segunda-feira, fevereiro 28, 2005

back!

Voltei.

Acabei de chegar. Depois de umas loooongas férias resolvi voltar à terra do frio.
Mais notícias em breve...

sábado, fevereiro 26, 2005

Sinais de vida

Só para esclarecer: estou vivo, não estou no hospital, nem me aconteceu nenhuma desgraça. Limitei-me a ficar uns dias a mais em Lisboa. Volto em breve para Estrasburgo. Não sei ao certo quando.

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Último post antes das férias

Tá na hora. Malas feitas, casa arrumada (bem, mais ou menos), tudo preparado. Vou-me deitar. Daqui a 6 horas e pouco acordo para ir para o aeroporto.

Ainda não sei se vou por postas novas durante as férias, mas não me parece que resista com uma campanha eleitoral a decorrer...

Cartoons...

Numa das minhas digressões internáuticas de quanto tenho algo para fazer mas não me apetece (desta vez foi por a roupa a lavar), descobri alguns cartoons fabulosos:

Música com sons do Windows
The F-word (com locução dos Monty Pithon)

E já agora, para quem ainda não conhece, aqui fica um link para aquele que é, provavelmente, o mais surpreendente anúncio de sempre. Sem efeitos especiais, filmado após 605 takes fracassados.

Cog - Anúncio da Honda

Contagem decrescente - nova versão

Já está feita a nova contagem decrescente. E este fui eu que fiz! :)
Andei pela net à procura de informações sobre javascript e lá consegui fazê-lo.

Para quem estiver interessado em olhar para o código, aqui o têm

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Será desta?

Israelitas e palestinianos acordaram um cessar-fogo. Parece ser o primeiro passo de uma reconciliação desejada por todos (tirando meia dúzia de filhos da p*** de ambos os lados que só sabem fazer bombas e atirar mísseis) e até parece que os Estados Unidos estão empenhados em fazer com que a coisa funcione de vez!

Só espero uma coisa: que o comité Nobel não tenha a infeliz ideia de propor a senhora Rice e o senhor Bush Junior para prémio Nobel da paz. Se isso acontecer, queria também propor os nomes do senhor Qadhafi (segundo a wikipedia, escreve-se assim) e do saudoso Ayatollah Khomeini para receberem o prémio (embora para o velhinho simpático do Irão é capaz de ser complicado pois a modos que já morreu).

Em relação ao plano de paz agora discutido, penso que é desnecessário dizer que espero sinceramente que seja desta e que não haja um qualquer imbecil radical que deite tudo a perder.

Discos de rebarbadora!?

Este super-mercado não pára de me surpreender...

Desta vez encontrei lá à venda discos de rebarbadora! Até dá vontade de comprar uma rebarbadora só para poder ir ao super-mercado comprar os discos. ;)

Já agora, rebarbadora vem de rebarbado?

Disciplina na universidade

Sempre que há um processo disciplinar na Universidade tem de ser afixado um edital com os factos do processo, os principais argumentos de cada parte e a justificação da sentença. E de vez em quando lá vejo o resultado de mais um processo disciplinar, afixado numa vitrine do Dep. Matemática.

Invariavelmente, são referentes ao Mr. X ou à Mlle. X. Das duas uma: ou são irmãos e muito indisciplinados, ou então estão a ocultar a identidade dos intervenientes.

A maior parte dos processos disciplinares dizem respeito a uma coisa que é frequente um pouco por todo o lado: malta com cábulas nos exames. E lá está a argumentação toda a dizer que foi dado como provado que Mr. X tinha notas pessoais quando fez o exame, sendo que a presença de notas pessoais na sala de exame era interdita, etc.
Ok, nada de novo, penso eu. Talvez um pouco mais burocrático. Em Portugal, um gajo é apanhado a copiar, anula-se o exame e pronto. Nada de processos disciplinares. Aqui não, é necessário um processo disciplinar de cada vez que alguém é apanhado a cabular. Concluo que ou os alunos cabulam pouco, ou os profs são pouco eficientes a apanhar cábulas.

Mas o que é surpreendente são as sentenças! Por ser apanhada a copiar uma tal Mlle. X foi condenada a ... 2 anos de suspensão! Suspensão com efeitos imediatos, sem prejuizo do direito de recurso! Imaginem se no IST de cada vez que alguém era apanhado a copiar o expulsássemos por 2 anos! Ficávamos sem alunos na 2ª época de exames do primeiro semestre!!!

O tempo está de volta...

