terça-feira, novembro 30, 2004

Last Action Hero

Nota à Imprensa da Presidência da República

Palácio de Belém
30 de Novembro de 2004

1. O Presidente da República encontrou-se hoje com o Senhor Primeiro Ministro, para continuação da apreciação dos desenvolvimentos políticos recentes.

2. O Presidente da República, ponderada a situação política actual, comunicou ao Senhor Primeiro Ministro a sua decisão de ouvir os partidos políticos com representação parlamentar e o Conselho de Estado, nos termos do art. 133º, alínea e) da Constituição da República.

O Governo caiu!

Nem de propósito. Ontem tinha posto aqui uma sondagem que perguntava se achavam que o PR devia convocar eleições antecipadas.

Aproveitei para mudar a pergunta. Já agora, votem!

Eu ainda estou meio aparvalhado. Acabei de descobrir que não temos Primeiro-Ministro, mas que, afinal, temos Presidente da República.

Só tenho uma preocupação: a FCT precisa do OE aprovado para pagar bolsas. Como o OE já começou a ser votado, presumo que a votação continue e o OE acabe por ser aprovado. Vou aguardar pelas cenas dos próximos episódios.

O frio

Acho que já sou capaz de ter tocado no assunto, assim ao de leve, mas pelo sim, pelo não, digo outra vez: tá um frio do caraças!

E para complicar, tou com a garganta inflamada e tou a sentir-me um bocado doentezito... vamos a ver como a coisa corre, mas tá-me a parecer que vem aí uma gripe. Calha mesmo bem, tenho exames daqui a 2 semanas! Enfim, toca de beber sumo de laranja e p'raí um quilo de paracetamol. Deve funcionar. ;)

segunda-feira, novembro 29, 2004

Nova sondagem

Demite-se um ministro, vai o Santana a Belém (várias vezes, pelo que parece) e ainda por cima tá toda a gente com os olhos no processo Casa Pia. Já parece praga: sempre que há crises políticas sérias andam os portugueses distraídos com qualquer coisa... Ou é o campeonato da Europa, ou a pedofilia...

Tá-se mesmo a ver que em 2006 Portugal ainda consegue ser campeão do Mundo de futebol e temos um golpe de estado 2 dias antes da final.

Mas à conta disso mesmo, resolvi fazer uma sondagem, desta vez a dar para o sério. Obviamente que os resultados não querem dizer absolutamente nada, mas mesmo assim...

E vejam lá, até resolvi fazer as coisas sem piadas! Uma sondagem de "Sim", "Não" e "Não sei"! Até parece mentira.

Votem. Começam já a treinar. Afinal, para o ano que vem temos o referendo sobre a constituição europeia, as autárquicas e sabe-se lá... talvez umas legislativas!

Fim de semana em Colmar

Fui a Colmar passar o fim de semana. Fica a 70 km ao sul de Strasbourg.
Tenho lá família e de vez em quando aproveito para os ir visitar. Afinal, demora-se só 30 minutos de comboio e há comboios quase a todas as horas.
É uma cidadezinha simpática e este fim de semana tinha uma feira do livro, bastante grande tendo em conta o tamanho da cidade.

Por aqui, tudo na mesma: tá frio, chove, neve nem vê-la, e já temos iluminações de Natal um pouco por todo o lado.

Frase do dia: "Devido à velocidade da luz ser superior à velocidade do som algumas pessoas parecem inteligentes, até as ouvirmos"

Nota futebolística du jour: O que me vale é que sou adepto do União de Leiria. Senão, hoje era capaz de estar um bocado chateado. :)

sexta-feira, novembro 26, 2004

Códigos de barras

Somos cada vez mais um número. Cada vez mais anónimos numa sociedade globalizada de cada vez mais milhões de consumidores. Tal como os produtos estão todos catalogados pelos códigos de barras, também os consumidores irão estar catalogados por códigos de barras!

Aqui têm o meu código de barras:



Cliquem na imagem e criem o vosso código de barras. E como já houve reclamações, acrescento que este site foi-me mandado pela Catarina Nunes. Pronto, assim tá melhor? ;)

Aviso: Os códigos de barras são pessoais e intrasmissíveis. Num futuro próximo poderemos ser obrigados a tatuar o nosso código de barras.

Facto très important du jour: Sabiam que o Joe DiMaggio ("Where have you gone, Joe DiMaggio, our nation turns its lonely eyes to you") foi casado com a Marilyn Monroe? E sabiam que a Marilyn foi a primeira mulher a estar nas páginas centrais da Playboy?

E por falar em Playboy...

Aniversário do Dia: Ilona Staller, mais conhecida como Cicciolina, faz hoje 53 anos.

quinta-feira, novembro 25, 2004

Dá-se: modem ADSL

Pois, isto de andar a mudar de ligação ADSL tem destas coisas... agora tenho um modem ADSL USB que aguenta até 2 Mbps, penso eu, e não preciso dele para nada!

Por isso, não sei como funcionam aí as coisas a respeito dos modems. Nem sei se este irá funcionar com uma ligação de um operador português. Mas se alguém estiver interessado em experimentar, o modem está disponível para oferta! Afinal, custou-me 1 Euro... bem, se funcionar divide-se a despesa e quem quiser o modem tem de me dar 50 cêntimos (ou um café). É só para ser justo... :)

No final sobre o "item": aquilo tem ligação para tomadas de telefone de França. Ou seja, é preciso um adaptador. Felizmente eu tenho um adaptador.

Já começa!

E pronto.

Tenho a bicicleta há 5 dias e já me roubaram ... o selim!
Por estes lados rouba-se tudo de bicicletas! As lâmpadas, os reflectores, os selins, as rodas, até o raio das protecções de borracha para os travões!

Lá tive de comprar outro selim. E pelo sim, pelo não, outro cadeado. A partir de agora bloqueio as duas rodas! E começo a trazer o selim para casa... :)

E isto tudo porque, a bem do conforto dos utilizadores, dá para tirar rodas e selins de bicicletas sem esforço e sem ferramentas!

Um gajo pode andar na rua às 3 da manhã sem problemas, sem ter medo de ser assaltado. Mas convém deixar a bicicleta bem presa, num sítio iluminado e mesmo assim... antes de pegar na bicicleta convem contar as peças todas a ver se não falta nada...

Uma palavra ao nosso patrocinador

Este post é para ser lido muito, muito rapidamente!!!

Já tenho a minha nova ligação à net! Yeeeeeeeeeee!
Para quem estiver interessado e se quiser roer um bocadinho de inveja, a ligação está a funcionar a 8,6 Mbps em download e 1 Mbps em upload! É claro que isto são velocidades nominais. É também preciso ver a velocidade real de download de ficheiros, por exemplo. E para isso, resolvi fazer um testezito: fui fazer download do Service Pack 2 para o Windows XP. Um ficheiro de 266 Mb. Começou promissor, a copiar a mais de 900 kb/s mas abrandou um bocado e acabou nuns míseros 580 kb/s. Ok, não é mau! Copiei 266 Mb em 8 minutos! :)

É caso para dizer que este post é patrocinado por:


Ok, ok, não tenho a ligação a funcionar a 15 Mbps. Afinal a minha central só vai até 8.6 Mbps. Mas quando resolverem mudar a central (o que deve estar para breve), passo a ter qualquer coisa como 25 Mbps (15 Mbps é a velocidade média anunciada para quem mora a cerca de 2 km da central e acontece que a central está mesmo... aqui ao lado, a menos de 800m!)

E amanhã já deve estar activado o meu novo número de telefone que é: +33 87 101 78 33 (gostam? Fui eu que escolhi! Era a única capicua disponível...). Podem continuar a utilizar o antigo, mas é pouco aconselhável. O novo número já tem voice mail, chamada em espera, etc (por estes lados a France Telecom faz-se cobrar por esses serviços).

quarta-feira, novembro 24, 2004

Céu pouco nublado ou limpo, subida das temperaturas

Hmmmm.... bom tempo!
Hoje esteve um sol fantástico. Ok, paga-se o preço da latitude: mesmo à 1 da tarde o Sol estava baixinho. Mas o que é importante é que havia luz na rua! E até a temperatura convidava a deixar o casaco em casa. Estavam uns 14 graus (palpite baseado nas medições do meu termómetro pessoal).

Ao menos pode ser que com o Sol de Estrasburgo possa fazer inveja à malta que anda para aí a publicitar nos seus blogs que já neva. Aqui não neva mas está Sol! :P

Blog du jour: HULK'S DIARY THAT IS ON THE INTERNET

Pergunta do dia: A que horas se põe o Sol em Estrasburgo por esta altura?

Resposta à pergunta do dia: bem, hoje o Sol pôs-se às 16:41! às 17h já é noite cerrada.

terça-feira, novembro 23, 2004

A insustentável ausência da Internet

A minha ligação à net morreu. :(
Penso que seja porque a nova ligação já está quase, quase pronta, vamos a ver... pelos vistos o dito cujo modem XPTO vem a caminho. Pode ser que o próximo post seja já a velocidades obscenas.

