há coisas importantes a acontecer os tugas andam distraidos com o futebol...

Voltando a algo que já disse há uns posts atrás, ainda vamos ser campeões do mundo em 2006 e 1 dia depois temos um golpe de estado e uma nova ditadura.

domingo, dezembro 12, 2004

Estado do tempo

Se repararem, acrescentei do lado direito informações sobre o estado do tempo em Estrasburgo e em Lisboa. Basicamente serve para concluir que aqui tá um frio do caraças e aí estão quase temperaturas de Verão! :P


Contagem decrescente: Faltam 144 horas para chegar a Lisboa

Penalties na radio...

Estou a ouvir agora o relato do Porto na rádio.
Estão nos penalties. Se ver penalties na televisão mete nervos, acreditem que ouvir o relato na rádio é completamente ridículo!

Estamos na morte súbita, o Once Caldas acabou de falhar o seu penalty. E o Porto marcou o último penalty e ganhou a Taça Intercontinental. Parabéns ao FCP por mais um título.

E as melhoras ao locutor da Antena 1 que tá completamente rouco!

Neve II

E continua a nevar!

Ontem à noite cairam uns flocozitos pequeninos e durante a noite foi nevando.



Aproveitei para tirar mais fotos da minha varanda e acrescentei-as à galeria do post de ontem. Dá para ver a diferença de uma dia para o outro.

Sugestão musical do dia: White Christmas

sábado, dezembro 11, 2004

Neve

Acordo às 9h, tomo o pequeno-almoço, bebo um café e vou à varanda fumar um cigarro (devo dizer que o frio é a principal motivação para deixar de fumar... tenho de pensar nisso, eventualmente).

E que tal olhar à volta e ver tudo branco? É a primeira vez que neva aqui este ano e é também a primeira vez que vejo neve sem ser na Serra da Estrela (ok, ok, quando tinha uns 8 anos vi nevar em Leiria; ainda hoje ninguém percebe muito bem como isso aconteceu). As temperaturas para hoje: -2ºC de mínima e +1ºC de máxima!

Vejam as fotos: http://nelsonsousa.free.fr/Photos/Neve/.


Link du jour: Portugal no seu melhor, um site de fotos do nosso Portugal, como esta:

Além disso, costumam ter sondagens engraçadas!

Contagem decrescente: Faltam 174 horas para chegar a Lisboa!

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Boa pontaria, sô Presidente!

Bem escolhida, a data das eleições!
Calha logo num fim de semana em que eu estou em Portugal. Olé! Pelo menos para estas não vou precisar de votar por correspondência. Mas como vamos ter 4 eleições em 2005, terei outras oportunidades.

Contagem decrescente: Faltam 183 horas para eu chegar a Lisboa

ah! Já tenho TV!

Ontem fui às compras.
Tava a precisar de alguns "bens de primeira necessidade". Então comprei um sintonizador TV externo! Agora já posso ver TV! Tenho mais ou menos 90 canais! É claro que a esmagadora maioria não me interessa nada e não tenho quase nenhum dos canais que queria mesmo. Não tenho o Eurosport!!! Como é possível imaginar um serviço de televisão sem Eurosport? Tenho a BBC World mas não tenho a CNN?!

E não tenho RTPi. O que me vale é que tenho serviço "a la carte", ou seja, tenho mais uns 60 ou 70 canais que posso assinar individualmente (o Euronews em português custa 0,49 EUR/mês).

Mas o melhor dos canais que tenho é... a Al jazeera! Agora posso ver os videos do Bin Laden! Tou tão contente!!! :)

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Este blog já aparece no Altavista! :)

Se pesquisarem no Altavista por "Orçamento Estado 2005" encontram imensos resultados relevantes e que dizem respeito ao orçamento recém aprovado. Mas se pesquisarem por "Oramento Estado 2005" encontram apenas três resultados! E o primeiro é... ISSO! O vosso blog preferido! Este! E vivam os motores de busca que não conseguem interpretar caracteres como o C cedilhado!

Oramento Estado 2005 no Altavista

Nova sondagem!

Já se passou algum tempo desde que comecei a sondagem anterior, tá na hora de mudar!
Ficam para a história os notáveis resultados: a esmagadora maioria dos portugueses (62,5%), de acordo com esta sondagem, concorda com a decisão de Jorge Sampaio de dissolver o Parlamento! Apenas 25% se mostra contra e há 12,5% que não têm opinião.
É pelo menos a conclusão que se tira da sondagem que contou com a participação em massa de 8 dos meus leitores... errr... pois. É o que dá ter blogs pequeninos.