Não é bem o que eu queria... mas pronto, lá encontrei um serviço decente de tempo que ao menos permite ter as temperaturas em °C.

O boneco é ENORME e tá cheio de textos que eu dispensava (ou que preferia traduzir), mas enfim, não se pode ter tudo.

Alterações ao blog

Olá olá!

O serviço de metereologia que eu usava já não funciona, por isso resolvi tirá-lo. Só volto a por informações sobre o tempo em Lisboa e em Estrasburgo quando encontrar um serviço que seja
a) grátis
b) sem publicidade (tirando o óbvio link que aparece nestas coisas)
c) com desenhos giros
d) com a temperatura em °C

E até ver não conheço mais nenhum que respeite todas estas condições. Portanto, tamos sem metereologia.

Mas, para compensar, temos uma contagem decrescente! :)
Agora podem saber exactamente a que horas vou chegar a Lisboa!!!

terça-feira, fevereiro 08, 2005

É carnaval

Qual não é o meu espanto quando vejo hoje um desmentido que diz que o Cavaco Silva não defendeu uma maioria absoluta para o PS! Venho a descobrir que alegadamente Cavaco Silva defende uma maioria absoluta PS e que esse é o cenário mais favorável a uma sua candidatura presidencial. Ok, o queixo caiu-me. Continuo a ler e afinal, deve ter sido brincadeira de Carnaval, porque veio um desmentido dos lados do Prof. Cavaco.

E depois, vem o já célebre Alberto João, pessoa por quem nutro uma estima muito especial, como todos sabem, dizer que isto é razão para expulsar o Cavaco Silva do PSD.

É carnaval, ninguém leva a mal.

E como ninguém leva a mal, será que o Alberto João leva a mal se os contribuintes portugueses lhe pagarem uma viagem só de ida para o Brasil? Podia ser à troca com a Fátima Felgueiras. A sério. Tragam a mulher de volta, dêem-lhe uma amnistia, dêem-lhe a câmara de volta, mas levem o Alberto João.

2000 visitantes

2001 visitantes, quase 4500 páginas carregadas!

Parabéns ao blog! :)

Amibas

Isto é uma amiba (ou ameba?):


É um ser unicelular, sem esqueleto, com área finita e com "braços" de comprimento finito.

E isto é a amiba de uma curva algébrica:


Tal como a sua congénere biológica, tem área finita, mas tem braços de comprimento infinito e tem um esqueleto.

Isto é uma amiba de uma curva algébrica e o seu esqueleto:


Adenda: O esqueleto da amiba de uma curva algébrica é uma curva tropical. Ainda não sei se é sempre a curva tropical que se obtém a partir da curva algébrica, mas lá chegaremos... Já agora, uma curva tropical é o equivalente "clássico" de uma curva algébrica. Dito de outra forma, o mundo algébrico é a quantização do mundo tropical. Ou seja, para chegar ao mundo tropical tomamos o limite quando h→0. A sério! Não tou a gozar! :)

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Mas alguém que leia este blog percebe alguma coisa de futebol?

em 12 votantes, 6 disseram que o Sporting tem mais hipóteses de ganhar a Taça e 2 disseram que é o Porto. Deixem-me lembrar-vos que já foram os dois eliminados, ok? Malta! Leiam jornais!!! ;)

Há nova sondagem no blog. Votem

domingo, fevereiro 06, 2005

Seria uma bomba?

Fui passar o fim de semana a Colmar. Quando tava para voltar, compro o bilhete de comboio e os comboios tão atrasados. Depois de uma meia hora de atraso lá anunciam uma avaria qualquer na linha. Afinal, nos países ricos também há avarias. Fartei-me de esperar. O meu tio resolveu vir-me trazer a Strasbourg. Porreiro, escuso de ficar na estação à espera, ainda por cima tá um frio do caraças!

Chegamos a Strasbourg, vou à estação buscar a bicicleta (tinha-a deixado lá ontem), e tá lá montes de polícia a dizer-me que não posso passar. Lá explico ao polícia que eu só quero ir buscar a minha bicicleta, aponto qual é e o gajo diz que não pode ser, não posso passar. Mas lá foi falar com o seu superior hierárquico, que olhou para mim, ponderou e lá o autorizou a levar-me à bicicleta. Fui eu, o meu tio ficou à espera (eram 20 metros de distância, mas disseram logo para ele ficar ali). Enquanto estava a tirar o cadeado da bicicleta o polícia deve ter dito pelo menos seis vezes "Depechez vous"!