Por isso, meus caros, despeço-me com um "até breve"! É claro que se amanhã ainda não tiver adsl outra vez ligo-me por modem 56k para por aqui um postzito, não é? Aliás, uma postazita. Isto de usar palavras em estrangeiro é só show-off.

Sugestão musical du jour: Bonga, "Tenho uma lágrima ao canto do olho"

Pergunta du jour: ONDE RAIO É QUE ESTÁ A NEVE, MEU? Já me tou a passar! Lá chover, chove. Mas nevezita e tal, népias!

segunda-feira, novembro 22, 2004

Guia prático para fazer um doutoramento fora - Parte III

Meios de subsistência

Isto de vir para fora tem montes de piada (por acaso, até nem tem, as saudades de casa são muitas e os primeiros meses custam que se fartam), as bolsas da FCT são muito generosas (os bolseiros portugueses são os mais bem pagos da Europa, obrigado Mariano Gago), mas ...

Mas quando se vem para fora é preciso contar com: dinheiro para viagens (a primeira viagem, o regresso no natal, etc); caução do aluguer (pode chegar a qualquer coisa como 2 meses de renda); instalação de telefone, internet, compra de itens de mobília (mesmo que o apartamento esteja mobilado é sempre preciso comprar pequenas coisas para casa) e é preciso contar com o atraso dos pagamentos das bolsas!

A FCT paga bem, e a horas (no dia 1 de cada mês o dinheiro está na conta) mas o primeiro pagamento pode atrasar. Ou melhor, o primeiro pagamento atrasa! É um dado adquirido. Estamos quase em Dezembro e não sei se vou começar a receber no próximo mês ou só em Janeiro. Ok, pagam com retroactivos, mas retroactivos não compram comida. Por isso, o que pode um gajo fazer?

Bem, eu vendi um carro. Quem não tem carros para vender tem de encontrar qualquer coisa que lhe garanta o dinheiro para os primeiros meses. Eu ainda estou dentro do orçamentado, mais ou menos, mas com os atrasos do orçamento de estado as verbas vão-se esgotando. Ok, nada de grave, há sempre reservas a que posso recorrer. Mas passa-se por um aperto completamente desnecessário se as coisas fossem feitas atempadamente. Os resultados do concurso foram conhecidos a meio de Agosto mas só em Novembro é que as bolsas foram homologadas pela Ministra da Ciência. Depois é preciso esperar pela aprovação do Orçamento de Estado (nunca pensei dizer "ainda bem que temos uma maioria absoluta de direita no Governo", mas se o orçamento não fosse aprovado tava bem enrascado) e depois é preciso esperar que o dinheiro chegue aos cofres da FCT para eles começarem a fazer os pagamentos. E isto tudo demora... 3 meses!

Seria muito mais fácil se não se recorresse, em Portugal, a truques e fintas para criar valores artificiais do deficit público. Atrasa-se o pagamento de tudo o que se puder atrasar para que o saldo em 31 de Dezembro permita apresentar os célebres 3% do PIB quando Bruxelas perguntar se se gastou muito dinheiro. É claro que à conta disso quem apanha por tabela é quem espera dinheiro do estado. Mas é preciso que as contas "batam certo" e o deficit fique dentro das margens estipuladas. Nem que para isso se tenham de vender as receitas das portagens para os próximos 50 anos. Nem que para isso se vendam os créditos fiscais do estado a quem tenha capacidade de os cobrar. Nem que para isso se venda mais uma empresa pública num processo de privatização duvidoso e acelerado para encaixar o dinheiro rapidamente. Nem que para isso se venda o Palácio de S. Bento ou se hipoteque Lisboa e Vale do Tejo ao FMI. Nem que para isso se exija aos bolseiros portugueses no estrangeiro (que foram sozinhos morar longe de casa e dos amigos com a promessa de muitos euros para fazerem a investigação de que gostam) que subsistam 3 meses a viver do ar!

Enfim, é o país que temos.

I want to ride my bicycle

Comprei uma bicicleta! Já estava farto de depender dos transportes públicos que não são nada maus mas que acabam cedo. A partir da meia noite e meia já não há eléctricos. E como já tava farto de voltar para casa a pé à noite...

É claro que tá um frio do caraças! Não dá muito jeito para andar de bicicleta, mas enfim. Comprei um casaco quente e umas luvas e a coisa até funciona.

A parte mais complicada é mesmo andar de bicicleta. Tipo pedalar, e tal. Afinal, já não andava de bicicleta há quase 10 anos. O que vale é que é como andar de bicicleta: não se esquece!

E então ontem resolvi ir à Alemanha de bicicleta! O caminho é porreiro e tem pista para ciclistas ao longo da estrada. E são só 3 km. A Alemanha fica mais perto de minha casa que o centro da cidade!

Sugestão musical do dia: "Bicycle race" dos Queen.

sexta-feira, novembro 19, 2004

Mas que raio de Governo é este?

Então vem o PSD nas suas louváveis iniciativas de baixa de impostos e dizem que até querem baixar o IRC para 2006 (ena, ena, as promessas começam a ser feitas a 2 anos!) e recebem críticas do Bagão Félix? Expliquem-me lá uma coisa: o PP ainda está no Governo, não está? É só para confirmar.

Entretanto eu tive uma ideia! Se o PSD quer ganhar as eleições, há uma maneira muito mais fácil que prometer baixas de impostos que desagradam ao Bagão Félix! Basta prometerem, na discussão do orçamento de estado do ano que vem que, se ganharem as eleições, o Benfica será campeão! Senão, vejam bem: há 6 milhões de benfiquistas (não sou eu que o digo, ouvi dizer há uns tempos). Ou seja, mais ou menos 60% dos portugueses. Eh pa, mesmo que não vão todos votar, deve dar para uma maioria absoluta! Não sei, quer dizer... é a minha opinião! O Santana deve ter alguns problemas com isso, sendo sportinguista e tudo, mas não me parece que seja a primeira vez que mande os princípios às urtigas a bem do seu grande desígnio de liderar Portugal!

A7? Água

Já repararam como é fácil fazer batota na batalha naval? É só ir mudando os barcos de posição à medida que o outro tipo vai acertando! E se ele tentar espreitar, podemos sempre acusá-lo de fazer batota (apanhei esta mania de devolver acusações com um político importante da nossa, aliás, vossa praça)! Fantástico, não é?

Como é que um jogo com um buraco deste tamanho nas regras conseguiu ser popular? Bem, há muita coisa que é popular e eu não percebo como, por exemplo os caracois. Além de meterem um bocado de nojo aquilo não sabe a nada! Se não é muito melhor berbigão!

E perguntam-me vocês, de que raio tás tu a falar? Olha, como se eu soubesse, não? Sinceramente, têm com cada ideia...

Voltando à batalha naval... vão aqui. Ao menos os barcos não se podem mexer.

Que linda manobra!

Imaginem que estacionam o carro mesmo ao pé do rio, mas que se esqueceram de o travar. Já toda a gente ouviu falar de uma ou outra história de carros que foram parar ao fundo do Tejo. A solução é chamar um camião para içar o carro. E depois lavá-lo, secá-lo, tirar a água de dentro do motor, etc.

Mas às vezes, as coisas não são assim tão simples...

Quero ver as fotografias de um carro mergulhador!


Uma da manhã, hey!

Lembram-se delas?

A Tânia perguntou num comment quem se lembrava das Doce e de quando foram ao festival da Eurovisão. Para quem não se lembra bem, se quiserem ouvir o "Bem Bom", têm aqui a versão mp3.
(ok, por alguma razão estranha o geocities não está a funcionar como devia. Mudei o mp3 para zip mas mesmo assim a coisa não anda. Se quiserem o ficheiro, peçam por mail)

Mas como uma imagem vale mais que mil palavras, que tal ver o video da participação das Doce no festival RTP da canção?

Entretanto acho que me vou deitar. Já não é 1 da manhã, já são duas. Hoje foi noite de copos. Acabou cedo (por estes lados tudo acaba cedo), e como os eléctricos acabam à meia noite e meia, toca de fazer o caminho para casa a pé. Ainda por cima está frio, mas acham vocês que neva? Não! Nevar é que era fixe. Em vez disso, chove! Que raio de clima!

E outra coisa: porque é que temos sempre comichão no nariz quando estamos de luvas?

quinta-feira, novembro 18, 2004

Tou aborrecido! Bora fazer mais uma sondagem!

Suponhamos que este blog simplesmente desaparecia. Achas que isso é:
Uma economia de espaço em disco
Economia de largura de banda
Economia de espaço em disco e largura de banda
Boa! Menos um blog para ler!
Qual era mesmo a pergunta?
Han?
Ver resultados

As coisas que dá para fazer em HTML...

Vocês já viram bem isto?