Mas como eu sou um bocado megalómano, desta vez, resolvi exceder-me! E comecei, não uma, mas DUAS sondagens novas, completamente independentes uma da outra! Ah! Agora é que vamos ver! No fim, até faço uma correlação dos resultados da primeira com a segunda! ;) Isto se tiver pelo menos 3 votos. Com menos do que isso, invento uns resultados quaisquer e pronto.

quarta-feira, dezembro 08, 2004

Obrigado Governo!

Nunca pensei dizer isto, mas...

O OE foi aprovado ontem. E hoje já recebi a bolsa! Finalmente. Ok, agora tou rico. he he he :)

terça-feira, dezembro 07, 2004

As pequenas coisas que me deixam bem-disposto

Apesar de o meu estômago ainda não estar grande coisa (mas já jantei bem e a coisa parece que vai ao sítio), pode-se dizer que estou bem disposto!

O Porto tá a perder com o Chelsea. ok, aqui são emoções divididas... não posso com o Mourinho nem com o FCP. Mas os pontos do Porto dão jeito para o ranking de Portugal e por isso até queria que eles ganhassem. Mas sempre que perdem fico bem disposto, é algo que não consigo controlar! Ainda por cima, têm o seu "Papa" no tribunal a ser interrogado. Vamos a ver o que vai sair daí (sinceramente, espero que a prisão preventiva não seja utilizada; a última coisa que quero são manifestações mais ou menos violentas dos Super-Dragões e a inevitável vitimização por (mais um) ataque lisboeta à supremacia indiscutível da Inbicta).

E no intervalo do jogo (tou a ouvir o relato da Antena 1) o que pode ser melhor que ouvir as informações de trânsito? São agora quase 9 da noite em Lisboa e temos: 2ª circular parada nos dois sentidos, acidente na A5, fila na Av. da Ponte e o IC19 parado desde a subida de Queluz. É nestas alturas que fico contente por não estar em Lisboa! :)

Estarei grávido? - parte II

Afinal, parece que não estou grávido.
Pelos vistos anda por aí um surto de gastroenterite. Enfim... acho que vou fazer um cházinho de limão.

Estarei grávido?

Querido Diário de Maria:

Hoje de manhã acordei algo indisposto. Tentei comer os cereais do costume para o pequeno-almoço, mas fiquei logo enjoado e passado algum tempo estava a vomitar. Eu já ouvi falar dos enjoos matinais das grávidas e queria saber se poderei estar grávido.

Devo acrescentar que não sou religioso, mas se por acaso estiver, acho que me converto.



And now... for something completely different!

Filmes em 30 segundos:
O exorcista
Alien
Shining
Tubarão
Titanic

Especialmente recomendados para quem não tem tempo para ver o filme completo! E os filmes têm uns coelhinhos amorosos

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Prositões?

Parece que PET quer dizer "Tomografia por Emissão de Prositões". Pelo menos foi isso que disseram ontem no telejornal.

O que é um prositão? Será alguma partícula nova recém-descoberta no CERN?

Para quem não percebe nada de física: a partícula em questão chama-se "positrão" e não "prositão". É razoável que a esmagadora maioria da população não saiba o que são positrões. Mas espera-se que os jornalistas saibam do que estão a falar, ou que, pelo menos, saibam ler o guião que lhes apresentam.

domingo, dezembro 05, 2004

4.9 na escala de Richter

Houve um tremor de terra aqui, na noite de sábado para domingo! Foi por volta das 2:30. E sentiu-se bem! Soube hoje que o epicentro foi perto de Frankfurt e chegou a 4.9 na escala de Richter.

Foi breve, mas digo-vos que é uma sensação estranha. Estava sentado no sofá e de repente a parede por trás de mim começou a tremer! Nesta Europa pouco habituada a tais fenómenos uma pessoa nem percebe muito bem o que aconteceu.

sábado, dezembro 04, 2004

Pena pesada?

António Araújo, empresário ligado ao FCP é outro dos arguidos do caso Apito Dourado.

Após os interrogatórios encontra-se em liberdade, mediante caução de 100 mil Euros e está proibido de frequentar o «Estádio do Dragão e qualquer casa de alterne onde se pratique prostituição», de acordo com o Tribunal de Gondomar.

