domingo, outubro 31, 2004

Pequena adivinha

P: Quantos aviões equipados com mísseis ar-terra e quantos mísseis de cruzeiro são precisos para apanhar um velho insuficiente renal que se esconde, mais a sua máquina de hemodiálise, no meio do deserto?

R: Bem, pelos vistos todos e não chegam!

Guia prático para fazer um doutoramento fora - Parte II

A instalação

Isto de ir viver para o estrangeiro tem muito que se lhe diga... começar a tratar das burocracias não é trivial e requer, a maior parte das vezes, algum engenho e jeito para mentir!

Senão, vejam só as aventuras porque passei.

Primeira viagem a Strasbourg - Junho
Resolvi vir com antecedência para poder entregar os vários papéis pessoalmente e começar logo à procura de casa. Parece uma boa ideia, tratar de tudo com 3 meses de antecedência. Só que nem tudo correu bem.

Para começar, fiquei com as mesmas dúvidas que tinha, porque a pessoa que estava encarregada de tratar das candidaturas estava fora. E ao contrário do que acontece em Portugal, em que ninguém sabe nada e por isso dá-nos informações erradas, aqui não! Como mais ninguém sabe, ninguém pode ajudar. Simplesmente fica-se à espera... que a pessoa volte. Uma pergunta assalta logo o espírito de qualquer um: imaginemos que a pessoa se demite, ou vai de férias, ou adoece. O que acontece então? E a resposta é simples: como a pessoa que faz aquele trabalho já não está lá, ninguém o pode fazer! Pelo menos, foi a impressão com que fiquei.

Mas lá consegui entregar os documentos e comecei à procura de casa.

Fui às residências universitárias públicas e a coisa até prometia. Há muitas residências, e em Junho ainda há muitas vagas. Só que na França até para perguntar as horas é preciso marcar um "rendez-vous". E no "rendez-vous" descobri que não me posso candidatar a uma residência porque ... não tenho cartão de estudante. "Sim", respondi eu, "porque ainda não sou estudante. Fiz a candidatura, a universidade já disse que me aceita, mas só em Setembro é que faço a matrícula". "Ah", respondeu o homem, "então não se pode candidatar a uma residência porque são apenas para estudantes. É preciso ter cartão de estudante ou certificado de inscrição". Pois... então, a malta chega, vai dormir para a estação de comboios nas primeiras semanas, até poder começar a procurar casa. É claro que entretanto já todas as residências estão ocupadas! Então, virei-me para o mercado privado. A conselho do David fui a uma residência, chamada "Les Laureades" (onde estou a morar neste momento), e a burocracia é a mesma. Só que estes são ligeiramente mais liberais: aceitam um documento provisório da univ onde digam que vou ser estudante a partir de setembro. Boa! Então agora só preciso de um fiador (que tem de ser residente em França, e um cheque, francês, claro, de 160 Euro). Pergunta natural: onde raio vou encontrar um fiador? Fui falar com a minha orientadora que disse que n havia problema. Entregava-me os documentos todos no dia seguinte (declaração de impostos, últimos 3 recibos de ordenado, comprovativo de residência, etc). E em relação ao cheque, passei um cheque da CGD. Felizmente, com o Euro, cheques de Portugal podem ser pagos em França (embora não seja simples, só as agências centrais aceitam cheques estrangeiros). Mas quando me perguntaram se aquele cheque podia ser pago sem problemas em França a minha resposta foi logo "Sim, claro! não há problema" (só mais tarde descobri que de facto não haveria problema, na altura menti com quantos dentes tinha!). E a seguir ia necessitar de uma conta no banco, porque preciso de um RIB (Rélève d'Identité Bancaire, o NIB gaulês). Então fui ao Banco. Propuseram-me um rendez-vous para daí a 1 semana (o que me adiantava de muito, uma vez que voltava para pt daí a 2 dias). Lá convenci a mulher a arranjar-me um rendez-vous nesse tarde. Digo que quero abrir uma conta no banco. Então pedem-me um documento de identidade e um comprovativo de residência em França. Ok. Ou seja, preciso de uma conta no banco para ter casa e de uma casa para ter conta no banco. Porreiro! "Mas não posso abrir a conta como estrangeiro?" perguntei eu. "Pode!", respondeu ela. "Então quero fazer isso" disse eu. "Ok, então só precisamos de uma carta de recomendação do banco português que declare que a morada é correcta" disse-me ela. "Então f$%*-se", pensei eu. Mas não disse. Voltei para Portugal sem conta no banco, mas lá consegui, com um NIB português, fazer o pedido de casa na residência.

E o resultado é: Nelson 0, Burocracia francesa 1

2ª viagem a Strasbourg - Agosto

Passado 1 mês recebo os papéis da residência a dizer que sim senhor, vou ter casa, mas falta um RIB e falta assinar os contratos. Volto a Strasbourg em Agosto, desta vez equipado com um contrato de arrendamento para voltar ao banco. E lá consegui abrir a conta! Disseram-me que a morada é muito importante, caso eu queira pedir cheques ou um cartão bancário, porque precisam de ter a garantia que o correio é bem entregue. "Ah, mas eu não quero nada disso! Eu só quero depositar 1200 Euros em dinheiro e fazer uma transferência para a residência". Em outubro então vou querer isso tudo, cheques, cartão de débito, etc. "Ah, então tá bem!".

E nesta altura o resultado está: Nelson 1, Burocracia francesa 1

Chegada definitiva - Setembro

Até que finalmente chego a Strasbourg. Escolhi um mau dia para chegar: cheguei num sábado. Consegui ir ao supermercado fazer o 1º abastecimento considerável, mas não consegui comprar tachos, pratos, talheres, etc. Ou seja, comi kebab ao jantar e kebab ao almoço de domingo. É que aqui as lojas fecham às 19h ao sábado e ao domingo tá tudo fechado! Se eu quiser agora sair para beber um café só no centro é que encontro alguma coisa aberta. Mas para comprar leite só nas bombas de gasolina; livrarias, lojas de música, seja o que for, tá fechado! e amanhã é feriado, ou seja, tudo fechado outra vez! Embora esta questão não seja burocrática, conta como 1 golo para a burocracia francesa.