Ping-pong

E pronto, um gajo diverte-se como pode. Afinal, não tenho televisão... obrigado ao The Opinion por esta e muitas outras boas ideias! ;)

O Morais Sarmento disse o quê?

Ok, eu nem gosto de falar a sério de política no meu blog (acho que devem haver por aí pelo menos 352.344.783 blogs em língua portuguesa que o fazem, alguns melhor que eu, outros citando os primeiros), mas essa deixou-me de boca aberta!

Leiam o artigo do Público sobre as declarações do Ministro da Presidência, Morais Sarmento, acerca da Alta Autoridade para a Comunicação Social.

Há lá três ou quatro frases que não posso deixar passar em branco e lançar a minha própria posta de pescada.

S. Exª disse. "Nas audições que foram publicadas ou publicitadas todos os que foram à Alta Autoridade disseram que não existiram pressões". Ok, tanto quanto sei, algumas das audiências foram à porta fechada e se bem me lembro o Marcelo tinha uma opinião _ligeiramente_ diferente. Mas pronto, a opinião de ex-líderes do PSD, armados em comentadores políticos e que se limitam a criticar o soberbo e sábio Governo não contam. É justo. Afinal, se eu mandasse tb gostaria de "arrumar" todos os que não concordassem comigo. Chama-se... democracia, é?

S. Exª continuou dizendo: "Ponho em causa a credibilidade de um relatório de uma entidade que, ao longo de seis anos [durante os Governos PS], em várias situações onde foi confrontada não com hipóteses mas com factos de interferência de membros do Governo nada disse". Disse isto como contraponto à situação actual que, de acordo com S. Sumidade é um "um processo de hipóteses".

Mas foi mais longe e disse (pasme-se!) que a AACS "reflecte indicações parlamentares e partidárias" (errrrr.... espera lá! Afinal o processo era para determinar se havia intervenções partidárias/governamentais na comunicação social. Ah, já percebi! Para nos livrarmos das acusações, fazemos tipo eco. Repetimo-las no sentido contrário. Boa, bem jogado! José Sócrates, contrata este gajo para acessor na próxima campanha eleitoral. Ele percebe de marketing e de comunicação!

E continuou. Sim, é verdade, o homem tem uma colecção infindável de trampa para despejar cá para fora! Disse que quer ver a AACS substituida por uma outra até ao final do ano (aposto que seja uma entidade de nomeação governamental e que reflicta a distribuição do parlamento! mas isto é só um palpite meu)

E ainda!!! Sim, esta é a cereja no topo do bolo! Citando S. Superma-sabedoria, "Acho hoje o que aprendi ao longo de dois anos, durante os quais quase sempre tive de trabalhar contra a AACS para salvar a RTP". Desculpa, mas agora tenho de rir um bocado. Não me leves a mal!

Ok, já ri o que queria. Ainda estou a limpar as lágrimas. Nem olho para o parágrafo acima para conseguir continuar a escrever! Ok, será que alguém ainda se lembra da ideia peregrina de fazer desaparecer/privatizar/entregar à SIC (risque o que não interessa) um dos canais da RTP? E alguém ainda se lembra de toda a discussão sobre o passivo da RTP, o qual pode ser atribuido, em grande parte, ao atraso dos pagamentos do governo (ao abrigo do serviço público), atrasos esses que começaram com o governo do Cavaco Silva (aquando da extinção da taxa de televisão; só por curiosidade: em França onde há televisão pública e privada há um bocadinho mais que 13 anos paga-se taxa de televisão. E não me parece que as televisões privadas achem que isso é proteccionismo às TVs do estado)? E alguém se lembra das manifs, do movimento "Não desligue!" e dos pareceres contrários a esta "missão" de S. Infinita-boa-opinião-de-si-próprio emitidos pela AACS? A sério, digam-me que se lembram. Porque senão, ainda penso que me limitei a sonhar com isto tudo e afinal Portugal é mesmo uma fabulosa democracia! Somos um país fabuloso (19º do ranking mundial em qualidade de vida) onde a vontade popular expressa em eleições é respeitada, onde os políticos levam a sério os problemas do país e onde o poder não se herda, como numa qualquer ditadura de terceiro mundo.

5-0? Só?! Uma vergonha!

Podia vir para aqui vangloriar os grandes resultados da selecção; podia referir que ganhámos 7-1 à Rússia, o que é notável; podia até dizer que apesar do deslize contra o Liechenstein, estamos no bom caminho e temos até ver a melhor campanha de qualificação de toda a Europa. Mas não! Hoje apetece-me ser do contra!

Ok, ganhámos. Porra, se não ganhássemos tava na altura de fazer um golpe de estado na selecção e trazer o Humberto Coelho outra vez! Mas vejamos o seguinte: o Luxembrugo perde. Sempre. E pior, leva sempre cabazadas! Vejam só os resultados até agora dessa grande nação de portugueses:

18 de Agosto: Eslováquia 3, Luxemburgo 1
4 de Setembro: Estónia 4, Luxembrugo 0
8 de Setembro: Luxemburgo 3, Letónia 4
9 de Outubro: Luxemburgo 0, Rússia 4
13 de Outubro: Luxemburgo 0, Liechtenstein 4
17 de Novembro: Luxemburgo 0, Portugal 5

Não sei se estão a notar um certo padrão.... tipo, tirando a Eslováquia toda a gente marcou pelo menos 4 golos contra o Luxemburgo. E nós só marcámos 1 golito a mais e foi de penalty. Até o Liechtenstein ganhou 4-0 no Luxemburgo! E o argumento casa/fora de casa até funciona a nosso desfavor. Toda a gente sabe que ontem quem jogou em casa fomos nós! Eh pá, e tal, a Eslováquia em casa só ganhou 3-1. Sim, mas os eslovacos ganharam 7-0 ao Liechtenstein, aqueles nabos que empataram 2-2 com os vice-campeões europeus (ok, tão cedo não repetem a brincadeira, é certo).

Sim, ok, a Letónia só ganhou por 1. Bem, não queremos mesmo comparar os vice-campeões europeus com a Letónia, não? Quer dizer... se vamos por aí, começamos a fechar o marquês de pombal para comemorar as vitórias contra Malta ou Andorra! Ou o Luxemburgo!

Para nosso contentamento, só mesmo o facto de os gregos até esta altura terem 4 jogos, a saber: 1 vitória (ontem), 2 empates e 1 derrota, no seu primeiro jogo oficial como campeões europeus e contra a Albânia! A Albânia!!! Um país que joga futebol tão mal que tão a pensar rebocá-la para a Ásia para não dar mau aspecto nas qualificações para os mundiais. E isto dos campeões europeus... uma vergonha! Sim, piores que nós, só os gregos! Raios partam os gregos. A grécia só trouxe 3 coisas boas à humanidade: inventaram as telenovelas (ah pois! A primeira telenovela da história era a mitologia grega!), o teorema de Pitágoras e o queijo Feta. Aqueles gajos nem sabem escrever! Já experimentaram ler alguma coisa em grego? É que até no computador os gajos têm uma letra horrível, não se percebe nada! Mas chega de gregos. Filhos da p#$% dos gregos. Voltemos ao desastre que foi o Luxemburgo 0, Portugal 5.

Eu olho para as notícias que falam do grande resultado que fizémos ontem e eu digo: "5-0? Só? Mas aqueles gajos andam a brincar ou quê? Volta António Oliveira, tás perdoado! Errr, não, espera. ok, 5-0 nem é assim tão mau. Oliveira, fica lá em Penafiel que tás muito bem! E dá cumprimentos meus ao Drulovic".

Para mais, o Pauleta tá só a 5 golos de igualar o record do rei! Acho que é uma tremenda falta de respeito para com o pantera negra! Por isso, espero bem que o Pauleta arrume as chuteiras e vá jogar futebol para os Açores com queijos Terra Nostra! Só é pena que o PSG não volte a jogar com o Porto esta época. Senão pedia-se ao Jorge Costa para "dar um jeitinho", daqueles que ele sabe dar tão bem.

Bem, esperemos que rapidamente os vice-campeões da Europa comecem a jogar futebol em condições e deixem de nos fazer passar vergonhas. Já bem chegou perder contra os gregos... duas vezes... até a Albânia ganhou aos gregos! Até a Rússia ganhou aos gregos! Só faltava o Luxemburgo ganhar aos gregos. Isso sim, era a humilhaçao total. Justificaria uma (aliás, outra) invasão do Luxemburgo por Portugal. Desta vez os portugueses passavam a constituir 100% da população do grã-ducado. E nomeávamos o Santana Lopes grão-duque do Luxemburgo e livrávamo-nos do gajo. Err, ok, o post é só sobre futebol, não é sobre política.

Over and out

terça-feira, novembro 16, 2004

Olha aí o barulho, pá!

Isto assim não dá! Como é que querem que um gajo estude em condições?