Digam-me uma coisa: a prostituição ainda é ilegal em Portugal, não é? E qualquer cidadão tem a obrigação de denunciar um crime a que assista, sob pena de ser considerado conivente, certo? Então, não estarão todos os cidadãos proibidos de frequentar qualquer casa onde se pratique a prostituição (desde, obviamente, que o saibam)? Então, que raio de medida é essa de proibir o gajo de frequentar bares de alterne? Faz lembrar a Tolerância Zero, que veio dizer que às páginas tantas passou a ser proibido violar o código da estrada.

Qualquer dia, ainda impoem aos árbitros acusados de corrupção medidas de coação como "proibição de aceitar subornos de dirigentes desportivos". Num habia nexexidade!

Afinal, em que é que ficamos?

Ontem, o (ainda) Primeiro-Ministro disse que o PR lhe tinha garantido por três vezes que não ia dissolver o Parlamento. Um dia depois foi o que se sabe. Hoje o mesmo indivíduo diz que não há qualquer contradição entre as palavras e as acções do PR. Afinal, em que é que ficamos?

Já agora, o que me dizem do dia de ontem, futebolisticamente falando? Pinto da Costa arguido no caso do Apito Dourado e o Porto perde 1-0 em casa, mesmo a jogar contra dez? E eu que estou tão longe, não posso gozar com os portistas na cara! :(

E porque já começo a ficar farto de blogar sobre política, aqui fica um endereço que vale a pena uma visita, sugestão da Catarina Nunes:

Jogo do dia: Dêem um cérebro a George W. Bush

Transformação política em curso?

Não! Desenganem-se.

Podíamos pensar que a dissolução do Parlamento e as eleições que vamos ter daqui a 2 meses, o aviso sobre boas moedas e más moedas do Cavaco Silva, e o facto de termos 5 partidos com assento parlamentar em vez de 4 como tínhamos até 95 (tou a "esquecer" os Verdes porque concorrem coligados com o PCP) eram o sinal de uma transformação política. Que íamos acabar com o governo de imagem do Santana Lopes e íamos passar a discutir ideologias, que estamos a caminhar no sentido do pluralismo, afastando-nos do bipartidarismo.

Mas, nestes últimos dias da moribunda Assembleia da República, assiste-se a fenómenos algo curiosos! Para já, que toda a gente tenha a noção que as verdadeiras razões para a aprovação ou não do OE são de natureza eleitoral. Se a maioria não o aprovar, a oposição vai acusá-los de paralisar o país (mesmo depois de vir dizer que não há condições para o aprovar); se o aprovarem, a oposição vai acusá-los de ter feito um mau orçamento. Então, do ponto de vista eleitoral, há que escolher o menor de 2 males.

Mas se houver dúvidas que em Portugal não há eleições em que se discuta ideologia, vejamos o seguinte: está na mesa (agendado para dia 17) um projecto de lei do PS (apoiado pelo PSD, contestado por todos os outros partidos) de alteração da lei eleitoral autárquica. A alteração até parece ser porreira. Passamos a votar apenas para as 2 Assembleias (municipal e de freguesia) e o presidente de câmara é escolhido como o 1º da lista vencedora. Ok, 2 boletins em vez de três, nada mau!

Só que, apesar de haver algumas câmaras de independentes, continuam a ser os principais partidos (PS e PSD) a dominar as respectivas Assembleias Municipais. Infelizmente não consegui encontrar os resultados (de forma legível) das últimas autárquicas. Se alguém tiver por aí perdido o mapa eleitoral de 2001 com as presidências de câmara e assembleias municipais, avise!

Moral da história: ganham PS e PSD, perdem BE, PP e CDS (ou melhor, não ganham). Assim é mais fácil perceber a posição "ideológica" de cada partido nesta questão. Não tem a ver com aprovações à pressa, ou importância de mudar a lei eleitoral. Tem tudo a ver com quem ganha e quem perde tendo em conta as últimas eleições.

Já agora, alguém tem esperança que possam haver em breve candidaturas independentes à Assembleia? E alguém tem alguma esperança que os candidatos passem a estar vinculados aos seus mandatos, em vez da situação actual em que os nomes das listas não são mais que meros indicadores de quem os partidos tencionam colocar no parlamento? E alguém tem alguma esperança que a disciplina de voto acabe? Eu não.

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Ó faxavor! Aprovem o orçamento, tá bem?

Como a maioria dos portugueses fiquei feliz por ter acabado o circo quando o nosso novo heroi resolveu dizer que a malta afinal vai votar 4 vezes para o ano e não apenas 3.