Nelson 1, Burocracia francesa 2

Segunda feira consegui ir ao IKEA (o David levou-me lá de carro pq aquilo ainda é longe) e comprei as coisas de 1ª necessidade. Voltei lá no fim da semana para o 2º abastecimento. E comecei à procura de: ligação internet, telefone fixo, cartão multibanco, passe de transportes (estávamos a dia 27 e eu queria ter passe no dia 1), inscrição na universidade, etc.

Terça feira comecei as aulas e a coisa prometia: as burocracias não podiam ser assim tão complicadas. Mero engano.

1. Não posso pedir cartão multibanco pq ainda não entreguei o comprovativo de residência
2. Não posso tirar o passe porque custa 32 euro e as máquinas automáticas só aceitam dinheiro até 24 euro ou então cartões de débito/crédito franceses (nada de Visas electrons. Se não é Carte Bleue não serve)
3. Não posso pedir telefone como estudante porque ainda não estou inscrito
4. Não posso inscrever-me porque não tenho seguro de responsabilidade civil nem número de segurança social
Ou seja, não posso fazer NADA!

Nelson 1, Burocracia francesa 3

Na quarta feira consegui fazer a inscrição, o que envolveu mentir ao sistema, outra vez. Parece que para fazer a inscrição no DEA preciso de um código de autorização. Que eu não tinha. Então disseram-me para me inscrever noutra cena qualquer (tipo numa licenciatura em matemática) que não precise de código e eles depois alteram a inscrição. Mas tenho de ir tratar do seguro.

Tratei do seguro (o que só demorou 1 hora na fila, à espera) e da inscrição falsa e voltei à secretaria. Obviamente que então é preciso um rendez-vous que será para ... daqui a 2 semanas! Duh?! Mas será que por estes lados tudo demora pelo menos 1 semana? E a resposta é: SIM! Ou demora 1 semana, ou 2 semanas, ou 3 semanas... Nunca demora 1 dia, 1 hora, 5 minutos. Não, é sempre uma semana ou mais! Lá consegui convencer a mulher a tratar-me disso no próprio dia, porque era estrangeiro, tinha montes de coisas para tratar e não podia fazer nada sem a inscrição. Como disse o Gonçalo Reis, o "olhar de desilusão" funciona e consegui inscrever-me na quarta feira. E com a inscrição pude arranjar o cartão tipo PMB que se usa para pagar os almoços. Não há cartão? Não há comida! Não se pode pagar em dinheiro! só com o raio do cartão!

Ia em quantos? Ah, sim!
Nelson 2, Burocracia francesa 3

A partir daqui tudo funcionou. Tudo? Não! Nem de perto!
Consegui pedir o telefone no próprio dia (ficou logo instalado, não demorou uma semana - Uau!) e pedi a ligação à internet, que iria demorar... exacto, 1 semana!
Vou pedir uma ligação a 15 mbit sem limite de tráefgo, mas para isso preciso do documento da France Telecom a dizer que a linha foi activada em meu nome, e isso demora ... 2 semanas! Ok. Pedi uma ligação a 512 k, com limite de tráfego, para desenrascar e entretanto fui ao site deles pedir uma ligação por modem para ao menos poder ler o mail. "Sim, senhor, vamos enviar um CD por correio. Demora 1 semana". Claro, por esta altura quando me diziam que qq coisa demorava uma semana eu só pensava "só? eh lá, até é rápido! Isto de viver em países desenvolvidos é outra coisa!" Basicamente a ligação à net demorou 3 semanas. Ao fim de uma semana disseram-me que o prazo não era de uma semana, era de 10 dias, porque havia alguns atrasos. Telefonei, fui à loja France Telecom, e diziam-me sempre o mesmo "está em vias de ser activada, deve esperar mais 2 ou 3 dias". Ouvi isto 5 vezes! Sem exagero! E continuo à espera da nova ligação, que deve demorar 1 mês, ou mais! Mas não me chateio. Vou ter 15 Mbit (para quem não sabe se isto é muito, o melhor que existe em portugal é 2 mbit. começam agora a aparecer as ligações a 4 mbit), sem limite de tráfego, com mais de 60 canais de televisão (nenhum dos quais português, claro), telefone gratuito para frança e barato para portugal, e 1Gb de espaço para fazer a minha homepage (mas o que raio pensam eles que eu vou por na minha webpage? Ah, acho que já sei o que vai para lá! ;) )

Nelson 2, Burocracia francesa 4 (3 semanas à espera de uma ligação ADSL? duh!)

O cartão multibanco foi outra aventura. Demorou uma semana (claro!) mas quando lá fui disseram-me que estava lá mas o dossier não estava validado. Faltava o comprovativo de residência. Fui logo a casa buscar o contrato, deixei-o lá para fotocopiarem e fiquei à espera do meu cartão. "Pronto, pode cá passar dentro de ...". Sim, adivinharam. Devia voltar passada 1 semana! E voltei. E disseram-me "ah, o dossier ainda não foi validado, passe dentro de 1 semana". E as semanas vão adicionando. Tive de, mais uma vez, virar o sistema. Liguei para o serviço de apoio ao cliente e lá me disseram que podia ir à agência levantar o cartão. Chego à agência e a mulher (a estúpida da mulher) diz-me que não mo pode entregar, para eu voltar daí a uma semana! "Mas eu acabei de ligar e disseram-me para passar cá!". "Ah, foi?" então lá ligou para a boss e lá obteve a tão preciosa e difícil de conseguir autorização. Consegui um cartão multibanco.