Tava eu muito sossegado na minha aulinha de Teoria de Morse e de repente começam a ouvir-se caças a voar por cima de nós! Eh pá, é um cagaçal que nem vos digo!
E tudo isto porquê? Porque S. Exª Durão Barroso resolveu vir a Estrasburgo. Então, toca de pôr caças a sobrevoar o Parlamento Europeu! Oh sim, temos de prevenir eventuais ataques terroristas contra o presidente da Comissão Europeia! Imagine-se que um qualquer holandês activista homossexual resolve despenhar um Airbus contra o Parlamento à conta do famigerado comissário italiano. Ou pior ainda, não venha aí um palestiniano a querer vingança por os franceses terem assassinado o Arafat (o gajo morreu em França e toda a gente sabe como funciona, ou melhor, como não funciona, o cérebro de um extremista). Pior ainda! Um holandês fundamentalista islâmico e homossexual! Bem, mas nesse caso acho que ele estaria a fazer atentados contra si próprio...

Bem, para começar, tava eu sossegadinho da vida a sorver conhecimento quando sou acordado ... errr, perdão, distraído, pelo barulho dos aviões. E além disso, quem no seu perfeito juizo quereria cometer um atentado contra o Durão? Só se fosse algum portuga com uma linha de raciocínio do género: se o Durão deixar de ser presidente da UE por razões de força maior, pode ser que nomeiem o Santana como seu sucessor (nada a que ele não esteja já habituado) e livramo-nos do gajo! É claro que nos dias que correm, não sei se estamos mais seguros com o Santana no governo ou na comissão Europeia. Sim, quem é que o PSD ia agora nomear para primeiro-ministro? Só se fosse o Marcelo, a modos que a pedir desculpa pela confusão da TVI. Mas imaginem lá o tipo de discursos que íamos ouvir! Tínhamos um primeiro-ministro-comentador-político a criticar-se a si próprio? Ou então o Marques Mendes (acima de tudo depois da sua intervenção no congresso do PSD). Ou então alguém de elevada estatura política (o Marques Mendes para isso não servia, está claro) e chamavam o Cavaco Silva outra vez. Bem, digo-vos, seria uma confusão!

Por isso, deixem lá o Durão Barroso na comissão e mandem aterrar os aviões que um gajo já nem pode dormir ... errr, concentrar-se em paz e sossego.

O Durão está cá!

O Durão Barroso vem hoje ao Parlamento Europeu.
Alguém quer que eu lhe dê algum recado? Assim tipo "Ouve lá, ó cherne! Que raio de ideia foi essa de por o Santana no governo? Mas tu drogas-te ou quê?" ou "É a favor da interrupção voluntária do Governo até às 22 semanas se for por livre e espontânea vontade dos portugueses?". Ou ainda "Não lhe dá vontade às vezes de pegar no ####### dos submarinos e enfiá-los pelo ## do ###### do Paulo Portas acima?" (censurado. Afinal, isto é um blog familiar, transmitido para a maioria dos lares à hora do jantar).

Nota da redacção: as opiniões transmitidas neste blog são da exclusiva responsabilidade dos autores e não reflectem a opinião oficial da direcção de comunicação. Relembramos que este blog é politicamente não alinhado. Gostamos muito dos governos todos, de todas as ideologias. Afinal, é incorrecto discriminar governos por causa das políticas que defendem! Somos pró-tolerância. A única razão para discriminar governos é estética. Por exemplo, sempre fomos contra a Manuela Ferreira Leite como ministra das finanças porque ficava mal nas fotografias.

7 da manhã, hey!

Acordei às 7 da manhã!
Ok, para a maioria dos seres humanos isso não é assim tão extraordinário. Mas... bem, sou eu, ok? O meu metabolismo não está feito de forma a acordar cedo! Para mim o dia só devia começar às 11h, ou mais tarde ainda! Se eu mandasse o pequeno-almoço seria proibido! A malta acordava por volta do meio dia e ia almoçar!

Bem, vou para as aulas daqui a bocado. Quando voltar, se já estiver devidamente acordado, sou capaz de escrever mais qq coisa.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Ah! Hoje está sol!!

Hmmmmm.... que bom! Solinho!
E nem está frio. Estão 5 graus, o que para os meus padrões actuais é agradável. Vejam lá que a mínima para hoje é de +2º! Até estou admirado.
E bom, vou sair um bocado. Fazer umas compras e inscrever-me na Segurança Social (já cá estou quase há dois meses, já são horas...).


Blog do dia:The Opinion. Vale a pena uma visita.

domingo, novembro 14, 2004

Ó faxavor! Eu queria ir a Estrasburgo, como devo fazer?

Olá meninos e meninas!

Nas minhas andanças internáuticas resolvi procurar alternativas às tradicionais companhias aéreas para ver se consigo ir a Lisboa de vez em quando sem gastar o orçamento todo.

E descobri umas coisas engraçadas. Para já, não há voos directos entre Estrasburgo e Lisboa (estranho, tendo em conta que Estrasburgo é a sede do Parlamento Europeu, devia ter voos directos para as 25 capitais!). Mas há muitos aeroportos nas imediações! Além de Strasbourg/Entzheim, temos o Euroairport Basel/Mulhouse a 1,5 horas de viagem (30 min de autocarro + 1h de comboio), e temos os abundantes aeroportos alemães: Frankfurt (3h de autocarro), Karlsruhe/Baden-Baden (1 hora de comboio), Stuttgart (1:30 a 2:00 de comboio), Saarbrucken (fica perto, mas não sei como se vai para lá), etc.

Então dei uma volta por vários sites de várias companhias aéreas. Descobri que quem quer utilizar companhias de baixo custo (Virgin, Ryanair, Easyjet) a partir de Portugal é bom que queira ir para Inglaterra. Para vir para estes lados só mesmo as companhias alemãs (Air Berlin e Germanwings).

Ora então, bora lá fazer um supônhamos.
Imaginemos que alguém quer vir a Strasbourg, por exemplo, na última semana de Janeiro.

Podemos optar por um voo para Strasbourg pela Air France via Bordeaux pela módica quantia de 380 Euro; podemos optar por um voo Lufthansa para Frankfurt e depois fazer 3h de autocarro (é o que eu vou fazer no Natal) por cerca de 350 Euro; podemos optar por um voo Portugalia para Basel (directo) e depois 1h de comboio, por 370 Euro. Claro está que podemos optar pela TAP, mas se queremos um avião operado pela TAP (e não pela Portugália, por exemplo), temos de ir para Frankfurt o que custaria cerca de 350 Euro. Ok, lá se vai o subsídio de Natal todo para ir passear à Alsácia comer uma choucroute.

Ou então, podemos optar pela Air Berlin (que voa para imensos destinos na Alemanha a partir de Lisboa, Porto ou Faro (Lisboa é o que tem menos opções, o aeroporto com mais destinos é Faro), e uma viagem de 20 de Janeiro a 31 de Janeiro entre Lisboa e Stuttgart custaria 148 Euro (taxas incluídas)! A isto temos de adicionar cerca de 50 euros para o bilhete de comboio Stuttgart-Strasbourg (ida e volta). A Air Berlin só tem uma desvantagem (que pode ser uma vantagem): todos os voos que saem de Portugal param em Palma de Maiora. A desvantagem é, naturalmente, a paragem intermédia em Palma de Maiorca. A vantagem é que os voos param todos em Palma de Maiorca, ou seja, pode-se aproveitar para umas mini-férias nas Baleares!

Ok, a Air Berlin é interessante. Só o horário de chegada a Stuttgart é que não é grande coisa: 22:15. A essa hora já não há comboios para Strasbourg.

Então e o que me dizem da Germanwings? Chega cedo a Stuttgart (16h), parte cedo de Stuttgart (9:50), o que obriga a madrugar no dia do regresso, mas tem tarifas que podem chegar a 10 Euro (dez euro) mais taxas! Para uma viagem de 21 a 30 de Janeiro a tarifa é de ... 60,66 Euro (ok, eu escrevo por extenso: sessenta euro e sessenta e seis cêntimos) com taxas incluídas! Ou seja: é tão "caro" fazer uma viagem de ida e volta entre Lisboa e Estugarda como ir de comboio de Estugarda a Estrasburgo! Ok, os dias foram cuidadosamente escolhidos: procurei as tarifas mais baratas! Mesmo. Andei um bocado a batalhar até encontrar este preço estupidamente baixo. A tarifa típica ronda (com algum jeito para escolher datas) os 50 euro +taxas cada viagem.