Agora, com esta história toda, há uma coisa muito importante e sobre a qual muito se tem falado (e vai falar até segunda feira): afinal, vamos ter Orçamento de Estado para 2005 ou não?

Por um lado, percebe-se as razões para não aprovar o orçamento: um governo que sabe que vai ser de gestão não tem grande credibilidade para aprovar o orçamento. Afinal, previsivelmente é o PS quem ganha as eleições e assim que lá chegarem sai um orçamento rectificativo. E para mais, até do PS vieram dizer que viver de duodécimos não é nenhuma catástrofe. No que diz respeito aos funcionários públicos, os aumentos de qualquer forma só chegam lá para Maio, por isso não vem daí grande mal.

Por outro lado, percebe-se a necessidade de ter um OE, mesmo que seja um OE condenado a sobreviver apenas uns meses e a servir de desculpa durante um ano a quem quer que chegue ao governo nas próximas eleições (embora eu ache que a desculpa não vai ser utilizada durante 3 anos e ninguém se deve lembrar de dizer que tamos de tanga outra vez). Quer dizer... não aprovar o OE seria a derradeira birra governamental! É como o puto que vai para casa e leva a bola porque não o deixaram marcar o penalty "A bola é minha, por isso se não me deixam marcar, vou para casa e ninguém joga". Seria um grande tiro no pé que o PSD daria.

Mas até os sindicatos vieram manifestar-se contra a aprovação do OE. Então, o que deve o PSD fazer?

E a resposta é muito simples! Devem aprovar o Orçamento! E passo a explicar porquê, para que não restem dúvidas. As bolsas da FCT (por exemplo aquela que eu vou receber) são pagas com dinheiro dos fundos estruturais e com dinheiro do orçamento de estado. Se não há orçamento de estado, não há dinheiro. E que o digam todos os bolseiros que começaram trabalhos este ano: as bolsas começam a ser pagas em Outubro, tamos em Dezembro e ainda ... nada! Se passarmos a viver de duodécimos, a malta que já tem bolsas de anos anteriores continua a receber (a sua bolsa vem de uma renovação de uma bolsa que já estava no OE de 2004). Mas a malta nova, recém-instalada, a habituar-se à ideia de morar a X km de casa (substuam X pelo nº correspondente no vosso caso; para mim, X=2300, números redondos) e ainda por cima, como a bolsa da FCT vem do OE de 2005, se a maioria PSD/PP resolve não aprovar o orçamento não vamos receber! Temos eleições em Fevereiro, tomada de posse em Março, elaboração/discussão/aprovação do orçamento, teremos dinheiro lá para Maio. Ou seja, a malta ou bem que é rica, ou bem que espera ganhar o totoloto em breve, ou bem que vai ter de arranjar alguma "fonte de rendimentos", ifyouknowwhatimean.

Por isso, se volto a ouvir alguém dos sindicatos, BE, PCP ou PS a dizer que o Orçamento não deve ser votado, quando chegarmos a Fevereiro eu ainda voto à direita!
Deixem lá os desgraçados gozar os seus últimos dias de governo e ao menos deixar alguma coisa que sobreviva uns meses (o OE de 2005 sempre irá viver mais tempo que o próprio governo...). A esquerda pode esperar 2 ou 3 meses para desancar a direita pelo mau orçamento que fez. Eu é que não posso esperar muito mais tempo que me paguem o que me devem!

Com a bolsa da FCT dá para viver bem... pelo menos, virtualmente.

Sorte nula

Para a semana, dia 9, estreia nos cinemas um filme invulgar... é um filme português que se chama Sorte Nula. Vejam o trailer, que vale a pena (tem um carro a ser colhido por um comboio. oh yeah!)

E têm lá mais alguns videos (em geral o Rui Unas e o Bruno Nogueira a fazer merda) que estão engraçados.

http://www.sortenula.com/

Quando o filme estrear, se alguém for ver comente-o aqui, ó faxavor!

A resposta

E do outro lado...

http://www.apologiesaccepted.com/index.html.

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Ainda a eleição americana... (actualizado)

Vejam bem este site!

http://www.sorryeverybody.com/!

Trata-se de um livro que vai ser lançado, com fotos como a que vêm abaixo.



De uma maneira ou de outra, muitos americanos, com mais ou menos humor, pedem desculpa. Por mim, estão desculpados.

Por outro lado, também existe o http://www.notsorryeverybody.com/ um blog conservador que defende o Bushismo. Enfim, é a liberdade de expressão.

Quem foi que disse "Posso não concordar com o que dizes, mas luto para que o possas dizer"?