É claro que já estávamos a meio do mês. se estivesse à espera do cartão para comprar o passe tava bem arranjado. Tive de ir à agência dos transportes públicos que tinha filas intermináveis (aqui também aderiram a uma cartão tipo Lisboa Viva e a coisa deu buraco). Basicamente só comprei o passe dia 5 porque até essa altura era preciso esperar qq coisa como 2 horas na fila!

Nelson 2, Burocracia francesa 5

Mas agora tenho multibanco, segurança social, passe de transportes, propina paga, telefone, internet (comecei o blog no dia em que tive internet) e a casa tem tudo o que é necessário (enfim, falta sempre qualquer coisa, mas já está fixe). Demorei 1 mês, mas consegui!

Nelson 3, Burocracia francesa 5

Podemos aqui juntar uns pontinhos: a experiência de vida que ganhei (e os anos de vida que perdi) no primeiro mês dão-me muito mais experiência para enfrentar burocracias! Acho que agora até seria capaz de entregar uma declaração de IRS em papel aí em Lisboa! :)
Por isso, sempre que preciso de qualquer coisa, leio com atenção os papéis e entrego tudo de uma vez. A expressão "dossiers incompletos não serão considerados" já não me assusta! Consigo chegar a uma repartição, deixar os documentos e não ter de lá voltar.

Nelson 4, Burocracia francesa 5

E há ainda outra coisa: o acordo de Schengen apenas permite livre circulação 3 meses por ano. Ou seja, em teoria preciso de uma autorização de residência. Mas a verdade é que não a tenho, não a pedi, e sempre que me falam na maldita "carte de séjour" digo logo "não preciso, sou cidadão da união europeia!".

E o árbitro apita para o final do encontro.
Resultado final: Nelson 5, Burocracia francesa 5.

oooof, mesmo em cima do último minuto consegui empatar!

Por isso, os conselhos que dou a quem quer fazer um doutoramento fora são:
1. vão com antecedência para tratar de tudo rapidamente;
2. preparem-se para que nada funcione à primeira;
3. mintam sempre que necessário. Ou apenas pelo gozo!
4. façam a inscrição na universidade o mais rapidamente possível
5. antes de se aventurarem, perguntem algumas coisas ao orientador, do tipo: "costumam pedir fiador para o contrato de residência?"; "pode ser o meu fiador, caso eu precise de um?"; "posso dar a sua morada ou a morada do seu gabinete para abrir uma conta no banco?"; "não é mesmo possível fazer já a inscrição na universidade?"

E lembrem-se: uma ligação à net é uma coisa indispensável! Permite "falar" com a malta que ficou lá em casa, telefonar mais barato, etc. Ao fim de 2 semanas sem falar com quase ninguém eu tava a dar em doido. E o pior foi mesmo a terceira semana.
Por isso, é importante saber logo quais são as alternativas para fazer uma ligação à net decente e tratar disso o mais rapidamente possível. Assim que a ligação à net funcionar até parece que o resto se suporta melhor. A distância, as saudades, etc.

E podem sempre começar um blog! ;)

A hora mudou!

Mudou a hora esta noite. Sempre tivémos uma hora extra de sono. Que bom!
Dêm uma olhada na foto abaixo. Querem melhor para ilustrar a importância dos fusos horários? ;)




Conseguem inclusivé identificar-se algumas cidades. Por exemplo, a Bélgica é facilmente reconhecível (o país tá todo iluminado) e nota-se bem Paris, mesmo sobre a linha do crepúsculo.

Halloween

Buu!

he he he he...

Hoje é Halloween. Por isso, em vez de me por a falar de coisas completamente inúteis, pensei deixar aqui algumas sugestões "culturais" para o dia de hoje.

Até porque este Halloween é especial: começa hoje e só acaba na terça-feira com as eleições americanas! E se por acaso o GWB ganhar, temos Halloween por mais quatro anos! AAAAAAAAAAHHHHHHHHH!


Começo pelo novo logotipo do Google.

Para quem gosta do estilo, os Happy Tree Friends têm um episódio novo. Que é, obviamente, sobre o Halloween. Chama-se Remains to be Seen e podem vê-lo aqui.


Os filmes du jour: não se pode passar um Halloween sem recomendar o "Nightmare Before Christmass" do Tim Burton. Se querem uma amostra da banda sonora, façam "save as..." neste link.

Além deste são extremamente recomendáveis os inesquecíveis filmes do Sam Raimi "The Evil Dead" ("A noite dos mortos-vivos"), "The Evil Dead II" ("A morte chega de madrugada") e "The Army of Darkness" ("O exército das trevas"). O primeiro é um filme de terror clássico, com um orçamento muito reduzido; o segundo já é mais crescido, o Sam Raimi já tinha orçamento para o fazer. O terceiro da trilogia é de partir a rir! A sério! Um dos melhores filmes de humor negro que já vi.

Happy Halloween!

sexta-feira, outubro 29, 2004

Bacalhau à Brás

Mas vocês acham o quê? Aqui dá para comer muito bem, obrigado!
E é bacalhau mesmo, seco como o que temos em Portugal ... enfim, quase!



Nham, nham!


Receita de Bacalhau à Brás
(para 2 pessoas)

2 dentes de alho
1 ou 2 cebolas (eu uso duas)
4 ou 5 batatas (médias, nada de extraordinariamente grande)
2 postas de bacalhau, demolhado (de preferência altas)
3/4 Ovos
Azeite
Azeitonas
Salsa

Comecem por cozer o bacalhau e deixá-lo arrefecer antes de o desfiarem. Desfia-se melhor e fica mais macio. Conheço até quem o deixe uns minutos de molho em leite, fica muito macio. E é aconselhável tirarem as espinhas.
Refoguem em azeite a cebola cortada às rodelas com o alho, até ficar translúcida; juntem depois o bacalhau; vão mexendo.
Nesta altura convém ter as batatas já preparadas para fritar. Fritem-nas, mas não muito. Não as queremos douradas.
Quando o bacalhau parecer já estar a modos que bom (5 ou 10 minutos), juntem as batatas e mexam. Mexam os ovos e juntem-nos depois de retirar o tacho do lume e o deixarem arrefecer um bocadinho (para evitar cozinhar os ovos contra as paredes);
Mexam para misturar os ovos e voltem a levar a lume brando durante 1 ou 2 minutos, até obterem a consistência desejada. Retirem do lume e polvilhem com salsa. Sirvam com azeitonas.