Para mais informações, aqui ficam os sites:
Air Berlin
Germanwings


Pedaço de informação que nada tem que ver com o resto: Com que frequência ocorrem as "sextas-feiras, 13"? O dia 13 de cada mês ocorre com as seguintes frequências em cada dia da semana:
Segunda feira: 14.27% (685 vezes)
Terça-feira: 14.27% (685 vezes)
Quarta-feira: 14.31% (687 vezes)
Quinta-feira: 14.25% (684 vezes)
Sexta-feira: 14.34% (688 vezes)
Sábado: 14.25% (684 vezes)
Domingo: 14.31% (687 vezes)
Ou seja, é ligeiramente mais provável que o azarado dia 13 seja à sexta feira que em qualquer outro dia. O número entre parêntesis é o número de ocorrências do dia 13 ao longo de um ciclo de 400 anos (o ciclo do calendário Gregoriano que nós utilizamos).

Exercício: verifiquem as contas! ;)

Mais coisas giras sobre sextas-feiras, 13:
  • A próxima sexta-feira, 13 será em Maio de 2005; as seguintes serão apenas em 2006 (Janeiro e Outubro)

  • Há sempre pelo menos 1 sexta-feira 13 por ano e nunca há mais de 3 no mesmo ano.

sábado, novembro 13, 2004

Lisboa +13, Strasbourg -1

Tá um frrrrrrrriiiiiiooo!

A coisa resume-se a isto: Em Lisboa, estão neste momento 13ºC, e os dias têm estado solarengos! Máximas de 16ºC. Mínimas de 9ºC!

Em Strasbourg está -1ºC e as máximas são de 7ºC! Brrrrrrrrrr!

Só apetece ficar em casa! Ao menos aqui tenho aquecimento. Se tudo correr bem daqui a umas duas ou três horas o sangue nos meus pés passa a temperatura de congelação e posso voltar a ter circulação. Neste momento estão congelados. Até tenho algum receio que me aconteça o mesmo que aconteceu ao mauzaroco do Terminator II quando foi mergulhado em azoto líquido: partiu-se aos bocados. Sinto as orelhas prestes a partir aos bocados. Isto não é tempo para um portuga!!!

Preciso de comprar: um cachecol, um gorro, um casaco de inverno (tenho 3 próprios para os invernos de Lx, ou seja, dão para Outubro aqui) e uns sapatos para o frio! E meias quentes. Tou farto de ter frio nos pés!!!

Estou ansiosamente à espera de Dezembro e Janeiro em que vamos ter -10ºC. Hmmmmm... que bom!

Parabéns WWW

Faz hoje 14 anos!

A 13 de Novembro de 1990 Tim Berners-Lee escrevia a primeira página da World Wide Web! Depois a coisa evoluiu até que chegamos aos dias de hoje e eu utilizo a invenção de Berners-Lee para dizer disparates...

Se alguém estiver curioso, o artigo onde ele descreve o projecto World Wide Web pode encontrar-se aqui (de 12 de Novembro de 1990) e a primeira página escrita está aqui.

Penso que muita gente o deve saber, mas para quem não sabe, a WWW foi inventada no CERN (Conseil Européan pour la Rechèrche Nucleaire), o enorme acelerador de partículas europeu que fica na Suiça (já agora, Portugal é membro do CERN mas ao que parece há uns 2 anos que não pagamos as quotas). Também conhecido como "o grande buraco", "o devorador de euros" ou "a fábrica de prémios Nobel da Física".

O objectivo da WWW era criar uma maneira de consultar informação espalhada por diversas bibliotecas no CERN, e o hiper-texto permitia fazer isto de forma cómoda para o utilizador. O primeiro servidor web, o primeiro editor e o primeiro browser foram feitos em computadores Next e já incluiam gráficos. Contudo, para quem não utilizásse computadores Next (quase toda a gente fora do meio académico) os browsers disponíveis funcionavam apenas em texto.

Com o aparecimento do Mosaic (1993) a WWW como nós a conhecemos começou a explodir até atingir toda a gente neste planeta (bem, pelo menos toda a gente no mundo ocidental com acesso a educação, electricidade, e que não morre de subnutrição).

Depois vieram coisas como Java, Java Script, Flash, ASP, PHP, SSL e toneladas de outros serviços que começaram a pouco e pouco a fazer da WWW "a" Internet. Até o e-mail (talvez o 2º maior serviço da Internet depois da WWW) está a ser absorvido pela WWW com o aparecimento dos web-mails.

Em 2004 é possível comprar produtos (e pagá-los com cartão de crédito), usar serviços de banca online, consultar publicações de bibliotecas (afinal, a primeira utilização da WWW), pagar impostos, escrever Blogs, consultar informações de tempo, ver televisão, telefonar, ouvir rádio, copiar músicas e filmes de outras pessoas (legais, claro!), comprar e vender produtos em leilões, etc... acho que depois da televisão e do telemóvel a WWW é a mais importante invenção humana, ou está a caminho de o ser. A televisão permitiu-nos ter acesso a informação de todo o mundo em nossa casa; o telemóvel permite-nos receber informação em qualquer lugar; a World Wide Web redefine "a informação" que podemos obter, a forma como a obtemos, e permite-nos criar e disponibilizar informação para que os outros a possam ver. A TV globalizou o mundo num sentido. A WWW está a globalizá-lo no outro sentido.

A WWW é grátis desde 30 de Abril de 1993, quando o CERN anunciou que a utilização da WWW (protocolos, conceito, hiper-texto, etc) não era passível de pagar qualquer tipo de taxa. A WWW é, verdadeiramente, património da humanidade.

(bué filosófico, não? até parece mentira, consegui falar a sério o tempo quase todo)

Portugal vs. França

Nâo, não vou falar de futebol. Vou falar de...



A segurança social
Já aqui falei de como França é um país extremamente burocrático e até para abrir uma conta no banco é necessário marcar um "rendez-vous" com uma semana de antecedência. Que uma ligação ADSL demora 3 semanas a activar; que para tudo é preciso um cartão qualquer e que, obviamente no princípio eu não tinha nenhum dos cartões necessários... Mas quando se fala de serviço de saúde, a coisa muda completamente de figura! Senão, vejam.

Um gajo tem necessidade de ir ao médico (aconteceu-me esta semana por causa de umas dores de costas que não desaparecem e que vão aumentando ao longo do dia até ao limite do suportável). Em Portugal, teria de ir marcar uma consulta ao centro de saúde. Nalguns marca-se para o próprio dia, noutros fica a consulta marcada para daí a 1 semana, 2 semanas. Vai-se ao médico (que tem de ser aquele médico, pelo menos no SNS) e ele dá-nos a receita. Vamos à farmácia e compramos os medicamentos. Ok praticamente não se paga. Mas os tempos de espera são horrorosos. Mas suponhamos que é necessário ir a um especialista. Se quisermos manter-nos dentro do SNS temos de marcar uma consulta externa no hospital e em casos como oftalmologia isso pode demorar 1 ano.

Na França o sistema é um bocado diferente. Basicamente funciona como em Portugal para os seguros de saúde. Ou seja: na prática não há médicos privados. Ou, dito de outra forma, todos os médicos são privados. Mas a quase totalidade dos médicos está convencionada pela segurança social francesa (mais ou menos como os médicos convencionados com a ADSE, Medis, etc). Como se encontra um médico? Nas páginas amarelas. Clico num botão que diz "procurar aqui perto", escrevo a minha morada e digo que quero médicos. E aparece um mapa com todos os consultórios médicos aqui ao pé assinalados. Descobri que há um médico no prédio em frente ao meu! E há muitos outros por cá. Então telefono para marcar uma consulta. O tipo não percebeu muito bem o que eu queria dizer. Afinal, se quero uma consulta, devo ir lá. E fui. Paguei 20 Eur e recebi uma folhinha para ir à segurança social pedir o reembolso (que deverá ser total ou quase total). E se por acaso quiser um especialista, um raio X, etc? É a mesma coisa. Escolho um qq nas páginas amarelas, vou lá, pago a totalidade (penso que depois de estar inscrito na Seg. Social vai ser diferente, pago só uma parte) depois peço o reembolso. E o mesmo na farmácia para comprar os medicamentos. Ou seja: nada de marcações para daqui a 15 dias, nada de esperas de meses nas consultas externas dos hospitais. Queres ir ao médico, vais! E o estado francês paga. Vais a qualquer médico. Queres uma segunda opinião? Escolhe um segundo médico (ou então, pede uma segunda opinião ao mesmo médico, mas isso não deve ter o resultado esperado). Queres um especialista? Escolhe o que quiseres!

Um gajo pode pensar que esta é a diferença entre os países ricos e os países remediados, como Portugal. Mas de facto, não é. A par de países como a Noruega e o Canadá, a França tem um dos melhores (e também mais caros para os cofres do estado) sistemas de segurança social do mundo. Não admira que o déficit deles ande pelos 4 ou 5%. E o de Portugal? Anda nos 5% porquê?

quinta-feira, novembro 11, 2004

11/11, 11h11m

Dia de S. Martinho!
Logo vou comer castanhas. Tá um frio!!! Bem que apetece. Tão 4ºC e segundo o Yahho! é possível que neve (embora eles já andem a dizer isso ha 2 ou 3 dias e ainda não tenha nevado).