Mas afinal o que é que se passou? Se calhar era uma bomba! Havia lá para cima de 20 polícias a mandar as pessoas seguir por outro lado.

Enfim, problemas de país rico.

sábado, fevereiro 05, 2005

Guerreiro menino

Graças a um comment no Barnabé descobri esta pérola!

Recomenda-se vivamente.


Guerreiro menino
(este vídeo está no site oficial do PSD na secção Campanha/Videos)

H I L A R I A N T E ! ! !

Link du jour: Artigo sobre Santana Lopes na wikipedia

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Falta 1 semana

Daqui a uma semana já estou em Lisboa! :)
Chego dia 11 às duas e meia e fico até dia 23. Hmmmm... estas férias vão saber muito bem!

Ministro apela a desobediência civil?

A "campanha" eleitoral não pára de surpreender!
Agora foi o ministro do ambiente, Nobre Guedes, a apelar em Coimbra a um levantamento popular para impedir a entrada de José Sócrates na cidade. Tudo por causa da co-incineração.

Opiniões sobre co-incineração à parte, nunca pensei ver um ministro em funções a apelar à desobediência civil e ao corte de estradas (proibido na lei portuguesa, salvo autorização para o efeito do Governo Civil) para boicotar uma campanha eleitoral! A seguir só mesmo se vier o Santana Lopes apelar ao boicote eleitoral!

Depois das questões sobre quem insinuou o quê sobre a vida privada e/ou orientação sexual de quem, só faltava mais esta para dar credibilidade seriedade à pré-campanha eleitoral. Bora lá debater as questões sérias, meus senhores! Proponho para próximo assunto de pré-campanha eleitoral o nível estético dos candidatos! Começo por acusar a Odete Santos de ser feia e o Jerónimo de Sousa de não ter bom-gosto na escolha de vestuário! E o Santana Lopes usa demasiado gel no cabelo! Mais opiniões relevantes para a definição de sentido de voto relacionadas unicamente com questões estéticas são bem-vindas.

http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1214923&idCanal=12

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

O homem do dia

Tiago Monteiro foi hoje apresentado como piloto da Jordan-Midland para a próxima época de Fórmula 1!


Comunicado da Jordan

Em 2005 fiquem de olho nos carros amarelos. Um deles é conduzido pelo Tiago Monteiro.



quarta-feira, fevereiro 02, 2005

"às moscas", "às aranhas", "às urtigas"

"às moscas" quer dizer vazio e "às aranhas" quer dizer um bocado atarantado, perdido. Por acaso, acho que atarantada fica a mosca quando cai na teia de aranha, e não a aranha. Mas enfim, são opiniões.

A nossa língua está cheia de expressões relacionadas com animais (e comparações com os ditos): "ir com os porcos" "que nem uma barata tonta", "como um cordeirinho", "olhos de carneiro mal morto" (gosto particularmente desta, é extremamente elucidativa do seu significado), "cor de burro quando foge", "cantar de galo", "comer que nem um boi", "que nem um passarinho", "na boca do lobo".

E isto já para não falar dos insultos relacionados com animais: "vaca", "porca", "porco", "camelo", "urso", "burro", "cão" (pouco utilizado, decerto), ou ainda "lontra", "baleia",... Já para não falar do típicamente brasileiro "cascavel" (e demais espécies de cobras), por exemplo.

Mas afinal, que é que temos nós contra os animais? Os animais são nossos amigos! E nós temos uma infinidade de expressões que os ridicularizam e que servem, em geral, para gozar com as pessoas comparando-as a algum animal.

E não são só os animais! "vai à fava", "foi às urtigas"... as plantas também!

E as associações de protecção dos animais (e das plantas) nada fazem contra esta forma de maus tratos! Eu acho que devemos começar a utilizar insultos apenas relacionados com objectos inanimados! Por exemplo, "calhau". E quando quisermos dizer mal de alguém podemos sempre dizer que é estúpido/feio/bruto/outro insulto à escolha "que nem uma porta". Embora, como grande parte das portas é feita de madeira, devemos especificar que pretendemos fazer a comparação com uma porta de um qualquer material sintético ou de metal. Senão, estamos a gozar com os restos mortais de um ser vivo e isso não se faz! Por isso, quando quiserem dizer que alguém é pouco dotado de inteligência digam "estúpido que nem uma porta de ferro". Pode dar algum trabalho, mas é justificado. Pelos direitos dos animais.

Quem se lembrar de mais expressões que devam ser banidas, é favor por num comment.