Recomandação do "chef": acompanhar com uma cerveja 1664 (lê-se "seize-cents soissante-quatre".

Se quiserem ver "le chef" em acção, vão aqui!


Disclaimer: a fotografia serve apenas para demonstração. Não se aceitam encomendas; não se envia, nem a cobrar no destino, para parte nenhuma. Mas quem quiser vir cá, é benvindo e prometo que faço bacalhau! ;)

untitled~1.doc

"In a maths conference all the mathematicians are checking-in in the hotel and one of them gets his room key and gets really happy. Starts running around, showing everybody his key and everybody saying 'oh, you're sooo lucky', etc.
The desk clerk doesn't quite get what's the fuss all about and asks to see the key. It's key number 314.
- Yeah, it's key three fourteen, so what?
- Ah, you missed the point.
"



E agora, um bocado de serviço público! :)


A EMEL nunca existiu
De acordo com a Automotor, parece que alguém se esqueceu de fazer a escritura pública que dá à EMEL personalidade jurídica. Como tal, a empresa é, na opinião de um advogado que interpôs um processo contra a EMEL, inexistente! O que quer dizer, a ser provado, que os utentes vão poder receber indemnizações pelos montantes indevidamente cobrados ao longo destes anos de EMELização de Lisboa! Hmmmm...
Fico à espera. Mais informações.


IVA indevidamente cobrado nas mensagens escritas de telemóveis:
Chegou à nossa redacção (que é como quem diz, à minha mailbox), uma notícia que dá conta de um alegado acórdão do Supremo Tribunal de Justiça que diz que os SMS enviados dentro da mesma rede não estão sujeitos a IVA, e que a ANACOM aconselha os consumidores a solicitarem aos operadores a devolução do IVA indevidamente cobrado. Infelizmente, tal notícia não é verdadeira. Está já "noticiada" nalguns blogs e devidamente desmentida no site da ANACOM. Alegadamente foi publicada no DN de 11 de Outubro e a decisão do Supermo seria de Janeiro deste ano. Portanto, se receberem um mail a falar desta "grande notícia", não contribuam para mais um mito nascido na internet (para mais mitos, sigam o link Hoaxbusters da coluna da direita).
Mais informações


Sugestão musical du jour:
"Queixadas de Sintra", um épico trabalho dos Cebola Mol é a minha recomendação do dia. Link para esta? sim, está disponível no site dos bichos!.
Destaque especial para o trabalho épico que envolve escrever uma letra com tamanha profundidade poética!


Contas no GMail: Para quem tem conta no GMail: já conhecem o GMail Notifier? Um pequeno utilitário que fica na barra de tarefas e avisa quando chega mail novo! Giro, não? E até pode associar o GMail aos links "mailto" que se cliquem em páginas web! Além deste, recomendo o GMail drive. Acrescenta uma drive ao "My Computer" que é a vossa conta de GMail! Podem copiar ficheiros de e para lá! O GMail Drive cria um e-mail para vocês próprios com o fich em attach! Afinal, para que raio queremos nós uma conta com 1 Gb se não for para a atafulhar? Só um conselho: criem um filtro no GMail que faça o seguinte: se o remetente for o vosso endereço de e-mail gmail e o subject começar por "GMAILFS" arquiva a mensagem e atribui-lhe um "label" (no meu caso, "GMail Drive"). Assim evitam ter a mailbox com mails que na verdade não o são. E por falar nisso, preciso de uma conta gmail! Objectivo: directoria Temp de utilização semi-pública ;) alguém tem convites?
Gmail Notifier
Gmail Drive


Que me dizem? Que tal isto para serviço público? Tou a pensar pedir um subsídio ao Ministério da Cultura!

quinta-feira, outubro 28, 2004

O meu prédio visto do espaço

Olá gente!

Queria só mostrar-vos uma coisinha. É que hoje nem tempo houve para colocar ao menos um postzito, e não posso decepcionar os meus leitores! ;)

Aqui têm uma fotografia "bem linda" do meu prédio, visto do espaço.



O meu prédio, visto de cima


Sigam o link. Dá para a mais recente galeria de fotos. Todas de cima, retratam o longíssimo caminho que eu tenho de fazer para chegar à universidade. Pelo meio vou indicando os serviços mesmo "à mão" e outros locais de interesse.


Já a seguir a este breve compromisso publicitário, não percam:

  • Toques de telemóvel grátis;

  • O Tupperware, esse desconhecido;

  • Uma exclusiva entrevista com a Princesa Diana, e

  • O guia prático do doutoramento, parte II - instalação



Pedaço solto de conhecimento sem utilidade para ninguém: Teflon é a designação comercial do politetrafluoretileno, também conhecido como PTFE. É uma das substâncias com menor índice de atrito conhecidas, além de outras importantes propriedades: alta resistência ao calor, isolante eléctrico, quimicamente inerte (só reage com coisas como sódio em fusão e outros agentes igualmente comuns nas cozinhas), muito elevado ponto de fusão e grande resistência à deformação. Foi descoberto em 6 de Abril de 1938 por Roy Plunket que trabalhava para os laboratórios Dupont em New Jersey. O Teflon começou a ser comercializado em 1945 com esta designação. Para mais informações, consultem www.teflon.com.