Mas o dia de hoje é também feriado em França e não é para a malta poder comer castanhas. Hoje é celebrado o aniversário do Armistício que pôs fim a 4 anos de combates na I Guerra Mundial.

Além disso é o aniversário da independência da Polónia (1918) e de Angola (1975), o aniversário da invenção do cálculo integral (!) por Leibniz, de acordo com a Wikipedia e é o aniversário da Calista Flockhart (aka Ally McBeal), que hoje faz 40 anos (na série parecia mais nova... enfim)

quarta-feira, novembro 10, 2004

Dr. Livingstone, I presume?

Faz hoje anos que um tipo chamado Stanley encontrou outro tipo chamado Livingstone ao pé do lago Tanganica e ainda hoje há quem fale nisso! Impressionante...

Mas a efeméride du jour não é esta. A Rua Sésamo faz hoje anos (mais precisamente 35)! Este programa marcou a infância de tantos e por tantas razões diferentes... por exemplo: para os gajos entre os 24 e os 28 ou 29 a principal razão para ver a Rua Sésamo era ... a Alexandra Lencastre!

E aproveito para revelar, aqui, em primeira mão, a identidade secreta do Poupas! Sim, aposto que não sabiam, mas o Poupas vive uma vida dupla! Porque, na verdade, o Poupas e o Tweety são um e o mesmo pássaro! Para começar, são os dois amarelos! E as semelhanças ficam por aí. Só para que vejam a perfeição do disfarce, pensem um momento: o Poupas tem uma voz verdadeiramente irritante; o Tweety é amoroso. O Poupas tem uma cabeça demasiado pequena num corpo demasiado grande; o Tweety tem uma cabeça demasiado grande num corpo demasiado pequeno. Estão a ver o nível de cuidado que o senhor Poupas/Tweety teve na preparação do seu disfarce? E se não acreditam, digam-me: alguma vez viram ambos na TV ao mesmo tempo? Nunca! Só estava um de cada vez! Tão a ver o esquema, certo?

É claro que uma pergunta assalta a mente: Porquê? Não, não é "porque é que ele tá a escrever isto?". É "porque é que o Tweety se disfarçou de Poupas?". E a resposta é: para ganhar uns trocos, porque na Warner os ordenados são um bocadito baixos. E por causa da exclusividade o Tweety não conseguia trabalhar para a Disney, por exemplo. Lembram-se do Roger Rabbit (o filme, não o coelho)? Vocês viram bem o tipo de bairro de lata em que os desenhos animados vivem? É por isso que eu já não vejo mais desenhos animados. Para protestar contra a exploração dos pobres seres.

terça-feira, novembro 09, 2004

Referendo sobre o aborto

Acha que o aborto
Tem sido um bom primeiro-ministro
Tem sido um mau primeiro-ministro
Não tem sequer sido um primeiro-ministro
Ver resultados


Por questões que me ultrapassam o código da votação não estava a funcionar correctamente. Agora já funciona bem, por isso exerçam o vosso dever cívico.


Sim, tal como nos EUA, estas votações são ridículas; sim, tal como nos EUA os resultados são facilmente manipuláveis; sim, tal como nos EUA a votação electrónica nunca funciona bem. Pronto, já tão satisfeitos?

Há 15 anos

caiu o muro.

Há 15 anos o povo alemão disse que os alemães são todos iguais. Que não há alemães da esquerda e da direita (num sentido puramente geográfico e não político do termo, bem entendido).

Há 15 anos caía um dos símbolos da separação da Europa. A cortina de ferro abria-se, o comunismo desaparecia, pelo menos como o tínhamos conhecido até então, e a guerra fria aproximava-se do fim.

Desde 1989 aconteceu muita coisa nesta Europa. A União Europeia apareceu, apareceu a moeda única, o acordo de Schengen permite livre circulação numa Europa que há 60 anos estava a sair de uma guerra e que há 15 anos se separava em 2 blocos antagónicos.

Por outro lado, nestes 15 anos a União Soviética e quase todo o bloco de leste mergulharam na crise económica, as mafias russas cresceram, tivemos duas guerras na ex-Jugoslávia, uma guerra na Tchetchenia, demasiados atentados terroristas um pouco por todo o lado.

E por esse mundo fora desapareceram alguns muros e apareceram muros novos. Que este dia lembre que a queda do muro de Berlin não é um fim em si mesmo, mas apenas o primeiro passo na destruição dos muros que ainda dividem a humanidade. Que nos dividem em brancos e pretos, em cristãos, muçulmanos e judeus, ricos e pobres, homens e mulheres, homossexuais e heterossexuais, pró e contra o aborto, de esquerda e de direita.

O povo alemão deu o mote. Agora é a nossa vez de, um por um, derrubarmos os muros à nossa volta.

segunda-feira, novembro 08, 2004

Porra que tá frio!

Tão 4ºC! E prevê-se para hoje uma mínima de 0ºC! Não se pode dizer que eu esteja muito habituado a temperaturas destas! Por mim eu ia fazer doutoramento para as Bahamas. Lá é que se estava bem, mais furacão, menos furacão.

Com temperaturas destas só apetece ficar em casa no quentinho a escrever posts para o blog! ;)

Mas enfim, a coisa até anda a correr bem; depois de 1 mês de arranque algo hesitante, o trabalho arrancou a bom ritmo e prevê-se que a coisa se faça sem grandes sobressaltos até ao final do ano.

Efeméride du jour: em 1965 estreava na televisão americana a "soap opera" (ópera de sabão em português) "Days of Our Lives". Transmitida pela NBC, esta ópera de sabão continua a ser exibida actualmente. Faz hoje 39 anos. Nas palavras da NBC, "“Days of our Lives” is set in the fictitious Midwestern town of Salem. The core families are the Hortons and Bradys, and the multi-layered storylines involve elements of romance, adventure, mystery, comedy and drama. Original cast member Frances Reid continues to star as Alice Horton."

Comunicado da direcção de informação: a votação de ontem suscitou alguma polémica. Nomeadamente, há quem não acredite que 42 mulheres (ou homens que desconhecem que a reprodução na espécie humana só ocorre entre 1 homem e 1 mulher) queiram de facto ter filhos comigo. Devo dizer que me sinto ultrajado com a suspeita levantada de manipulação dos resultados! Isso é uma afronta que não tolerarei. Portanto, as pessoas que levantaram essas suspeitas (e que não faço a mais pálida ideia quem são porque não assinaram) ficam a saber que eu acho que são muito más e não gosto mais de vocês! :P

Glorioso, SLB!

he he he... 4-0! E que golões!
Ok, admito. Ver os golos numa janelinha pequenina de Real Player no site da RTP não é grande coisa. Mas sempre deu para perceber que o Simão marcou um golaço!
Só falta esta noite o Porto e o Sporting conseguirem algo inédito no futebol (que é perderem os dois) para o fim de semana futebolístico ser perfeito!

Até porque, ontem o meu União ganhou 1-0 à Briosa! É mesmo assim! Começa o jogo, 2 minutos e krpum1! Já está! Depois foi "brincar". Até lhes démos oportunidade de marcar um golito com um penalty e tal, mas os jogadores da Académica, numa invulgar mostra de desportivismo para quem veste as cores de tão ignóbil clube de futebol, resolveram abdicar da oportunidade a bem da justiça do resultado! Muito bem! Até fico tentado a não desejar que eles desçam de divisão.
Até porque se eles vão parar à segunda divisão não lhes podemos ganhar, não é?
1Krpum é piada da malta de Leiria. Quer dizer que o golo foi marcado pelo Krpan, croata antigo jogador do Sporting que não dá um toque de jeito na bola mas que, quando marca, é o nosso heroi!

Nota da redacção: Para quem não sabe, a Académica e o União de Leiria são os mais importantes clubes da zona centro; a Académica tem uma história muito mais rica (eles já ganharam 1 taça de Portugal, o União viu essa oportunidade escandalosamente negada pelo árbitro há 2 anos), mas o União é, nestes últimos 15 anos, o clube mais forte. Escusado será dizer que há um ódio visceral entre os adeptos dos dois clubes, só comparável ao ódio secular entre Benfica e Porto, e tipicamente, depois de um jogo (que até nem costumam ser grande coisa), há porrada! O União subiu à 1ª divisão às custas da Académica com a preciosa colaboração do Sôr árbitro (aqui fica o meu muito obrigado).

domingo, novembro 07, 2004

Sondagem


Este blog é:
A principal razão para ter ligação à net em casa
Uma lufada de ar fresco no panorama bloguista mundial
Muito bom, não consigo parar de o ler
O mais importante site da Internet
És o meu Deus! Quem me dera ser como tu (para eles)
És o meu Deus! Quero ter filhos teus (para elas)
Ver resultados


Nota: não faço ideia porquê mas quando criei a segunda sondagem os votos da primeira foram apagados :( por isso, estão convidados a votar novamente (e desta vez não vou manipular os votos, pronto :P

Ó faxavor! É uma Super Bock e um pires de tremoços.