A truta e o salmão

Gosto bastante de salmão fumado. É um peixe que pouco sabe a peixe, convenhamos. De vez em quando compro. Não é lá muito barato, mas é bom.

E ontem resolvi comprar salmão. Há toneladas de marcas e variedades diferentes: árctico, do alasca, atlântico, da noruega, etc. E como habitualmente tava com um bocado de pressa no supermercado (não gosto de ficar lá a passear; entro, compro o que quero e venho-me embora). Tava lá salmão em promoção e eu comprei. Pelo menos, pensava eu que era salmão. Eu lá achei barato, mas pronto, é uma promoção, é uma promoção. Até porque a marca é "Salmona". Escrito em letras GRANDES lê-se "Salmona". Por baixo, em letras pequenas lê-se "Trute fumé". E são à mesma uns filetes de cor... salmão! Eu odeio estes truques para fazer as pessoas comprar o que não querem. Moral da história: descobri que truta fumada também é bom, sabe quase ao mesmo que salmão e é bastante mais barato! :)

Achei importante partilhar isto convosco.

Link du jour: Ajudem o Michael Jackson a impedir as crianças de fugir do seu rancho! Se alguma escapa, avisa as autoridades e ele vai para a cadeia!
http://www.boreme.com/bmuk_swf/neverland.swf

Tá de chuva

Foi-se embora o frio, veio a chuva! :(
E eu que passei o fim de semana a reclamar com o tempo de Paris (chuva e granizo sábado de manhã) agora aturo chuva o dia inteiro! Ao menos em Paris fez sol de tarde!

Serviço público - voto antecipado

De acordo com informações do STAPE (http://www.stape.pt/eleiref/voto_antecip_intro_2005.htm), o voto antecipado pode ser exercido por:
  • Militares ou Agentes das Forças de Segurança Interna
  • Trabalhadores Marítimos, Aeronáuticos,Ferroviários ou Rodoviários de longo curso
  • Membros que representem oficialmente selecções nacionais, organizadas por federações desportivas dotadas de estatuto de utilidade publica, e se encontrem deslocados no estrangeiro

Devem requerer o voto antecipado junto do Presidente de Câmara entre 10 e 15 de Fevereiro.
Além destes, podem solicitar o voto antecipado:
  • Doentes internados em estabelecimentos hospitalares
  • Presos que não estejam privados de direitos políticos

Nestes casos o pedido deve ser feito até dia 30 de Janeiro.

Há várias comentários que é possível fazer à lei. Nomeadamente, um doente internado no hospital deve informar até 31 de Janeiro que no dia 20 de Fevereiro não se vai poder deslocar à mesa de voto. O que deve dar imenso jeito a quem ficar doente entre 1 de Fevereiro e 19 de Fevereiro, convenhamos. Outra coisa gira é a expressão "presos que não estejam privados de direitos políticos". Em Portugal há presos privados dos seus direitos políticos? Em que casos é que um gajo pode ser preso e privado dos seus direitos políticos? Quando é preso por falar contra o regime???

Mas o mais estranho é que o caso dos estudantes no estrangeiro, bolseiros ou não, não está contemplado na lei! Quem reside no estrangeiro deve recensear-se como imigrante, não podendo votar antecipadamente. E para se recensear no estrangeiro a coisa não é muito simples. Além disso, não podemos votar para a nossa câmara municipal. Eu mandei um mail ao STAPE a pedir informações sobre os procedimentos para quem reside no estrangeiro por períodos limitados de tempo (para Erasmus, doutoramento, etc). Agora aguardo resposta. Mail do STAPE: stape@mail.telepac.pt. Peçam informações! Se houver gente suficiente pode ser que o caso passe a estar previsto.

E mandei um mail à FCT a solicitar uma apreciação da situação. Pode ser que através do MCT a legislação seja alterada com vista a permitir aos estudantes no estrangeiro votar por outro meio (procuração, correspondência, etc). Sugiro que a malta que tá no estrangeiro com bolsas da FCT mande mail à FCT a pedir alterações da legislação. Chateiem a FCT a ver se eles avançam com sugestões legislativas para apresentar ao futuro Ministro da Ciência.

Se preferirem, podem esperar pelo resultado das eleições e pela nomeação do Ministro da Ciência e chateiam o gajo directamente e dizem que votaram nele (indepentemente do partido que ganhar as eleições, e do vosso sentido de voto; quando se dá graxa não se pode deixar que pormenores como a honestidade se metam no caminho).