quarta-feira, outubro 27, 2004

Notícia de Última Hora

Acabaram de chegar à nossa redacção os resultados da 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Por questões logísticas, salientamos apenas os resultados mais importantes:
Madalena 3 – 4 U. Leiria
Odivelas2 – 1Gil Vicente
Fiães 3 – 1 Sintrense
Imortal 1 – 2Sp. Pombal
AD Oliveirense 1 – 0 Anadia
Leixões 2 – 31 Louletano
Vianense4 – 2 UD Oliveirense
Valdevez 0 - 1Lordelo
O. Hospital5 - 42 Sanjoanense
Pampilhosa3 – 11Fátima
Ac. Viseu4 - 0Merelinense
Leça5 – 32Canedo
1 Após prolongamento
2 Após grandes penalidades


Destaque para a presença surpreendente do Belenenses na 5ª eliminatória. Após um sorteio extremamente renhido, conseguiu ficar isento. No final do sorteio o treinador mostrou-se "satisfeito com a prestação da equipa, que mostrou ter grande carácter e espírito de grupo". Já Antchouet mostrou-se satisfeito com o resultado do sorteio e disse esperar merecer a confiança do "mister" para o sorteio da 5ª eliminatória.

E claro, uma última palavra para o grande União de Leiria que não se limitou a ganhar! Não... isso era pouco. Deixou-os marcar o terceiro golo para lhes dar esperanças até ao fim! É assim mesmo! É desta que a gente ganha a Taça de Portugal. A menos que na final o Costinha volte a marcar depois de tirar o guarda-redes do caminho à sapatada, como da outra vez.

O Turquemenistão

Por ocasião do seu 13º aniversário, deixo aqui alguns factos sobre o Turquemenistão.

Capital: Ashghabat
População: 4,5 milhões
Área: 488.100 km2
Religiões predominantes: Muçulmana (89%), Ortodoxa (9%)
PIB per capita: 1630 dólares
Regime político: Ditadura
Ditador de serviço: Saparmurat Niyazov
Onde fica: No cú de Judas.
Estado Civil: Ex-república da URSS
Possível destino de férias? Nem que me pagassem! :P
2 Isto, obviamente não é uma nota de rodapé! Quer apenas dizer km quadrados! Duh.

O ritual do café

\begin{preamble}

Antes de mais, queria fazer uma alteração ao post de ontem: afinal o Gutenberg não era de cá. Mas viveu cá uns anos. Assim como o Pacheco Pereira. Só que o Gutenberg não ia a Portugal passar os fins de semana e o Pacheco Pereira não inventou a imprensa. Podemos dizer que o Gutenberg foi o precessor do Deputado Europeu, essa figura ímpar da nossa cultura europeia. E a propósito, da minha varanda consigo ver o Parlamento Europeu. Alguém sabe qual é a janela do gabinete do Miguel Portas? Ou será que por ser do BE lhe deram um gabinete na cave? (a Alsácia é assim a modos que de direita... não muito... o suficiente para o partido do Le Pen ser o mais votado)

Pronto, o pior já passou. É a primeira retractação do meu blog, (snif, snif!)

\end{preamble}1
1Piada croma de LaTeX. Quem não conhecer ignore. E LaTeX não é o material com que se fazem preservativos. Lê-se "Lahtech" ou "laytech" e é um sistema de ... espera lá! se não sabem o que é o LaTeX tou a tentar explicar para quê? Fiquem na ignorância ou procurem no Google. :P2

2:P é um "smiley". simboliza alguém a deitar a língua de fora. Mais uma vez, se não sabem o que quer dizer, procurem. Se estiverem mesmo curiosos, vão aqui para saberem como o smiley foi inventado, em 1982!





Uma coisa que me faz falta por cá é o ritual do café. Não que a malta aqui não vá ao café. O café é que é uma merda! O que me vale é que tenho máquina de café expresso em casa e pelo menos de manhã consigo beber uma bica em condições antes de me atrever a enfrentar o mundo. Mas faz-me falta aquela rotina de chegar ao técnico logo de manhãzinha, aí pelas 10 ou 11 horas, sentar-me na minha secretária, começar a ler o mail e sem sequer ter tempo de começar a trabalhar alguém (tipicamente o Bernardo) aparecer à porta a perguntar: "Alguém quer tomar café?".

O ritual do café não diz respeito apenas à bebida. Aliás, se não houvesse café eu havia de ir ao café na mesma. O ritual do café diz respeito à conversa de café, às piadas sobre política ou futebol, ao gozo com os sportinguistas que iam entrando sempre que o Sporting perde um jogo (o que, a bem da animação da malta, acontece muitas vezes), e ainda por cima, saboreando um bom café!

Aqui não encontro disso. Não é que os franceses não vão ao café mas, para começar, vão menos vezes que nós; depois o café é tramposo (paravra recém inventada para evitar dizer merda duas vezes no mesmo post. Olha, f#$%-se! Já disse) e para complicar, não percebo as piadas em francês (tirando aquela sobre Calais do post de ontem), os trocadilhos não funcionam, não acompanho a política francesa, nem o futebol francês, nem o "Ídolos" francês, nem a "Quinta das Celebridades" francesa (não sei se existe, mas não me admirava) e por isso o ritual do café perde-se. Dou por mim a falar de... imaginem só... matemática! Blagh!3

O ritual do café é um marco da nossa cultura. É parte daquilo que nos identifica como portugueses. E é daquelas pequenas coisas que nos fazem falta todos os dias quando estamos fora.

Enfim, já tou farto de conversa séria!
3Estas expressões chamam-se onomatopeias. É o que se chama uma figura de estilo. Vocês são um bocado ignorantes, não? ;) (<-- isto é um smiley2)



Cenas dos próximos episódios:

  • O tupperware, esse desconhecido

  • Conselhos práticos para fazer um doutoramento no estrangeiro, parte II - a instalação

  • Receita de Bacalhau à Brás

  • Toques de telemóvel (todos os sites têm toques de telemóvel. Eu também quero!)