Um dia... invulgar

Penso que invulgar é a melhor palavra para descrever o dia de hoje.

De manhã houve porrada no departamento de matemática. Não perguntem... acho que estavam a discutir política e de repente metem-se dois gajos à porrada! Mas a coisa foi séria! Andaram naquilo um bom quarto de hora, com gente a tentar separá-los.

À noite fui comer tartes flambée, acompanhadas de cerveja (1 tarte flambée e 1 litro de cerveja por pessoa; é o menu da casa às quartas feiras). O sítio tava cheio de gente que parecia uma mistura entre um regimento de infantaria e o núcleo de Freixo de Espada à Cinta dos No Name Boys. Foi uma noite com o volume no máximo sempre a berrar e a trocar insultos que presumo serem relacionados com o futebol.

Às páginas tantas... algumas das (poucas) raparigas do grupo (pensando bem, aquilo parecia mais um jantar de informática do Técnico, não fosse o que se seguiu) resolveram dar um show de strip lésbico! Ou seja, toca de subir para as mesas, começar a tirar a roupa e depois bora lá fazer a coisa como a Madonna com a Britney Spears! Escusado será dizer que não deu para ver quase nada porque assim que elas começaram a tirar a camisola os gajos todos (que tinham pelo menos 1,90 m e o cabelo quase rapado) levantaram-se aos urros e taparam-me a vista! :)

Foram 3 horas a ouvir cânticos com letras repletas de linguagem colorida, gajos a baixar as calças e mostrar o rabo e um strip lésbico. E pergunto-me eu: os franceses têm medo que a Turquia entre na União Europeia porquê? Têm medo que sejam pouco civilizados?

Portugal vs. França III

O desporto

Na verdade, este post devia ter o sub-título "O Futebol", mas para não fazer posts a la jornal desportivo, também vou falar de rugby.

Depois de termos perdido com os franceses no Euro 2000 (toda a gente se lembra do penalty e não me está a apetecer voltar ao assunto), este ano tivémos duas "prendas": Como se já não bastasse o campeão europeu, o FCP, este ano estar nas ruas da amargura na Liga dos Campeões e ter 1 derrota e 1 empate contra o PSG, o Sporting ontem resolveu perder em casa com o Sochaux.

O que nos vale é que o Benfica esta época ainda não jogou contra franceses, senão seria a cereja no cimo do bolo.

O que nos vale é ... o rugby! Sim, embora tipicamente Portugal perca quando joga com a França, os gauleses (relembro que gauleses vem de Gália e não de de Gaulle) também não andam grande coisa. Sábado estive a ver um jogo de rugby na televisão (sim, aqui há jogos de rugby transmitidos em directo!); foi um França - Nova Zelândia (os famosíssimos All Blacks que fazem a sua maori antes de cada jogo) no Stade de France que estava cheio! (Imaginem o Estádio Nacional encher para ver um jogo de rugby de Portugal!!!). O jogo até começou equilibrado, mas acabou com um esclarecedor 45-6 para os All-Blacks! Devo dizer que me deu muito gozo. Para já, gosto dos neozelandeses e gostei de os ver ganhar. Mas acima de tudo porque é sempre bom ver os franceses engolir o seu orgulhozinho de cada vez que perdem!
A juntar a isto, Portugal ganhou no último ano a Taça Europeia das Nações (uma espécie de Torneio das 6 nações de 2ª divisão) somando 9 vitórias e 1 derrota e foi nomeado para o prémio de Selecção do Ano da Federação Internacional de Rugby! Não ganhámos (O prémio foi para a poderosíssima África do Sul), mas é de assinalar a nomeação para um país com muito pouca tradição neste desporto.

Para acabar, relembro que o Técnico tem equipa de Rugby, que está na I Divisão, no grupo B (ou seja, na prática está na segunda divisão). Para mal dos nossos pecados, Agronomia e Direito estão na I Divisão, no grupo A. :(

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Laranja



A consumir com moderação. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas.

Porrada dos espanhois

Hoje Portugal jogou contra a Espanha (actual campeã do Mundo) em futsal. Era para o Campeonato do Mundo e tínhamos de empatar ou ganhar para passar às meias-finais. Só que perdemos. 3-1. E pronto. Acabou-se. Não conseguimos igualar o resultado do último campeonato (fomos 3º). As meias finais parecem tiradas de um torneio de hóquei em patins ou futebol de praia (à excepção da ausência de Portugal): Brasil-Espanha e Itália-Argentina. E logo no 1º de Dezembro...