Aaaaaaaah! As saudades!

Super Bock (s. f.) do latim Bockum Supremum; também conhecida como "jola", "bejeca", "bock" ou "néctar dos deuses". Cerveja pilsner fabricada em Portugal pela Unicer.

Tremoços (s. m.) do latim "tremocum". Fruto (?) que cresce abundantemente nas regiões mediterrânicas mas que apenas os portugueses consomem como acompanhante de uma boa bejeca (Ver Super Bock). Em inglês, "tremoss"; em francês, "trémot"; em espanhol, "tremuezos"; em italiano, "tremozzi"; em alemão, "tremzhein"; em grego, "tremokotopoulos"; em japonês, "tremoyagochi suzuki".

Recontagens

Segundo fonte do hospital onde está internado o líder palestiniano, "temos tido alguns problemas com as máquinas de contar pulsações. Neste momento estamos a fazer uma recontagem manual das pulsações de Arafat. Só dentro de 15 dias, mais ou menos, poderemos ter a certeza se ele está vivo ou morto". Entretanto, à porta do hospital, um grupo de manifestantes empunha cartazes onde se pode ler "Let every heartbeat count!"

Aguarda-se a todo o momento uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça que poderá por um fim às recontagens e proclamar Arafat morto.

Neste momento, o líder palestiniano está meio-vivo e meio-morto. Pode dizer-se que é um gato de Schrödinger.

Efeméride du jour: A 7 de Novembro de 2000 Al Gore era eleito presidente dos Estados Unidos da América. Mais tarde, o Supremo Tribunal americano veio impor a ditadura e os republicanos chegaram ao poder através de um golpe de estado.

Aliás, 7 de Novembro é um bom dia para fazer golpes de estado. Senão vejam:
7 de Novembro de 1917: Começa a revolução russa com Lenine e Trotski (que por acaso fazia anos nesse dia!)
7 de Novembro de 1987: Habib Bourguiba deposto como presidente da Tunísia, é substituido pelo primeiro-ministro Ben Ali (foi um golpe de estado bem lindo!)

sábado, novembro 06, 2004

9º C, nublado

probabilidade de chuva: pelo menos 130%!


9º C, nublado

E nem se pode dizer que eu tenha frio... como mudam as expectativas depois de 1 mês.
Quando estão 18º até acho que está calor!

Morte e ressurreição

O Arafat está com os pés para a cova. Na quinta feira apareceu uma notícia que dizia que de facto ele tinha morrido, depois o desmentido, etc. Ok, será que é assim tão difícil perceber se o gajo tá morto ou não? Se não respira, morreu. Se ainda respirar é porque tá vivo, há que esperar mais um bocado! Mas pronto, na França é tudo muito caótico...

Meanwhile...

do outro lado do Atlântico tava o recém-eleito presidente dos EUA a dar a sua primeira conferência de impensa após-eleições e um jornalista diz-lhe acabou de chegar a notícia que dá conta da morte do Arafat, e pede ao GWB a sua primeira reacçao. "God bless his soul" foi a resposta! Ok, é uma frase simpática para um protestante dizer a um muçulmano que espera encontrar umas 300 virgens no paraíso, quando lá chegar (parece que ainda não é agora).

Se quiserem ver o vídeo, montado com a célebre imparcialidade da equipa editorial do The Daily Show, vão aqui. Eles costumam ter lá online partes do programa (os headlines e algumas intervenções dos correspondentes). Escusado será dizer que estas eleições deram muito que falar ao Daily Show.

sexta-feira, novembro 05, 2004

As pequenas coisas

Olá!

Como já devem ter reparado, esta semana não fiz muitos posts. Tenho andado a escrever a tese de mestrado e não tem sobrado muito tempo (nem vontade, diga-se) para escrever.

Ainda por cima hoje até me apetecia fazer um post qualquer mas isto não marchava. Vamos a ver se agora dá.

O que é que faz mais falta quando se está fora? Podemos falar no Sol, nas ruas de Lisboa, nos amigos, mas a verdade é que nos esquecemos das pequenas diferenças que fazem toda a diferença.

Um hábito que tinha em Lisboa era acabar de almoçar e ir ao café. Bebia a bicazinha descansado, com companhia, e falava-se de tudo e de nada. Aqui até consigo fazer coisas parecidas: acabo de almoçar e vou beber café. Mas o único sítio que conheço com café bebível (e por acaso o mais barato: só 0,40 eur) é na máquina automática. É um bocado merdoso, mas ao menos tem creme, não se limita a ser uma coisa aguada sensaborona. Mas não é a mesma coisa, pois não? Não dá para ficar sentado porque lá quase não há lugar para sentar, não dá para fazer as típicas piadas futebolísticas (hoje teria sido eu o gozado neste particular); não se pagam os cafés com moedas de 1 cêntimo (para já porque a máquina não as aceita; e depois porque mesmo que as aceitasse não ia perceber a piada). E mesmo as pessoas com quem bebo café não falam comigo sobre futebol (até porque de futebol francês não percebo nada e nem tenho preferências; bem, tirando um bocadinho de simpatia pelo PSG mas aqui não convém publicitar isso!), não falam comigo sobre política (só sei mesmo que o Chirac é o presidente e absolutamente mais nada). Ou seja, sobra-nos falar de matemática (o que nem é mau, mas convenhamos, os gajos estão um bocadinho mal preparados...) e sobra contar anedotas.

Outra coisa que faz muita falta, são os segundos sentidos das expressões em português. Não raras vezes a meio de uma conversa completamente inocente alguém resolve dar um segundo sentido a uma qualquer expressão e a conversa descamba. E em francês não dá para fazer isso.

É claro que há também pequenas coisas que eu gostava de ter em Portugal e que não tenho! Aqui toda a gente cumprimenta toda a gente. O meu prédio tem para cima de 300 estúdios e toda a gente diz "bonjour" e "au revoir". Entro no autocarro e digo "bonjour" ao motorista. Pode ser que esta diferença não seja uma diferença entre França e Portugal e seja apenas a diferença entre a cidade grande e uma cidade (muito) mais pequena (e provavelmente até é). Mas não deixa de ser uma diferença.

Depois há aqueles nomes de todos os dias que mudam. Isso nota-se acima de tudo nas marcas de produtos de super-mercado. Aqui a "Margão" chama-se "Ducros". O "Jumbo" é "Auchan" (o que não deve ser novidade para ninguém) e o AKI chama-se OBI. O que é uma pena, porque não dá para fazer a piada do costume "Vou ao AKI". "Onde?" "Ali". "Mas é ali ou aqui?"; "Ali, ao AKI". hahaha, que engraçado. Aqui não dá para fazer a piada. que é um bocado estúpida. Se calhar o AKI chamar-se OBI até é uma vantagem! Evita piadas estúpidas.

Adiante...

Não quero terminar sem dizer que contrariamente ao que tinha sido anunciado não nos vai ser possível publicar a entrevista com a Princesa Diana. Aparentemente ela morreu há uns anos.

Aniversários do dia:
A 5 de Novembro de 1935 nascia o Monopoly! Filho dos Parker Brothers este jovem cresceu até se tornar um dos jogos de tabuleiro mais jogados no mundo inteiro!
Em 1838 começava a desintegração dos Estados Unidos da América Central (sabiam que isto tinha existido?), com a saída das Honduras!

Dicas informáticas do dia: O Gmail Drive deixou de funcionar. O Google resolveu mudar algumas coisas e aquilo agora já não consegue fazer login. Felizmente já saiu uma nova versão (1.0.3) que resolve o problema. Continua com a limitação a ficheiros com 10 Mb. Por isso, se querem mesmo utilizar o vosso Giga (ou o meu, por sinal!) para guardar coisas, podem sempre usar um utilitário que parta ficheiros a meio, por exemplo, o JR Split File (http://www.spadixbd.com/freetools/jsplit.htm). Partem o ficheiro em ficheirinhos mais picaninos e depois é carregar para o GMail! E por falar nisso, obrigado a todos os que responderam ao meu apelo dos convites do GMail. Já tenho a conta, já não preciso de convites.


E pronto, por hoje é tudo.
(Não, não vou falar de futebol! Hoje não falo de futebol. Falo de tudo o que quiserem, menos futebol. Amanhã, se pedirem, posso falar de futebol. Mas hoje não!)

quarta-feira, novembro 03, 2004

Porque é que o Bush ganhou as eleições

Desculpem esta incursão pouco habitual do meu blog pelos assuntos políticos, mas todos os blogs de todómundo estão a falar das eleições dos americanos e eu não posso ficar atrás, senão perco leitores!