Trivia da semana:
Quem cantava a versão portuguesa da música da Abelha Maia?
(link removido em 31/10)

Sugestão musical da semana:
Recomendo a versão dos Cake do famosíssimo tema da Gloria Gaynor, "I Will Survive".
Não ponho aqui um link por questões óbvias de copyright, mas acredito que se procurarem decerto a encontrarão. Lembro no entanto que andar a sacar músicas da net é ilegal. Por isso, se o fizerem, não se gabem muito, nomeadamente a agentes da autoridade.


Factos inúteis do dia:

  • O artigo do dia da Wikipedia é "Portuguese"

  • O Turquemenistão faz hoje 13 anos. Parabéns!

terça-feira, outubro 26, 2004

"É terça-feira

feira da ladra
abre hoje às cinco
da madrugada"
Sérgio Godinho, "É terça-feira"


Cá ando!
Para variar um bocado, que os primeiros posts foram a avacalhar o sistema, acho que vou contar a minha vida por cá!

Bem, para começar, chove!
O que aborrece um bocado. Em Lx nunca tive guarda chuva. Aqui é o meu companheiro indispensável. Mas ao menos não ha inundações. Por falar nisso, este ano Lx já alagou ou ainda se pode ir a Alcântara sem ser de barco?

Tou a ter aulas (3 cadeiras) o que quer dizer que tenho aulas às terças de manhã, terças de tarde e quintas de manhã. E não há cá TPCs nem nada! É exame e pronto. Quando voltar a casa para o Natal já tenho as cadeiras do primeiro "semestre" prontas. Os exames são logo em Dezembro.

Além das aulas tou a começar a trabalhar para fazer a "memoire du DEA" que terei de escrever ao longo deste ano lectivo e a coisa anda, embora devagarinho...

E estou a ter aulas de francês para estrangeiros! Existem cursos grátis e eu estou inscrito em dois centros. Basicamente tenho 4 ou 5 h por semana de "aulas". Conversação, expressão escrita, pronúncia, etc. Pas mal. Hoje até aprendi uma piada em francês... é tão giiiira...1 fiquei emocionado! Tem a sua piada pq nas turmas estão europeus assim a modos que alemães, espanhóis e catalães (notem a diferença!) e asiáticos (já apanhei chineses, japoneses, uma coreana e uma tailandesa nas turmas). A cultura asiática é tão diferente... quando se falou na cerimónia anual de fuga para a praia durante as férias, que na europa são pagas, haviam de ver a cara de espanto da coreana! Quando lhe dissémos que a malta recebe ordenado sem trabalhar e ainda recebe 1 mês extra ia-lhe dando um xlique (palavra inexistente, portanto escrevo-a como me apetecer!). Falou-se de Asterix e adivinhem lá! Os asiáticos não fazem puto de ideia quem é! Tsc tsc...
1 A piada é assim: uma família vai passear a Calais. E quando lá chegam os putos vêm a placa que diz "Pas-de-Calais" (Paço de Calais). E ficaram espantados! Perceberam? "Pas de Calais"! Tão giiiira! Para quem não percebe puto desta língua a modos que abichanada, quer dizer que não há Calais. :D
2Para quem não sabe, isto é uma nota de rodapé!


Em casa, agora que tenho net, consigo ouvir o jornal da tarde enquanto faço o jantar (fica disponível na net algumas horas depois da emissão) e mesmo o telejornal (que só costuma ficar disponível ao fim da manhã do dia seguinte)! E até dá para ouvir os relatos de futebol na Antena1. É claro que na semana passada o Benfica jogou e ganhou ao Heerenveen e como eu ainda não tinha ADSL tive de me ligar com modem 56k. Ou seja: quando o Benfica marcou o 3º golo consegui ouvir:
" ... ooooo .... oooo .... lo ... É go .... ica!"
E pronto, lá percebi que tínhamos marcado.

URLs de rádios portuguesas na net:
Antena1: mms://194.235.129.79/antena1
Antena3: mms://194.235.129.79/antena3
Rádio Comercial: http://212.113.174.196/comercial
Best Rock FM: http://212.113.174.196/bestrock
Mega FM: mms://renascenca.live.edgestreams.net/reflector:22683
Cão FM: http://212.113.174.196/caofm

Recomendo para quem tem ligações lentas ou está demasiado longe (demasiado longe = a pelo menos 2 cordilheiras ou 1 oceano) a Mega FM e a Cão FM pq são a 20 kbps. As outras são a 96 e de vez em quando falham. Para quem não sabe o que é a Cão FM (penso que as outras dispensam apresentações), recomendo uma visita! vale a pena.

Facto avulso du jour:
Sabiam que o Guttenberg, o homem que achou que dava demasiado trabalho copiar a Bíblia à mão, era de Strasbourg? Por acaso, isto tem o seu quê de poético... ele achava que dava demasiado trabalho copiar a Bíblia à mão e era de cá, eu tb acho que dá demasiado trabalho copiar a Bíblia à mão (nunca copiei nenhuma inteira, embora na catequese tenha copiado algumas passagens) e vim para cá! E até já vi a estátua dele. Só não havia era bíblias por lá. Pensei em levar lá uma para ele autografar, mas depois disseram-me que na verdade não era ele, era só uma estátua e ele já tinha morrido há imenso tempo. Fiquei tristito, coitado do homem...


... enfim, adiante!

Não queria terminar sem dizer duas coisas:

1. eu também não gosto do homem, mas há que dizê-lo, ele até tinha piada, acho mal que o tenham tirado da televisão! Coitado do Marcelo Rebelo de Sousa! E por isso, quero disponibilizar o meu blog para ele poder mandar os seus bitaites ao domingo à noite! Se alguém o conhecer, fáxavor de lhe dar o recado.