Site Oficial do Campeonato do Mundo de Futsal

Porrada nos espanhois!

Faz hoje anos, mais concretamente faz hoje 364 anos, que demos porrada aos espanhois pela 3ª vez!

Mas convém relembrar um pouco de história.

1143: um fulano de nome Afonso resolve dar porrada nos espanhois (aliás, castelhanos) e os gajos disseram que assim não dá, para isso mais valia que o gajo fizesse um país só dele e lá podia mandar à vontade e dar porrada nos mouros em vez de dar porrada nos espanhois. Olhando para trás, acho que ele fez mau negócio. Tinha sido muito melhor continuar a bater nos espanhois.

1383/1385: Um gajo de nome Fernando tem a infeliz ideia de casar a filha com um espanhol. Sinceramente, que raio de pai é aquele?! Vieram os espanhois por aí adentro a querer bater nos portugueses e tal e foi preciso um tal de Nuno para correr com os gajos de volta para a terra deles. Aljubarrota forever!

1640: Depois de andarem os Filipes por Lisboa a mandar e desmandar à sua vontade (até o Camões morreu de desgosto quando percebeu o que se estava a passar), aparece um bando de marginais e resolve atirar o espanhol da janela, no Terreiro do Paço. Para comemorar, resolveram fazer do dia feriado nacional! É boa, bem jogado.

2004: Novamente os espanhois tentam invadir Lisboa. Desta vez a grande batalha decorreu no Campo Grande e mais uma vez foi um Nuno que nos ajudou a dar cabo dos gajos. Com uma ajuda dos gregos, mandámo-los para casa outra vez. Infelizmente a coligação não viveu dias muito felizes depois, com os gregos a atacarem a nação valente à traição, a 3 ou 4 km dali, perto do Colombo.

Moral da história: se não fosse a porrada aos espanhois (e as ocasionais dissoluções do parlamento) Portugal seria um país um bocado aborrecido. E viva España!

Portugal vs. França II

Universidades Portuguesas e Universidades Francesas

Há muitas diferenças entre as universidades portuguesas e francesas, como é natural.

Até ver, notei muita coisa nova.

Por exemplo, aqui temos 1 semana de exames para 10 semanas de aulas. Em Portugal temos 6 semanas de exames para 13 semanas de aulas. Não há segundas épocas de exames. Há um exame, e pronto. Eu vou ter exames na última semana antes de ir de férias (de 13 a 17 de Dezembro). Tenho 3 exames: 2ª, 3ª e 5ª. Em Portugal era hábito ter uma semana para estudar para cada exame. O que até era bom, porque o ritmo das cadeiras aí é diabólico, quando comparado com as cadeiras aqui. Nota-se que a matéria aqui é dada muito mais devagar. O que até é bom!

Os alunos aqui estão muito mal preparados, quando se compara com os estudantes que vêm de Portugal; mas olhando bem, nem por isso. O que acontece é que a malta consegue acompanhar as aulas sem dificuldade. Pode aprender menos, é verdade, mas aprende melhor.

Os exames são também muito diferentes. Em geral cada exame tem um tema e os exercícios são os vários passos para demonstrar um determinado resultado.

Outra grande diferença diz respeito às notas. A impressão que tenho é que aqui as aulas são muito mais fáceis de seguir, mas os exames são muito mais puxados. Na maior parte das cadeiras as notas vão de 5 a 20. E vão mesmo de 5 a 20! É extremamente complicado ter boas notas. Em Portugal, se se conseguisse seguir a cadeira minimimamente, tirava-se uma semana para estudar a sério e tinha-se boas notas. Principalmente nas cadeiras de Mestrado e Doutoramento, a malta tem quase toda 5 de 0 a 5. E nas cadeiras avançadas de Licenciatura há muita gente que tem mais de 16 de nota final. Aqui a coisa pia mais fino. Há 16 e 17, é certo, mas a maior parte da malta fica-se por 10 a 13.

Ou seja, como faltam 2 semanas para os exames, vou começar a estudar.

A partir de hoje considerem-me em época de exames. Fico em casa a maior parte dos dias e para hoje prevê-se aguaceiros de geometria algébrica, com períodos de teoria de Morse e um aumento do número de exercícios realizados. Para amanhã a previsão é mais ou menos a mesma, com períodos de aulas pela manhã e uma diminuição da vontade de trabalhar. Na sexta feira e sábado as condições devem mudar, com a geometria algébrica a dar lugar às curvas algébricas reais.