Eu descobri porque é que o Bush conseguiu ganhar as eleições!
De facto, é muito simples: o Bush é a favor da guerra, não é? Não tou a falar de uma guerra qualquer específica, mas sim da guerra em geral. Seja a I ou a II Guerras Mundiais, a Guerra da Coreia, a Guerra dos 100 anos, a Guerra do Golfo, desde que não seja a Guerra do Vietnam, por ele tá tudo bem! O importante é disparar. E toda a gente sabe que as guerras são boas para a economia! Acima de tudo quando são feitas longe de casa. Mas nem foi por isso que ele ganhou! Ele ganhou porque a CNN queria que ele ganhasse. A CNN, a NBC, a Fox, e as outras televisões todas! Eu passo a explicar. Há quatro anos foi a Fox a primeira a anunciar a vitória do Bush, numa altura em que toda a gente dava a vitória ao Gore. E porquê? PELA PUBLICIDADE! A Fox sabia que assim que dissesse que afinal o Gore não tinha ganho toda a gente ia pensar "Mas o que raio é que eles tão a dizer?". Iam ver a Fox, as audiências subiam e as receitas de publicidade também! Agora a coisa foi mais ou menos assim, mas foi mais corporativa. É que as guerras são boas para as receitas de publicidade dos departamentos de informação. Se há guerra fazem-se emissões especiais, noticiários de horas, claro está, com intervalos! E como o Super-Bowl ainda tá longe é preciso manter as pessoas agarradas à televisão a ver publicidade. Então, faz-se uma guerra!


Digam-me lá se o gajo não tem cara de parvo?
(foto do site da CNN)


Afinal, como é que nós soubémos dos resultados? Pela televisão. E por onde é que as televisões souberam os resultados? Pela CNN. Ok, eu não acompanhei as notícias pela TV. Fui acompanhando pela net. Pelo site da CNN! Tão a ver? É uma gigantesca conspiração! Eu até acho que a malta das assembleias de voto soube quais eram os totais pela CNN. Tavam lá a contar os votos e tal e entretanto perguntam: "então, isto soma quanto?". Depois na CNN lá dizem os resultados e os gajos ligam para os chefes dos contadores de votos e dão os totais.

Mas não tenham medo! Sim, porque daqui a 1 mês ou dois o Michael Moore vai descobrir que o governador do Ohio é afinal primo do Bush e temos assunto para mais uns quantos documentários!

Filme du jour: A propósito de guerras e manipulação de eleições, recomendo um filme. Chama-se "Manobras na Casa Branca" ("Wag the Dog" no original) e é sobre uma guerra inventada para esconder um escândalo sexual do presidente dos EUA a 2 semanas das eleições. Obviamente inspirado no caso da Monica Lewinski1. De repente começou uma guerra contra a Albânia. E o presidente conseguiu ser re-eleito. Tá muito engraçado. Só é pena é estas guerras do GWB não serem a fingir. Mas o efeito na imprensa e nos americanos é o mesmo.
1O filme é de 1997. O Monicagate foi quando?

Kerry ganha Ohio e é presidente!

Ok, isto não é exactamente verdade. A verdade é que os resultados dizem que o GWB ainda vai à frente por uma pequena margem. Faz lembrar o episódio Florida de há quatro anos. E então, tava eu entre escrever a minha tese de mestrado e acompanhar os resultados no cnn.com e lembrei-me! Há quatro anos todas as televisões davam a vitória na Florida ao Gore até que a Fox noticiou a vitória do Bush. E de repente começaram todas as previsões a anunciar o Bush como presidente e o resto ... é história.

Por isso, eu sou o primeiro aqui a anunciar que o Kerry é o novo presidente dos EUA! Ganhou no Ohio! Por uma margem mínima, é certo, mas fontes seguras indicam que a vitória é certa!

Agora só preciso da vossa ajuda: tornem o meu blog importante e influente à escala mundial para que este post possa influenciar as previsões das várias TVs americanas e fazer com que o episódio de há quatro anos se repita, mas ao contrário.

Se quiserem, até escrevo um novo post em americano e tudo!

Um resultado curioso: no Colorado também foi a votos uma alteração à lei eleitoral do estado para que os votos do estado (9) passassem a ser divididos de acordo com o voto popular. Sendo um estado maioritariamente republicano, a proposta, obviamente, chumbou. E então, eu pensei: os únicos estados em que tal proposta poderia passar são os "swing states". Este tipo de propostas prejudica o partido vencedor e nos estados tradicionalmente vermelhos (ou azuis) esperar que tal proposta seja aprovada é esperar que as pessoas votem, por um lado, no candidato que preferem; e por outro lado, contra ele! Estes americanos são loucos.

terça-feira, novembro 02, 2004

Correio dos Leitores - o futebol

Ora viva!

Hoje resolvi responder a alguns dos comentários que têm colocado aqui. É bom saber que isto é de facto lido! :)

E para já, respondo apenas aos comentários sobre futebol!

Obrigado ao Filipe pela sugestão da Radio Alfa! Os relatos de futebol são os da Antena 1 e como está aqui perto não "soluça". Também transmite pelo ar, mas só na outra França, aquela onde eu não vivo, isto é, na região Parisiense (já me começo a habituar às duas Franças: Paris e a província). Mas na net dá para ouvir.

Tenho de pedir desculpa por não ter citado o resultado do Vianense, mas quando pus o post o jogo ainda não tinha acabado, penso eu de que. É bastante complicado encontrar os resultados dos jogos entre equipas da II divisão B e equipas da terceira divisão! Os jogos com as equipas da Super Liga estão por todo o lado, actualizados ao minuto, etc. Mas se um gajo quiser saber o resultado do Fornos de Algodres - Pinhelense tem mesmo de ir a Pinhel ou a Fornos de Algodres e perguntar no Café Central do sítio1.
1Caso não saibam, "Café Central" é a maior rede de franchises do País; a segunda maior são os cafés "Ponto de Encontro"; muito maiores que os "Il caffe di Roma", "Cup&cino", e outros que tais! são milhares de franchises espalhados por todo o lado! Outras redes de franchising muito importantes em Portugal: As farmácias "Avenida", os quiosques "Estádio" e "Parque" e as papelarias "Liceu". Contudo, nas grandes análises macro-económicas são sempre esquecidos em detrimento dos "Pingo Doce", "Worten", "AKI" e demais cadeias secundárias.

Finalmente, queria agradecer pelo esforço que têm feito para me manter informado da evolução do campeonato. Mas o site da Bola é uma das minhas principais fontes de informação! E como não tenho televisão tenho o hábito de ouvir os relatos de alguns jogos na rádio. Mas obrigado na mesma! Só um pequeno reparo: os sites futebol.sapo.pt, ou www.maisfutebol.iol.pt devem ter serviços muito giros e até dá para ver os golos e tal ... se um gajo estiver ligado através de uma empresa do trinómio Telepac/Sapo/Netcabo ou pelo IOL. É aquela coisa que se chama de "conteúdos exclusivos"! A malta fica muito contente! Quando está em Portugal e vê televisão (portanto vê todos os golos pelo menos 300 vezes se vir os noticiários das 3 televisões, mais depências - SIC Notícias, RTPN, etc) pode ainda por cima ir vê-los na net! A malta que tá no estrangeiro, não tem TV, não vê os golos e não pode ir à net vê-los!!!!

MAS SERÁ QUE EU NÃO POSSO VER SE O RAIO DA BOLA ENTROU OU NÃO, NO BENFICA-PORTO? Irra, que chateia! ;)

O mesmo se passa com o noticiário da SIC! A SIC tem emisão online! Boa!!!! Para quem tiver acesso Sapo, Telepac ou Netcabo. Ok. Ainda haverá gente em Portugal que não tenha televisão? Talvez. Esses (os pobres desgraçados que não têm televisão mas têm acesso a internet de banda larga) agradecem ao Pinto Balsemão o facto de poderem ver a emissão da SIC na net! Mas a coisa ainda é mais ridícula! Acesso À emissão SIC Online para quem tem acesso Netcabo? Digam-me uma coisa: a malta que tem Netcabo, tem TV Cabo, não tem? E se tem TV Cabo, em princípio tem televisão, não é? ENTÃO PARA QUE RAIO QUEREM ELES OCUPAR LARGURA DE BANDA A VER O JORNAL DA NOITE DA SIC NA INTERNET???

E a malta que tá no estrangeiro? ah, pois. Bem, eu lá vou vendo os noticiários da RTP. O problema é que só ficam online muito tempo depois (tipicamente só consigo ver o telejornal a meio da tarde do dia seguinte) e há dias em que nem sequer ficam disponíveis.

Enfim, Portugal é um país carregado de novas tecnologias!


Facto matemático desagregado du jour: A mudança de coordenadas (x,y)->(y,x) é uma involução do toro (aplicação do toro em si mesmo, homeomorfismo, tal que aplicada duas vezes é a identidade) com a peculariedade de ter um conjunto de pontos fixos conexo. Corresponde a "reflectir" o toro em relação a um plano projectivo. Giro, não? :D

segunda-feira, novembro 01, 2004

Uma bica, se faz favor!