2. O Cavaco Silva resolveu dizer que é contra as SCUT, excepto a Via do Infante (duh!). Pois bem, eu acho que a A1 devia ser uma SCUT até Leiria, e a Ponte 25 de Abril também (mas não até Leiria, só de Almada para Lisboa). E a CREL! E as outras todas que paguem portagem! A ponte da Arrábida, a ponte do Freixo, a BCI (VCI no dialecto indígena) e o túnel do Marquês. Por falar nisso... naaaa, deixa tar!
E já agora, as Av. Rovisco Pais, António José de Almeida e Manuel da Maia passam a pagar portagem entre as 18h e as 4 da madrugada, excepto em dias de Super-Arraial! As receitas revertem a favor da Paróquia de S. João de Deus. Que tal? boa ideia, não?


ok, ok, eu calo-me. até amanhã.

segunda-feira, outubro 25, 2004

Guia prático para fazer um doutoramento fora - Parte I

Más razões para fazer um doutoramento no estrangeiro:
1. Ah, e tal, eu quero dedicar a minha vida à ciência e à investigação
2. Na Universidade XPTO trabalha o Sr. Fulano de Tal que é muito conceituado na minha área
3. Quero aprender coisas novas, com pessoas diferentes, e estar em contacto com outras culturas

Estas são as más razões! É que, por melhor que seja o programa de trabalhos, por mais acolhedora que seja a cidade, por mais próxima que seja a cultura, por mais porreiro e competente e atencioso que seja o orientador, mais tarde ou mais cedo a coisa vai dar para o torto! E nessa altura vocês vão-se sempre interrogar "Mas o que raio me deu na cabeça?" Pois é... além destas razões, devem procurar outras, menos óbvias, menos comuns, mas que ajudem a passar o tempo quando a coisa apertar (nomeadamente no primeiro mês)!

Boas razões para fazer um doutoramento no estrangeiro:

1. As bolsas são melhores
2. Há lá resmas de gajas boas
3. O Santana Lopes é Primeiro-Ministro
4. O Bagão Félix é Ministro das Finanças (valha-nos Nossa Senhora, e eu nem sou católico!)
5. No estrangeiro não se ouvem as bocas do Pinto da Costa na televisão
6. Não ouço os comentários do Marcelo Rebelo de Sousa ... errr... espera, vocês também não! Ok, risca esta.
7. O Santana Lopes é Primeiro-Ministro

Se partilharem de algumas (ou todas) estas razões, então venham para fora estudar! E quando as coisas correrem mal, quando se sentirem sozinhos e perceberem que afinal isto de vir para o estrangeiro é uma grande treta, lembrem-se que o Santana Lopes ainda é Primeiro-Ministro!!! Sempre que me sinto em baixo vou a sites de jornais e televisões à procura de uma foto qualquer dele e sinto-me logo melhor por estar a 2300 km!

Isso sim, são boas razões para se ir fazer um doutoramento para o estrangeiro!


A long, long time ago...



Uma cena verdadeiramente marada... já tinha visto isto há uns tempos mas não sabia o endereço. Cliquem na imagem abaixo para verem com os vossos próprios olhos que de facto há gente neste mundo com demasiado tempo livre...



Star Wars em ASCII!

Divirtam-se. Ou então, aborreçam-se. Eu só consegui ver 1 minuto e fartei-me.

Outono

Olá olá!

Se quiserem podem ver as fotos de minha casa em http://nelson-sousa.fotopic.net/c322550.html.

Deixo-vos com uma foto das árvores ao pé de minha casa.


Outono


Em resposta ao triva de ontem, a Alsácia pertenceu à Alemanha até ao fim da 1ª Guerra Mundial. Depois passou para a França. Já agora, no próximo dia 11 de Novembro é o aniversário do Armistício (é feriado aqui).

Link du jour

Conhecem os Happy Tree Friends? São uns desenhos animados encantadores, repletos de violência gratuita! Existem já mais de 40 episódios e costumam ter 5 ou 6 disponíveis no site.

Quem gosta destes bonecos vai adorar a versão "Pop Corn Video" que eles fizeram de um dos seus filmes. Sigam o link:


Pop Corn Video

Disclaimer: Contém cenas que podem ferir a susceptibilidade do tele-espectador. Não aconselhável a crianças, idosos, grávidas e acompanhantes de crianças de colo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas contacte o seu médico ou farmacêutico. TAEG de 8,73% para um empréstimo de 5000 Euros a 36 meses. Não dispensa a consulta do folheto informativo.

100º hit

Chegámos ao 100º hit! Isto merece uma comemoração! Claro que com espumante Alsaciano! :)


Espumante Alsaciano

Blog do dia: A moda dos Blogs pega-se entre a malta que vai para fora. O Ricardo Inglês começou hoje o seu: ricardoingles.blogspot.com

Facto interessante sobre a Alsácia

Sabiam que o criador da Estátua da Liberdade (sim, a de Nova Iorque) era Alsaciano?
Chamava-se Bartholdi e vivia em Colmar, 70 km ao Sul de Strasbourg. A estátua foi construida lá e depois enviada para a Big Apple.

Em Colmar pode encontrar-se, desde há pouco tempo, uma réplica com uns 5 m de altura da estátua e imensas referências ao Bartholdi.

Colmar onde por acaso eu até tenho família! Mora lá o meu tio e a minha prima (e as minhas duas primitas filhas dela). Ainda na semana passada lá estive.

O título do Blog. E o futebol, pois então!

Por esta altura alguns de vocês devem estar a interrogar-se "o que raio é uma tarte flambée?". Ou então, não!

Uma tarte flambée é uma coisa de aspecto pizzento, com massa muito fina e sabor muito interessante. Deve comer-se regada com muita e alsaciana, claro está, cerveja.

O que nos leva à segunda parte do título do blog. A Kronenbourg! Cronenbourg é um bairro de Strasbourg e Kronenbourg é uma cervejaria velhinha e que guardou o K dos tempos em que a Alsácia ainda era Alemanha.

Cerveja é coisa que por estes lados não falta! Em Strasbourg existem 4 grandes fabricantes de cerveja (embora eu só conheça 2: a Kronenbourg e a Fisher). Eu costumo consumir a 1664, uma cerveja pilsner (não tão saborosa quanto a Super-Bock, claro) da Kronenbourg. Mas antes que o David me venha corrigir com os seus mui oportunos comentários, deve dizer-se que das 4 fabricantes apenas 1 é de Strasbourg. As outras 3 são de Schiltigheim, um dos subúrbios e, só por mero acaso, é onde mora o David. Não admira que ele só beba cervejas Fisher, que são de Schiltigheim.

Trivia da semana: Strasbourg está cheia de nomes alemães. De facto, a Alsácia pertenceu à Alemanha até há relativamente pouco tempo. Quando é que voltou a pertencer à França?

A presença cervejeira é notória! No super-mercado o corredor das cervejas é maior que o corredor dos artigos de higiene! Incluindo pensos rápidos, pastas de dentes, shampoos, etc. A única coisa que ocupa mais espaço no supermercado que as cervejas são... os queijos. Duh!


E pronto, para já chega. Não termino sem uma menção muito importante ao meu União de Leiria que conseguiu a sua primeira vitória fora da época! Ganhámos 1-0 em Aveiro. Nada mau... :)

domingo, outubro 24, 2004

Primeiras fotos de Strasbourg

Algumas fotos da minha primeira estadia por estes lados estão online em http://nelson-sousa.fotopic.net/c321334.html.
Espero que gostem.

La blague du jour

... ou como dizem os americanos, "the blag thu jur".

P: Como se chama uma pessoa que fala 3 línguas?
R: Trilíngue
P: E como se chama uma pessoa que fala 2 línguas?
R: Bilíngue
P: E como se chama alguém que só fala 1 língua?
R: Francês

Conselhos práticos para escrita de comentários

Ora vivam!

Antes de mais, obrigado a toda a gente que já andou a cuscar o blog e que resolveu mandar a sua própria posta de pescada para o barulho.

Para já resolvi permitir que qualquer pessoa possa escrever comentários. Não precisam estar registados no blogspot. Por isso, venham daí os vossos comentários. Convém que os assinem, contudo! Se não estiverem registados no blogspot o comentário é assinado por "Anonymous".
E lembrem-se que um blog é uma coisa pública! Usem o e-mail para mensagens privadas.

Cenas dos próximos episódios:
- Guia prático do estudante de doutoramento. Parte I - Motivação
- Galeria de fotos de Strasbourg
- Fotos de minha casa

Alsácia, a terra dos três C

Quando cheguei até me ia dando uma coisinha má. Deixei para trás Lisboa com 30 graus e Sol e aqui estavam 10 graus e chovia! O que vale é que o tempo nem é assim tão mau, nestes últimos dias tem estado Sol e algum calor (20, 20 e poucos graus).

Agora já me vou habituando à nova rotina e vou começando a conhecer a cidade e os hábitos culturais "Strasbourgeoises".

Para quem não sabe, a Alsácia é a terra dos três C: cathédrale, cigogne e choucroutte.

A catedral de Strasbourg, uma das mais altas do Mundo (penso que é a 3ª mas não tenho a certeza), podem vê-la na foto abaixo.


Catedral de Strasbourg

Quanto a cegonhas, tenho-as visto mas não na cidade. E a choucroute, o que é? Bem, penso que o nome em alemão é sauerkraut e é uma coisa que muito vagamente faz lembrar cozido à portuguesa. É a especialidade gastronómica cá do sítio. Consiste em couve, que é deixada em vinagre ou lá o que é durante 1 ou 2 dias, carnes várias (entremeada, chouriço) cozidas, e uma ou duas batatas cozidas. Por acaso é bastante bom. Aconselho a toda a gente que vier para estes lados provar uma choucroute.

Bem, para já chega. Para amanhã, a explicação do títutlo do Blog. ;)


Ah! claro, a resposta à pergunta de ontem:
P: Como é que se chama um cão que não tem as 4 patas?
R: Não se chama. Vai-se lá buscá-lo.

sábado, outubro 23, 2004

A abrir

Ora viva!

Antes de mais, bem-vindos (é bem-vindos ou benvindos que se escreve? nunca tive a certeza) ao meu pequeno sonho de liberdade de expressão (petit rève de liberté de expression, para quem souber francês :P)

Resolvi começar a fazer um blog. E dizem vocês: "Mas... mas...". E eu sei no que é que estão a pensar. O que querem dizer mas faltam-vos as palavras é "Mas para que raio é que o gajo quer um blog? Não temos já blogues suficientes para ler? Agora se de cada vez que um gajo vai para o estrangeiro começa um blog não tarda nada passamos metade do dia a ler merdas que os outros resolveram por na net!".

E têm muita razão! Mas como eu nunca me preocupei muito com a opinião dos outros, escrevo o blog na mesma e pronto! Não gostam? Comam menos!

Um pouquinho mais a sério, resolvi escrever o blog um pouco para me servir de diário nesta permanência em Estrasburgo, um pouco para ir dando notícias da minha presença em terras gaulesas (nota: gaulesas vem de gália, e não de General de Gaulle. É só para confirmar) e um pouco para dar azo à vontade súbita que às vezes tenho de dizer mal de forma descontrolada e gratuita!

Por isso, sintonizem os vossos ordinatores... errr... computadores e dêem a vossa opinião, pois então!


A fechar, uma pergunta: "Como é que se chama um cão que não tem as 4 patas?".
Não perca, a resposta a esta e a muitas outras perguntas, no próximo post!